Skip to Content

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre assuntos relacionados a educação de jovens e adultos no Acre, não fique parado, envie sua pergunta ou sugestão para o email: portal.ejaac@ufac.br ou clique aqui e deixe sua mensagem, pois estamos a sua disposição.

Ideb das escolas de Rio Branco é superior à média nacional

O Pacto pela Educação firmado entre o prefeito Raimundo Angelim e o governo do estado vem rendendo frutos. Rio Branco, por exemplo, superou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na última avaliação.

Criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino, o Ideb é calculado com base no desempenho dos estudantes em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é necessário que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. 

 

 O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

 

Em 2009, Rio Branco alcançou a nota 5, posicionando-se entre as seis capitais do Brasil com o melhor índice em desempenho dos alunos, passando cidades desenvolvidas como São Paulo, Porto Alegre e Vitória. Na verdade, a capital acreana atingiu a meta nacional projetada só para 2013.

“Essa conquista decorre do conjunto de esforços e políticas que foram adotados durante esses sete anos”, diz o secretário municipal de Educação, Márcio Batista. “São os investimentos de R$ 22 milhões na construção e reforma das escolas, a política de formação continuada dos professores, a valorização salarial e o regime de colaboração com o estado”.

Em 2007, o Ideb registrado foi 4,4 para Rio Branco. A capital superou as estimativas do MEC: em 2007 a meta era atingir 4,2 e em 2009 a projeção era de 4,5. “Já estamos próximos da média 6, que é o objetivo do Ministério da Educação para 2022”, comemora o secretário.

Monte Castelo

Localizada no bairro Apolônio Sales, a escola Monte Castelo ficou entre as municipais mais bem avaliadas no Ideb. Atingiu nota 6,1, estando acima da média de Rio Branco e do País. Para a coordenadora pedagógica Maria Edna, a posição se deve ao trabalho de equipe entre professores, coordenação pedagógica e gestão.

Os professores na escola são acompanhados constantemente pela coordenação pedagógica e por profissionais da Secretaria Municipal de Educação para que trabalhem conforme as orientações curriculares e descubram as dificuldades dos alunos.

“Trabalhamos sempre dentro dos descritores [habilidades] do Ideb para garantir uma educação de qualidade”. comentou Edna. “Ficamos felizes pelo reconhecimento”.

A Monte Castelo conta com seis professores e 181 alunos. Desenvolve projetos de educação fiscal, de leitura (com empréstimo de livros), de respeito às diferenças, de saúde bucal e de conscientização contra as drogas.

Tem laboratório de informática, biblioteca e sala específica para alunos portadores de necessidades especiais. Possui também projeto político-pedagógico atual e conselho escolar que se reúne periodicamente para prestação de contas e tomar decisões internas.

Os recursos da escola são oriundos principalmente do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa Financiando Nossa Escola (PFNE). O orçamento anual gira em torno de R$ 8.500.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco