Skip to Content

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre assuntos relacionados a educação de jovens e adultos no Acre, não fique parado, envie sua pergunta ou sugestão para o email: portal.ejaac@ufac.br ou clique aqui e deixe sua mensagem, pois estamos a sua disposição.

ENCONTRO ESTADUAL PREPARATÓRIO À VI CONFINTEA

"Acre aprendeu a fazer educação com várias mãos"

Educadores, técnicos e Ong's discutem ensino de jovens e adultos em encontro estadual

A educação de jovens e adultos está sendo debatida nesta quinta-feira, 3, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, em encontro preparatório à 6ª Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confitea) prevista para ocorrer no Brasil em maio de 2009 com representantes de 190 países.

O evento foi aberto durante a manhã pela Secretária de Educação, Maria Corrêa. Todos os 22 municípios acreanos estão representados no encontro que pretende lançar luz aos novos desafios da educação de jovens e adultos. "Educação só pode ser feita a várias mãos e isto a gente aprendeu no Acre", disse Maria Corrêa.

O tema da conferência é "Brasil: Educação e Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida", instituído com a visão de se construir políticas estratégicas de implantação e fortalecimento dessa modalidade de educação no Acre. As propostas extraídas desse evento serão levadas ao encontro regional previsto para ser realizado em Manaus e, em seguida, para o nacional, que ocorrerá em Salvador. O Acre participará com dez delegados.

A educação de jovens e adultos cresce consideravelmente no Acre e busca se estabelecer como política de Estado. Para este ano está previsto atendimento para 30 mil alunos, equivalendo a um crescimento de 16% no número de matriculados em comparação a 2007. A modalidade, segundo a Secretaria de Educação, está presente no sistema prisional, centros sociais educativos, na 1ª a 4ª série do ensino fundamental e em espaços alternativos.

O Acre possui mais de dez espaços alternativos de educação, sendo que a maioria deles está em Rio Branco instalados em órgãos do Governo, empresas, unidades de saúde e órgãos da administração indireta do Estado. Esses espaços proporcionam a elevação da auto-estima dos servidores e, nas unidades de ressocialização, melhoraram o relacionamento entre os internos.

O Brasil será o primeiro país latino-americano a sediar a Confitea. As cinco conferências anteriores foram realizadas na Dinamarca, Canadá, Japão , França e Alemanha.

Edmilson Ferreira
Agência de Notícias do Acre
Publicado em 03/04/08