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Jornada de Gestão Escolar realiza oficinas em Rio Branco

Evento dissemina a importância do planejamento escolar na capital e nos municípios

Procurando contribuir para a mudança de visão do Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) como um simples “repasse de recursos” e consolidá-lo como meio de apoio à gestão escolar, além de ajudar a fortalecer o Ciclo de Gestão monitoramento-avaliação-(re)planejamento, realizou-se nos dias 21 e 22 a última oficina da Jornada de Gestão Escolar para os técnicos das secretarias estaduais e municipais, resultado da parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

A Jornada é um conjunto de oficinas de trabalho promovidas pelo MEC destinadas a fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação aos ciclos de gestão de projetos e programas, tendo como principal público os representantes das secretarias que possuem escolas priorizadas pelo PDE-Escola entre os anos de 2008 e 2010. Em Rio Branco, 32 escolas da rede estadual participam, com um total de 81 em todo o Estado.

Faz parte dos objetivos específicos das ações a disseminação da importância do planejamento escolar e do ciclo de gestão, aperfeiçoando etapas de monitoramento e avaliação, além do fortalecimento da interação entre as secretarias estaduais e municipais, identificando e reconhecendo as escolas, municípios e estados mais empenhados na execução do programa com a ajuda do Comitê de Avaliação e Fortalecimento Institucional (CAFI).

Luciene Pacheco Sampaio, consultora do MEC/UNESCO, foi convidada para ministrar os dois dias de oficina em Rio Branco. Satisfeita com a cooperação entre os participantes, ressalta que "o PDE-Escola é um bom investimento, mas também precisa dar a devida orientação às secretarias e às escolas, para que se gerem bons resultados e fortaleça a situação da gestão escolar cada vez mais. Para isso, também é necessária participação da comunidade dentro da educação democrática".

Entre os participantes, estavam José Ribamar Gomes, representando a Secretaria Municipal de Acrelândia, e Adanilza Gorete Silva, responsável pelo PDE-Escola em Brasiléia. "Em Acrelândia, temos quatro escolas integradas ao programa, e comparecer em planejamentos como este é um meio de ajudá-las a executar e gerenciar melhor os investimentos que elas recebem", diz José. "Socializando os problemas das escolas é uma forma de incentivar as necessárias mudanças nas mesmas", conclui Adanilza.

Sobre o PDE - Escola

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) é um programa voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. O programa busca auxiliar a escola, por meio de uma ferramenta de planejamento estratégico, disponível no SIMEC, a identificar os seus principais desafios e, a partir daí, desenvolver e implementar ações que melhorem os seus resultados, oferecendo apoio técnico e financeiro para isso.

Em 2011, o PDE Escola atenderá 19.095 escolas, divididas em dois grupos:

1 - Escolas cujo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2009 foi igual ou inferior a 4,4 para os Anos Iniciais e 3,7 para os Anos Finais, exceto aquelas que já receberam as duas parcelas dos recursos entre os anos 2008 a 2010 - 13.347 escolas;

2 - Escolas que não receberam uma ou as duas parcelas dos recursos para execução do seu Plano de Ação entre os anos 2008 e 2010 - 5.748 escolas. Mais informações no site: www.pdeescola.mec.gov.br