Orientações aos Fóruns Estaduais e Regionais de EJA

 

VII ENEJA
31/08 a 03/09/2005 – Brasília/DF

 

TEMA: Diversidade na EJA: papel do Estado e dos movimentos sociais nas  Políticas Públicas

ORIENTAÇÕES PARA A DISCUSSÃO DOS FÓRUNS ATÉ 20/JULHO

 
      Informamos que o VII ENEJA está sendo organizado de forma a contemplar:

 

  • Uma mesa política de abertura que se encerra com a assinatura da Carta de intenções/compromisso com a diversidade na EJA: Política Pública e Movimentos Sociais;
  • Momentos em que possamos fazer um diagnóstico (desafios, dificuldades, avanços e retrocessos) da EJA empreendida nos vários estados através da reunião por regiões e segmentos, bem como apontar para as proposições que se fazem necessário empreender;  
  • Exposições/Atividades culturais por regiões/estados;  
  • Grupos por Temas/Experiências selecionadas por cada Estado;  
  • Mesa redonda envolvendo Ministérios que atuam direta ou indiretamente com a EJA e representantes dos movimentos sociais. Na manhã do dia 01/09 os Grupos de trabalho (GT’s) reunir-se-ão por região levantando o diagnóstico da situação de cada região, tendências e propostas em relação às temáticas:

Na manhã do dia 01/09 os reunir-se-ão por região levantando o diagnóstico da de cada região, e em relação às temáticas:

 

  • A configuração do campo de EJA; 
  • O papel do estado e dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada na construção de políticas públicas de EJA;
  • Novas tecnologias e Educação a distância –EAD;
  • Educação do campo: enfrentando as questões no meio rural;
  • Educação Indígena;
  • Economia Solidária;
  • Formação de professores.

   E à tarde os GT’s reunir-se-ão por segmentos (Governo, Movimentos sociais, Universidades, Sistema “S”, ONG’s, Educadores, Educandos) levantando o diagnóstico da situação de cada segmento, tendências e propostas também em relação às temáticas acima.

 

   Como dispomos de apenas 2 h para cada uma destas atividades é fundamental que nos encontros dos Fóruns e entre os segmentos haja discussões anteriores de forma que os delegados já levem para o ENEJA o diagnóstico de cada Estado e do seu segmento na localidade, bem como as tendências e propostas que se entrecruzarão às demais. Para tanto sugerimos que nos encontros dos Fóruns Estaduais e Regionais as temáticas sejam objeto de discussão.

GT- 01: A CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DE EJA
Questões norteadoras:
EJA e diversidade: como está configurada? Por quê? Quais princípios, concepções e conceitos temos utilizado em nosso trabalho? Quais os desafios, dificuldades e avanços na sua implementação? O que propomos para melhorar?

Tópico: Configuração do campo de EJA: princípios, concepções e conceitos norteadores: desafios, dificuldades e avanços
Tópico: Alfabetização/EJA e diversidade - princípios, concepções e conceitos; tendências e proposições ao MEC, SEE, SME, escola, educadores e demais profissionais, universidades, sociedade civil, Fórum de EJA, ENEJA.

GT- 02: O PAPEL DO ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS E ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Questões norteadoras:
Tem sido garantida a alfabetização e a continuidade da alfabetização/escolarização de jovens e adultos? Como? Há financiamento? O que está posto na legislação tem se concretizado? Qual o papel do poder público  municipal, estadual e federal? E da sociedade civil? Há articulação entre as instituições que têm responsabilidade em desenvolver (poder público em seus vários níveis e entre si) e aquelas que desenvolvem a alfabetização e a continuidade da EJA? Como tem sido a gestão na EJA? E o estabelecimento de parcerias? Qual o papel do poder público e da sociedade civil nessas parcerias?
O que almejamos quanto ao papel do poder público (municipal, estadual e federal) e da sociedade civil? O que se faz necessário para que ela se concretize desta forma? E quanto ao FUNDEF e ao FUNDEB?
Como ter uma política pública de EJA?(Formação; material didático; alimentação; transporte; acompanhamento; hospedagem...)

 

 

 

 

Tópico: Papel do poder público e da sociedade civil (alfabetização e continuidade da escolarização de jovens e adultos) na construção de políticas públicas: qual é, desafios, dificuldades e avanços, tendências e proposições ao MEC, SEE, SME, escola, educadores e demais profissionais, universidades, sociedade civil, Fórum de EJA, ENEJA.

GT- 03 - NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –EAD
Questões norteadoras:
Temos trabalhado com as novas tecnologias, educação a distância e inclusão digital na EJA? Como? Há financiamento? Qual o papel do poder público  municipal, estadual e federal? Das escolas, dos educadores? E da sociedade civil? O que almejamos? O que se faz necessário para que ela se concretize desta forma? Como ter uma política pública de EJA que tenha o cidadão aberto/preparado para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação? Tem sido garantida a formação de professores: inicial e continuada para atuar com as novas tecnologias e a EAD? Qual o tipo de formação desenvolvida? Que formação almejamos? O que se faz necessário para que ela se concretize da forma que almejamos?E quanto à educação a distância que prioriza um trabalho de qualidade? E uma inclusão digital que valorize o ser humano? E quanto à eficiência das linguagens utilizadas?

 

 

 

Tópico: Novas tecnologias, educação a distância e inclusão digital: desafios, dificuldades e avanços; proposições ao MEC, SEE, SME, escola, educadores e demais profissionais, universidades, sociedade civil, Fórum de EJA. GT- 04: EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENFRENTANDO AS QUESTÕES NO MEIO RURAL

GT- 04:
Questões norteadoras:
Tem sido garantida a alfabetização e a continuidade da alfabetização/escolarização de jovens e adultos no campo? Como? Que tipo de educação do campo? Há financiamento? Qual o papel do poder público municipal, estadual e federal? E da sociedade civil? Há articulação entre as instituições que têm responsabilidade em desenvolver (poder público em seus vários níveis e entre si) e aquelas que desenvolvem a alfabetização e a continuidade da EJA? O que almejamos? O que se faz necessário para que ela se concretize desta forma? E quanto ao FUNDEF e ao FUNDEB?
Como ter uma política pública de EJA do campo?(Formação; material didático; alimentação; transporte; acompanhamento; hospedagem...)

 Tópico: Educação de Jovens e Adultos do campo: desafios, dificuldades e avanços;tendências; proposições ao MEC, SEE, SME, escola, educadores e demais profissionais, universidades, sociedade civil, Fórum de EJA, ENEJA.

GT- 05: ECONOMIA SOLIDÁRIA: GESTÃO COLETIVA DO TRABALHO
Questões norteadoras:
Tem havido articulação da EJA como o mundo do trabalho? Como? A Economia Solidária tem acontecido articulada à EJA? Qual o papel do poder público  municipal, estadual e federal? E da sociedade civil? O que almejamos? O que se faz necessário para que ela se concretize desta forma?

Tópico: Economia Solidária e a EJA (alfabetização e continuidade da escolarização de jovens e adultos): desafios, dificuldades e avanços; proposições ao MEC, SEE, SME, escola, educadores e demais profissionais, universidades, sociedade civil, Fórum de EJA, ENEJA.

 GT- 06: EDUCAÇÃO INDÍGENA
Questões norteadoras:
Tem sido garantida a alfabetização e a continuidade da alfabetização/escolarização de jovens e adultos  indígenas? Como? Que tipo de educação? Há financiamento? Qual o papel do poder público municipal, estadual e federal? E da sociedade civil? Há articulação entre as instituições que têm responsabilidade em desenvolver (poder público em seus vários níveis e entre si) e aquelas que desenvolvem a alfabetização e a continuidade da EJA? O que almejamos? O que se faz necessário para que ela se concretize desta forma? E quanto ao FUNDEF e ao FUNDEB? Como ter uma política pública de EJA indígena?(Formação; material didático; alimentação; transporte; acompanhamento; hospedagem...).

 Tópico: Educação de Jovens e Adultos do campo: desafios, dificuldades e avanços; tendências; proposições ao MEC, SEE, SME, escola, educadores e demais profissionais, universidades, sociedade civil, Fórum de EJA, ENEJA.

GT- 07: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INICIAL E CONTINUADA
Questões norteadoras:
Tem sido garantida a formação de professores: inicial e continuada? Qual o tipo de formação político-pedagógica desenvolvida? Que formação almejamos? O que se faz necessário para que ela se concretize da forma que almejamos?

Tópico: formação de professores empreendida: desafios, dificuldades e avanços, tendências, proposições ao MEC, SEE, SME, escola, educadores e demais profissionais, universidades, sociedade civil, Fórum de EJA.

Dia 02/09 (vespertino)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TROCAS DE EXPERIÊNCIAS

  • Cada Fórum apresentará uma experiência de Política Pública de EJA, que seja significativa e levará a acrescentar aos outros Estados da federação. Esta experiência deverá ser selecionada pelo Fórum.
  • Garantir que todos os fóruns sejam contemplados com apresentações;
  • Cada mesa temática contemplará 3 relatos de experiências dos fóruns;
  • A apresentação dos relatos deverá ser realizada por delegados inscritos no VII ENEJA.             Em reunião com representantes dos Fóruns estabeleceu-se o prazo de até 20/07/2005 para a realização dos Encontros Estaduais com a temática do VII ENEJA para: a) Produzir relatório-síntese estadual envolvendo: diagnóstico da realidade e atendimento da EJA, que política efetiva representa este atendimento; b) selecionar tema-experiência significativa por Estado (que possa contribuir com outros Estados na forma de organização e implementação de políticas públicas em EJA); c) indicar delegados por Estado. 

            Em reunião com representantes dos Fóruns estabeleceu-se o prazo de até 20/07/2005 para a realização dos Encontros Estaduais com a temática do VII ENEJA para: a) Produzir envolvendo: diagnóstico da realidade e atendimento da EJA, que política efetiva representa este atendimento; b) selecionar tema-experiência significativa por Estado (que possa contribuir com outros Estados na forma de organização e implementação de políticas públicas em EJA); c) indicar delegados por Estado. 

 

       De 20 a 30/07/2005 – Sistematização dos Relatórios-sínteses pelo GT-nacional e envio do Relatório-síntese nacional para cada Fórum Estadual;
        As inscrições dos delegados e do trabalho serão efetivadas até 20 de julho pelo Coordenador(a) de cada Fórum Estadual.

 

            Atenciosamente,

                                       Maria Luiza Pereira Angelim

 

 

 

 

 

P/ GT nacional: Silvana - SP, Jaqueline - RJ, Maria Emília – GO , Maria Luiza-DF e Renato - DF.