Documentos Internacionais

A DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALFABETIZAÇÃO: EDUCAÇÃO PARA TODOS

Resumo
O Secretário-Geral, por meio do presente documento, encaminha o relatório do Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), de conformidade com a Resolução nº 56/116 da Assembléia-Geral, de 19 de dezembro de 2001, intitulada "A Década das Nações Unidas para a Alfabetização: Educação para Todos". O relatório apresenta o Plano de Ação da Década das Nações Unidas para a Alfabetização: Educação para Todos, consistindo de recomendações para o sucesso da implementação dessa Década. Em sua Resolução nº 56/116, a Assembléia Geral proclamou o período entre 2003 - 2012 como a Década das Nações Unidas para a Alfabetização, com o objetivo de levar educação a todos. Nessa Resolução, a assembléia levou em conta a proposta preliminar e o plano para uma Década das Nações Unidas para a Alfabetização (A/56/114 e Ad. 1 – E/2001/93 e Ad. 1), que havia sido solicitado por ela, por meio da Resolução nº 54/122, decidindo que a UNESCO deveria assumir o papel de coordenação, no incentivo e na catalisação das atividades em nível internacional no âmbito da Década.
A minuta do Plano de Ação foi desenvolvida de conformidade com o parágrafo 11 da Resolução nº 56/116, no qual a Assembléia Geral solicitou ao Secretário-Geral que, em cooperação com o Diretor-Geral da UNESCO, coletasse junto aos governos e às organizações internacionais afetas à questão comentários e propostas sobre o plano preliminar para a Década, de modo a desenvolver e executar um plano de ação direcionado e pragmático, a ser submetido à Assembléia em sua qüinquagésima sétima sessão.... <<Para ler mais clique no anexo abaixo>>

AttachmentTamanho
ALFABETIZACAOLIBERDADE2ed.pdf198.4 KB

Ano Iberoamericano de Alfabetização - 2007

Conheça o documento Lectura y escritura para todos preparado pela educadora equatoriana Rosa Maria Torres, motivado pela iniciativa da Organização dos Estados Americanos de estabelecer um Plano Iberoamericano de Alfabetização e Educação Básica de Jovens e Adultos. Leia e leia o documento!

Veja outras matérias sobre o Plano Iberamericano de Alfabetização e Educação Básica de Jovens e Adultos


Balanço Intermediário da V Conferência Internacional de Educação de Adultos

CHAMADO À AÇÃO E À RESPONSABILIZAÇÃO
Balanço Intermediário da V Conferência Internacional de Educação de Adultos

Local e data
Bankoc - Tailândia
8 a 11 de setembro de 2003
Fonte: www.acaoeducativa.org

AttachmentTamanho
cartacuiaba.pdf212 KB

Declaração aprovada pela Cúpula Mundial de Educação

Local e data: Dakar - Senegal - 26 a 28 de abril de 2000.
Fonte:  www.acaoeducatica.org

AttachmentTamanho
dakar.pdf24 KB

Declaração de Ocho Ríos

Local e data: Jamaica - 09 a 12 de agosto de 2001
Fonte: 
www.acaoeducatica.org

AttachmentTamanho
ochorios.pdf24 KB

Declaração do Conselho Internacional de Educação de Pessoas Adultas

Local e data: Damasco - Síria - setembro de 2000.
Fonte
www.acaoeducatica.org

AttachmentTamanho
consdamasco.pdf22 KB

I Reunión Iberoamericana de alfabetización

Plan Iberoamericano de alfabetizacción y educación básica de personas jóvenes y adultas - I Reunión Iberoamericana de alfabetización celebrada en Caracas el 30 y 31 de marzo

Los días 30 y 31 de marzo pasados se ha celebrado, en Caracas, la I Reunión Iberoamericana de Alfabetización. Dicha reunión se enmarca en el mandato dado a la Secretaria General Iberoamericana (SEGIB) durante la XV Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y de Gobierno, celebrada en Salamanca (España) en octubre de 2005, para que presente un Plan para eliminar el analfabetismo en el espacio iberoamericano en el período 2008-2015. La reunión se realizó bajo el auspicio de la Secretaria General Iberoamericana (SEGIB), la Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) y el Ministerio de Educación y Deportes de la República Bolivariana de Venezuela (MED). El objetivo de esta reunión fue iniciar una ronda de consultas y alcanzar acuerdos sobre cuáles deben ser los elementos básicos que caractericen un Plan Iberoamericano de Alfabetización de personas jóvenes y adultas.

Fueron invitados como organismos observadores el Convenio Andrés Bello, el Banco Interamericano de Desarrollo (BID), la Corporación Andina de Fomento (CAF), la Organización Iberoamericana de la Juventud (OIJ), la Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI) y el Banco Mundial. La Reunión contó con la presencia del Ministro de Educación y Deportes de la República Boliviariana de Venezuela, Prof. Aristóbulo Isturiz Almeida, del Ministro de Educación de Cuba, Dr. Luis Ignacio Gómez Gutiérrez, del Secretario General de la Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), D. Francisco Piñón y del Secretario General de la Secretaría General Iberoamericana (SEGIB), Dr. Enrique Iglesias, además de funcionarios, y representantes de Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Cuba, Ecuador, España, Honduras, México, Perú, República Dominicana, Uruguay, Nicaragua, Panamá, Paraguay y Venezuela.

Fonte:

http://www.oei.es/noticias_oei/070406.htm