Skip to Content

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre assuntos relacionados a educação de jovens e adultos no Acre, não fique parado, envie sua pergunta ou sugestão para o email: portal.ejaac@ufac.br ou clique aqui e deixe sua mensagem, pois estamos a sua disposição.

Peem Poronga: trilhando caminhos de sucesso

Passar o dia inteiro no trabalho e conseguir encontrar disposição para estudar à noite foi um dos desafios vencidos por alunos como Elizan Oliveira, Robson Ferreira, Viviane Silva e Clarison Bento, que conseguiram concluir o ensino médio através do PEEM Poronga, nesta terça e quarta, em Sena Madureira e Epitaciolândia, respectivamente. O Peem Poronga é um programa educacional que busca oportunizar aos alunos, que durante sua trajetória escolar, não conseguiram concluir o ensino médio no formato regular. Foram certificados com o Ensino Médio 96 alunos de Sena Madureira e 77 de Epitaciolândia.

Foram 18 meses de aula, totalizando 1520horas/aula, que proporcionaram a estudantes como Viviane Silva, que mora na zona rural, km 44 de Sena Madureira, a conclusão de uma etapa decisiva na sua vida escolar. “Fiquei três anos sem estudar por ter priorizado o trabalho, fiz vários provões e agora me sinto vitoriosa por ter retornado aos estudos e ainda continuar trabalhando. A próxima etapa é tentar o vestibular para medicina e sei que quem luta, verdadeiramente, consegue ultrapassar as dificuldades da vida”, comenta com muita garra a formanda. Josimar Pereira é um dos exemplos de que as dificuldades não conseguiram impedir que seus sonhos se tornassem realidade. “ Moro no ramal Tucunduba, km 48 de Epitaciolândia, todos os dias vou para a aula em um caminhão que transporta os alunos, passo uma hora e meia na estrada, mas isso sempre foi um desafio para que eu me dedicasse aos estudos”, declara o estudante. Emocionados, os estudantes tiveram seu percurso escolar narrados para seus familiares, professores e amigos. “Comecei a estudar com dez anos, passava duas horas caminhando para chegar à escola, e agora, me sinto um vitorioso por ter concluído o Ensino Médio de forma ágil. Agora, quero recuperar o tempo perdido no início e vou tentar o vestibular, vou fazer cursos de informática e tirar minha carteira de habilitação”, declara Clarison Bento. Um dos segredos e diferenciais que fazem desta ação um exemplo de cidadania, tem sido a valorização do conhecimento que o aluno traz consigo para a sala de aula. “O Peem Poronga tenta resgatar aquele aluno que estava desinteressado pelos estudos, o qual se vê reconhecido quando o professor trabalha com metodologias dinâmicas, valorizando o conhecimento prévio do aluno de forma interativa”, explica a coordenadora do PEEM, Maday Correia. A cerimônia de formatura em Sena Madureira contou com a presença do representante do núcleo de educação de Sena Madureira, Marcos Aurélio Dias Sampaio, da coordenadora da Escola Dom Júlio Mattioli, Arlete Sampaio e do amigo da escola, professor Hermano Costa, que de forma voluntária, ajuda alunos e professores com sua experiência de 24 anos como professor. Em Epitaciolândia, tivemos a presença da representante do núcleo de educação, Rosineide Rodrigues, do subtenente do Corpo de Bombeiros, Eudes Silva, do diretor da Escola de Ensino Médio Joana Ribeiro Mamed, Francinaldo Gomes e da coordenadora do PEEM, Maday Correia.

O cotidiano das aulas do PEEM

“As aulas do PEEM não nos deixam com sono porque são estimulantes”, declara o formando Antônio Pablo. Para ele, esta etapa só foi possível graças às aulas dinâmicas, atrativas, e que possibilitam o diálogo com o mundo do trabalho. Anderson da Silva é professor do programa há dois anos e vê seu trabalho sendo gratificado quando seus alunos conseguem melhorar suas condições de vida. “ Muitos jovens ao concluírem disciplinas que fornecem uma noção de administração e empreendedorismo, começam a deixar seus currículos em empresas e logo são chamados para trabalhar”, disse o professor. O planejamento das aulas realizadas pelos professores do PEEM segue seis etapas: o acolhimento, momento em que os professores realizam reflexões sobre a importância da educação; a integração com dinâmicas de grupo; a problematização, quando o professor apresenta situações de cotidiano a serem discutidas pelo conteúdo trabalhado; a exibição da tele-aula e a leitura das imagens; a síntese, que é um apanhado do tema que foi trabalhado e por fim, a avaliação feita tanto pelo professor quanto pelo aluno do desempenho da aula. No fim de cada módulo do programa, alunos e professores realizam projetos culturais que contemplam o diálogo com as situações do cotidiano dos alunos. “A metodologia que utilizamos possibilita uma maior interação entre professor e aluno, pois quando desenvolvemos projetos como o Jovem Empreendedor, começamos a visualizar de fato os problemas enfrentados por nossos alunos para se inserir e permanecer no mercado de trabalho”, comenta a professora, Rejane Estevam, que trabalha há três anos com este programa. O Jovem Empreendedor é uma etapa final do curso, em que os alunos recebem noções de administração, empreendedorismo e formação de currículo profissional, que possibilitam a construção de uma autonomia do aluno dentro do mercado de trabalho. No final desta fase, os alunos realizam uma feira cultural e expõem produtos que são feitos em sala de aula pelos próprios alunos, como forma de potencializar a capacidade de cada um.

Conquistas do PEEM

Em 2006, o PEEM/Poronga formou suas primeiras turmas. De lá, até hoje, já formou 5.304 jovens e adultos. Durante o mês de novembro estará formando 802 alunos nos municípios de Sena Madureira, Epitaciolândia, Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul. Além de ter qualificado 1,5 mil professores para trabalhar no programa. O Programa Especial do Ensino Médio foi criado em 2005 pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de corrigir a distorção entre a idade e a série dos alunos da rede pública de ensino.

Fonte: http:\\www.see.ac.gov.br