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Proposições da roda - Sistemas Privado, da Capital e do Estado

  • Promover uma maior articulação entre as redes municipal, estadual e privada;
  • Promover o diálogo entre redes para garantir a continuidade e permanência dos educandos nas escolas;
  •  Articular uma mesa de discussões ver a possibilidade flexibilizar os horários de acordo com a realidade de cada unidade escolar;
  • Maior divulgação das propostas de cada sistema, bem como das matrículas entre os semestres;
  • Criar estratégia de encaminhamento à rede dos egressos dos PBAs na EJA;
  • Criar a figura do articulador da EJA nas escolas estaduais (coordenadores das CRs) com carga horária especifica para articular as práticas;
  • Fomentar/construir coletivos de EJA entre os professores das redes;
  • Atentar para a figura dos gestores das escolas. Convocá-los para abraçarem com mais consciência e compromisso as turmas do PBA, as demandas da EJA quanto a garantia dos direitos (matrícula, merenda, continuidade, permanência...)
  • Garantir a diversidade na oferta da EJA, atentando para a necessidade da liberdade e autonomia dos sistemas públicos para pensar alternativas que permitam aos sujeitos o direito de escolha na busca de alternativas para a sua educação básica;
  • Pensar as políticas públicas de EJA dialogando também com o ensino fundamental;
  • Fortalecer o diálogo entre as redes municipal, estadual e privada; estreitar os laços para, entre outras coisas, promover um transito mais livre entre as matrículas e fluxos;
  • Regulamentar, criar leis que garantam o direito a entrada e permanência do educando da EJA, no espaço educacional;
  • Formação diferenciada, que contempla os portadores de necessidades educacionais especiais;
  • Ampliar a discussão e estabelecimento de rede entre todos os segmentos que atuam em EJA na esfera federal, municipal e estadual;
  • Avaliar o que já foi materializado das tantas proposições de CNEJA e EEJA;
  • Organizar um seminário para tratar sobre a formação de educadores em diferentes espaços (Universidade, movimentos sociais e diversas instituições).
  • O Fórum EJA-Ba deve divulgar/mobilizar a EJA como um todo, suscitando o diálogo com alunos  e professores, para que estes  desejem ofertar uma escola que atenda a suas reais necessidades. Estamos desejosos e dispostos a estabelecer esta parceria.