Skip to Content

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre assuntos relacionados a educação de jovens e adultos no Acre, não fique parado, envie sua pergunta ou sugestão para o email: portal.ejaac@ufac.br ou clique aqui e deixe sua mensagem, pois estamos a sua disposição.

Instituto Dom Moacyr lança no Acre Programa Escola Técnica Aberta do Brasil

 

Visando ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio no Acre, possibilitando a jovens e trabalhadores de cidades do interior o acesso a formação profissional publica, gratuita e de qualidade por meio da educação a distancia, foi lançado na manhã desta segunda-feira, 28, de fevereiro, no Teatro Plácido de Castro, o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), uma parceria dos Governos Federal e do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr.

O e-Tec Brasil, irá formar profissionais na área de Gestão e Negócios em condições de manter-se em atividade geradora de riquezas e desenvolver suas capacidades empreendedoras. O Programa tem também como missão o incentivo aos jovens a concluírem o ensino médio com uma formação profissional que os capacite a ingressar no mundo do trabalho.

Segundo o Diretor Presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, “no âmbito da política de expansão da educação profissional, o e-Tec Brasil constitui-se uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação a Distância e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. É um passo importante para a democratização do acesso ao ensino técnico de nível médio público e gratuito na modalidade de educação à distância”, ressalta.

A estrutura do programa no Acre oferece três cursos técnicos à distância, o Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Serviços Públicos e Curso Técnico em Gestão de Empresas, nas cidades de Capixaba, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Manuel Urbano, Sena Madureira e Porto Acre, perfazendo um total de 630 vagas ofertadas nos próximos dois anos. O curso terá duração de um ano e seis meses.

Para a Coordenadora Nacional do e-Tec Brasil, Iracy Gallo, “o programa consiste em capacitar recursos humanos para o desenvolvimento do país e vai de encontro aos anseios de jovens de todo o Brasil, já que temos um grande índice de empregabilidade em todas as cidades pólos onde os cursos são oferecidos. O e-Tec é realidade estratégica que garante a expansão da Educação Profissional aos locais mais longínquos. Pois o sucesso de cada um é resultante da capacidade de realização dos governos”, afirma.

Tendências da Educação a Distância

Para o Secretário de Estado de Educação, Daniel Santana, a tendência da educação a distância é apoiar-se em tecnologias emergentes que facilitam o acesso à formação continuada por parte da população, que não dispõe de meios para elevar suas competências profissionais. "Os sistemas educacionais se defrontam com a tensão entre a promoção de inclusão social e a garantia de uma formação acadêmica competitiva. O Brasil tem carência de Educação Profissional de nível médio e no Acre não é diferente. Precisamos dessa modalidade de educação para acompanhar o processo de desenvolvimento e crescimento que o pais vem passando”, observa.

Para a Coordenadora do e-Tec no Acre, Mara Lima, os cursos propostos pelo Instituto Dom Moacyr em parceria com os governos municipais são inovadores, “desde o conteúdo programático, até a estruturação completa da matriz curricular com definição do perfil profissional. Isto garante o compromisso de sintonia com o mundo do trabalho, a atualização tecnológica, bem como acompanhamento das novas propostas educacionais”, esclarece.

Para o educando José Luis Neto, de 53 anos, residente em Capixaba, a oportunidade de acessar um curso técnico a distancia é a realização de um sonho. Ele revela que, se não fosse o e-Tec Brasil, não teria condições de acessar um curso técnico em Rio Branco. “Este será o primeiro de muitos conhecimentos que vou buscar a partir de agora. É a realização de um sonho que agora os governos federal e estadual estão realizando por meio do Instituto Dom Moacyr. O e-Tec Brasil trará aos municípios contemplados mão de obra qualificada que atenda as diversas demandas de cada região”, finaliza.

Fonte:Instituto Dom Moacir