Skip to Content

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre assuntos relacionados a educação de jovens e adultos no Acre, não fique parado, envie sua pergunta ou sugestão para o email: portal.ejaac@ufac.br ou clique aqui e deixe sua mensagem, pois estamos a sua disposição.

710 alunos do Poronga concluem escolaridade básica

O dia 5 de novembro de 2010 será inesquecível para 710 jovens acreanos, alunos do Poronga, em Rio Branco. Nesta data eles recebem o certificado do ensino médio e concluem, portanto, a escolaridade básica. Eles conseguiram, com muita dedicação, driblar um dos mais graves problemas da educação brasileira: a defasagem idade-série. A cerimônia de formatura, apresentada pelo ator e apresentador do Globo Ciência Alexandre Henderson, e pela atriz Ana Paula Bouzas, será realizada a partir das 19h, no auditório da FIRB/FAAO – Faculdade da Amazônia Ocidental - Estrada Dias Martins, nº 894 – Jardim Primavera. Estarão presentes o Governador do Acre, Binho Marques, a secretária estadual da Educação, Maria Corrêa, e a gerente de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães. Todos os alunos são de Rio Branco, de 28 turmas do Poronga, que estudam com o Telecurso® e seus materiais em sala de aula.


Fonte: www.oriobranco.net

O programa

O Poronga foi adotado como política pública de ensino adotada pelo governo do Acre em 2002. O nome dado ao programa remete à lamparina usada pelos seringueiros que, colocada na cabeça, deixa as mãos livres e serve para iluminar o seringal. O programa está presente em 17 dos 22 municípios do estado (Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Vila Campinas, Xapuri, Assis Brasil, Mancio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre e Rodrigues Alves), já beneficiou 22.860 alunos e formou 1.500 professores desde a sua implementação. As atividades do Poronga no Acre contribuíram para a democratização do conhecimento. A distorção idade-série na rede estadual de ensino caiu de 54,12%, em 2002, para atuais 30% no nível fundamental. E a expectativa é de que até o final de 2010 esse índice caia para 20%. A adoção do programa possibilitou ainda um aumento do número de alunos que concluem os estudos, redução da idade com que os estudantes terminam o ensino fundamental, crescimento da demanda por mais vagas no ensino médio, além da correção do fluxo escolar. A secretaria estadual da Educação, que tem várias políticas educacionais de valorização de alunos e professores, reconhece a importância do programa Poronga para alcançar os excelentes resultados alcançados nas avaliações nacionais. Segundo dados do Ideb, os alunos do Acre, do 6º ao 9º ano, estão em 4º lugar no Brasil. Era o último há 12 anos.

Fonte: www.oriobranco.net