Skip to Content

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre assuntos relacionados a educação de jovens e adultos no Acre, não fique parado, envie sua pergunta ou sugestão para o email: portal.ejaac@ufac.br ou clique aqui e deixe sua mensagem, pois estamos a sua disposição.

SEE e Instituto Dom Moacir certificam alunos com educação profissional

  Formação para o Mundo do Trabalho, esta é a disciplina que dentro do currículo da Educação de Jovens e Adultos, possibilita aos estudantes uma qualificação profissional. Como conclusão de mais uma etapa das ações da Secretaria de Estado de Educação em parceria com o Instituto Dom Moacir, a Eja certificou 790 alunos de Rio Branco com o Ensino Fundamental, nesta terça, 20.

  Os alunos desta modalidade de ensino sonham em inserir-se no mercado de trabalho e muitos saem desta etapa com emprego. “Esse curso de informática foi muito bom, agora além de aprender a digitar rápido, também já consegui a acessar a internet, montar apresentação em slides, e tudo isso me ajudou tanto na escola como no meu trabalho”, declara a estudante, Eliene Moura, que nunca tinha feito um curso de informática.

  Esta disciplina é oferecida a través da parceria entre a SEE e o IDEP-DM. Os cursos são oferecidos em todo o Estado, através do Campos Pereira, para alunos de Rio Branco e municípios do Baixo e Alto Acre, Escola da Floresta e do Centro de Formação e Tecnologias da Floresta.

  Os cursos oferecidos no 5º módulo do Ensino Fundamental na modalidade de EJA são os seguintes: auxiliar administrativo, vendas e marketing, organização de eventos, práticas secretariais, informática básica, cooperativismo e desenho. Esta ação conjunta teve um investimento de 289 mil reais para o pagamento de mediadores e material didático. “A formação para o mundo do trabalho é uma parte do currículo da EJA que possibilita a inserção efetiva do aluno no mercado de trabalho”, explica a coordenadora da EJA, Fernanda Alves.

A solenidade de formatura foi realizada no Teatro Plácido de Castro e contou com a presença da Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do Acre, Fernanda Alves, do presidente do Instituto Dom Moacir, Irailton Lima. De acordo com o diretor do Instuto, a educação profissional tem sido um dos diferenciais dos estudantes acreanos.

  “Hoje, o mercado de trabalho exige não só o conhecimento escolar, mas também qualificação profissional, o currículo do jovem deve ser cada vez mais rico, por isso, esta parceria com a EJA tem proporcionado a inserção de muitos jovens no mercado de trabalho”, afirma o diretor.

Fonte: www.see.ac.gov.br