Dissertações

Publicação de dissertações sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Alunos da EJA em escola com tradição de excelência: uma análise do PROEJA no Colégio Pedro II

Anderson José Lisboa Baptista,  Orientador: Dr. Elionaldo Fernandes Julião. Niterói, Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação), 167 páginas. Campo de Confluência: Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, na Linha de Pesquisa Práticas Sociais e Educativas de Jovens e Adultos.

Título: Alunos da EJA em escola com tradição de excelência: Uma análise do Proeja no Colégio Pedro II.

Avaliação da Política de Assistência Estudantil dos Institutos Federais para o PROEJA

Ana Luiza de Oliveira Lima Taufick, orientanda do Prof. Dr. Marcus Vinícius David pelo Programa de Pós-Graduação Profissional – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, defendeu sua Dissertação de Mestrado em 2013. 

Tema: Avaliação da Política de Assistência Estudantil dos Institutos Federais para o PROEJA 

Banca Examinadora:
Titulares:
Prof. Dr. Júlio Cesar Andrade de Abreu – membro externo da banca
Prof. Dr. Marcos Tanure Sanábio – membro interno da banca

AÇÕES EM MOVIMENTO: Fórum Mineiro de EJA

Universidade Federal de Minas Gerais / Faculdade de Educação
Título: Ações em Movimento: Fórum Mineiro de EJA – da participação às políticas públicas
Autor: Luiz Olavo Fonseca Ferreira
Belo Horizonte - 2008
Ler a versão em pdf - (800 Kb)

RESUMO:

Esta pesquisa investigou como educadores, freqüentadores do Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos, percebiam a participação desta ação coletiva na formulação de políticas públicas educacionais. A questão que direciona o trabalho surgiu da minha vivência como participante do Fórum Mineiro e do encontro que reunia os fóruns estaduais do Brasil, quando é possível perceber-se todo o movimento que envolve as pessoas que lutam pela EJA no país. A partir disso, articulando esta movimentação com o processo de regulamentação da EJA, na cidade de Belo Horizonte, enquanto modalidade da educação básica, e a participação dos educadores nas plenárias do Fórum, estabelece-se o cenário para a pesquisa. O intuito deste trabalho, então, é discutir o Fórum Mineiro como uma ação coletiva e perceber como as ações que ele desenvolveu contribuíram para que os participantes de suas plenárias intervissem na discussão, formulação e elaboração da política pública de educação de jovens e adultos na capital mineira. Foi realizada uma pesquisa empírica, com uma abordagem qualitativa; foram entrevistados sete sujeitos que participavam do Fórum. Além disto, foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos da secretaria do Fórum Mineiro e em documentos que tratavam de políticas públicas para EJA, no Brasil, bem como, pesquisa teórica para subsidiar as discussões sobre o caráter do Fórum dentro da Sociologia das Ações Coletivas. Os resultados deste trabalho demonstram dois aspectos importantes. O primeiro é que o Fórum se constitui um movimento dentro da sociedade e que os estudos acadêmicos não chegaram, ainda, a um consenso sobre o lugar que ele ocupa dentro das ações coletivas. O pertencimento ou não a uma categoria sociológica específica, também, é fato sem importância para os freqüentadores do Fórum. O segundo aspecto diz respeito ao papel que este espaço cumpre para os que dele fazem parte. Respondendo à proposta do trabalho, é possível considerar que o Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos apresenta destacada importância na formação política dos seus freqüentadores e se constitui em um espaço de troca de experiências para aqueles que fazem a Educação de Jovens e Adultos, atuando assim, de forma indireta, no processo de construção de políticas públicas.

Palavras-Chave: Fóruns de EJA, Ações Coletivas, Participação, Políticas Públicas.

Instituto Coração de Estudante: educação e mudanças sociais, políticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste - Ceará

Clique aqui e baixe a dissertação de Francisco Antonio Alves Rodrigues, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará

O Proeja Transiarte na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Ensino Médio 03 e na Educação Profissinal do Centro de Educação Profissional de Ceilândia: significações e indicações de estudantes à elaboração de um itinerário formativo

Julieta Borges Lemes, orientanda do Prof. Dr. Renato Hilário dos Reis da Faculdade de Educação - FE/UnB, defendeu sua Dissertação de Mestrado, em forma de conversa coletiva, no Teatro de Arena do Centro de Educação Profissional - CEP de Ceilândia.

Tema: O Proeja Transiarte na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Ensino Médio 03 e na Educação Profissinal do Centro de Educação Profissional de Ceilândia: significações e indicações de estudantes à elaboração de um itinerário formativo".

Banca Examinadora:
Titulares: Profª Drª Simone Valdete dos Santos 
              Diretora de Educação Profissional e Tecnológica SETEC/MEC

              Profª Drª Rita Carolina Vereza Bruzzi 
              Profª Adjunta IV da Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - FE/UnB

Suplente: Profº Drº Lúcio França Teles
               Profº Adjunto da Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - FE/UnB

Pedagogia da Alternância: um olhar para o PROEJA

Universidade Federal Fluminense/ Programa de Pós-Graduação em Educação
Título: Pedagogia da Alternância: um olhar para o PROEJA
Orientador: Prof. Dr. Elionaldo Fernandes Julião
Autora: Mestra Gláucia Maria Ferrari
Rio de Janeiro - 2015

Clique aqui e baixe a dissertação completa

RESUMO

O presente trabalho versa sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e sua articulação com a Pedagogia da Alternância em instituições federais, concretizada na oferta do Curso Técnico em Agropecuária PROEJA/Alternância desenvolvido pelo Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Campus Santa Inês. A pesquisa buscou analisar de que forma se efetiva essa articulação, buscando conhecer como se deram o processo de implementação e o cotidiano educativo da experiência. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que buscou realizar um estudo de caso com a realização de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores e professores do curso e grupo de discussão com os estudantes. Compreendendo o PROEJA como uma importante política de EJA no cenário da educação brasileira a partir da possibilidade de uma formação integrada e da inclusão de jovens e adultos em escolas federais reconhece-se os riscos de sua descontinuidade através da diminuição de sua oferta por estas instituições e de incentivo do Governo Federal. Em contrapartida, o trabalho revela a crescente articulação do PROEJA com a Pedagogia da Alternância, ao que se atribui às aproximações entre essas modalidades como: a formação integrada e integral, a flexibilização e valorização dos diferentes tempos e espaços de formação, a valorização da pesquisa e do trabalho como princípios educativos e a realidade do estudante como ponto de partida da aprendizagem e da formação. Apesar da formação continuada de professores e a realização do Tempo Comunidade apresentarem-se como desafios a serem superados, a experiência analisada, a partir da adesão da Pedagogia da Alternância no PROEJA, obteve índices de permanência muito significativos, encontrando no perfil dos estudantes e na metodologia da alternância os principais fatores responsáveis pelo resultado.

Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, Institutos Federais, PROEJA, Pedagogia da Alternância

Professoras negras na Educação de Jovens e Adultos: Identidades, Memórias e Docência

Liliam Almeida dos Santos. Orientadora Dra. Kátia Maria Santos Mota, Salvador-BA, Universidade do Estado da Bahia, 2011. Dissetação (Mestrado em Educação), 110 páginas. 

Título: Professoras negras na Educação de Jovens e Adultos: Identidades, Memórias e Docência.