Skip to Content

Como surgiu o Fórum EJA Bahia

Na Bahia, o processo de criação do Fórum Estadual iniciou-se em 1999, como resultado da mobilização dos Encontros Nacionais da Educação de Jovens e Adultos – ENEJAs. Esse processo envolveu participantes das Secretarias Municipais de Educação de Alagoinhas e de Salvador, da Secretaria Estadual da Educação, de ONGs, de Movimentos Sociais, do Serviço Social da Indústria (SESI), do Fórum de Educação no Campo, do Instituto Integrar, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O contato se deu inicialmente com uma representante de um grupo de trabalho do SESI, participante do movimento originados pelos ENEJAs, que convocou participantes do Núcleo Temático Trabalho e Educação (NUTE) da Faculdade de Educação da UFBA, na intenção de buscar parceiros para a criação do Fórum EJA do Estado da Bahia que logo se juntam a outros sujeitos da Secretaria da Educação do Estado, ampliando a mobilização e resultando na criação do Pré-Fórum em 2001. O Pré-Fórum se transforma, posteriormente, em Pró-Fórum e, finalmente, em 2002, com a realização do I Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos da Bahia, é estabelecido o Fórum EJA da Bahia.

As entidades que representavam vários segmentos em que trabalhavam com a EJA na Bahia, decidiram instituir o Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Bahia, tomando como exemplo os 14 Estados que haviam implementado seus Fóruns. Foi criado em agosto de 2001, um Pré-Fórum, que fazia reuniões regulares, realizando discussões para a criação do Fórum. Depois do IV ENEJA, ocorrido em 2002, passou a chamar-se Pró-Fórum cujo objetivo era implementar o então, Fórum.

A mobilização para a criação do Fórum Estadual ocorreu em paralelo ao processo de instituição de outro Fórum da EJA na região do extremo sul da Bahia. Assim, em 2001, no I Encontro do Fórum Regional de EJA, na sede do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é instituído o Fórum Regional de Teixeira de Freitas. Atualmente, esse Fórum junto com os Fóruns das regiões de Alagoinhas e do Território do Sisal compõem o quadro dos Fóruns Regionais da EJA na Bahia.