Software Livre

Debate: Movimento Mundial pelo Software Livre e a Conjuntura Brasileira

Aconteceu no dia 13 de junho, no Anfiteatro 17 do ICC Norte da Universidade de Brasília (UnB), o debate sobre o tema "Movimento mundial pelo software livre e a conjuntura brasileira" com exposiçao de Richard Stallman (Estados Unidos), fundador do Movimento Software Livre. Saiba mais...

 

O que é Software Livre ?

Reproduzimos a seguir o texto com a definição de software livre da Free Software Foundation. Para mais informações sobre licenças de software compatíveis ou não com a GPL, visite o site da Free Software Foundation.

"Software Livre" é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em "liberdade de expressão", não em "cerveja grátis".

"Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade número 0).

A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade número 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade número 2).

A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoa-mentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade número 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Você deve também ter a liberdade de fazer modificações e usá-las privativamente no seu trabalho ou lazer, sem nem mesmo mencionar que elas existem. Se você publica as modificações, você não deve ser obrigado a avisar a ninguém em particular, ou de nenhum modo em especial.

De modo que a liberdade de fazer modificações, e de publicar versões aperfeiçoadas, seja significativa, você deve ter acesso ao código-fonte do programa. Portanto, acesso ao código-fonte é uma condição necessária ao software livre.

Você pode ter pago em dinheiro para obter cópias do software GNU, ou você pode ter obtido cópias sem custo nenhum. Mas independente de como você obteve a sua cópia, você sempre tem a liberdade de copiar e modificar o software.

Para que essas liberdades sejam reais, elas têm que ser irrevogáveis desde que você não faça nada errado; caso o desenvolvedor do software tenha o poder de revogar a licença, mesmo que você não tenha dado motivo, o software não é livre.

Entretanto, certos tipos de regras sobre a maneira de distribuir software livre são aceitáveis, quando elas não entram em conflito com as liberdades principais. Por exemplo, copyleft (apresentado de forma bem simples) é a regra de que, quando redistribuindo um programa, você não pode adicionar restrições para negar para outras pessoas as liberdades principais. Esta regra não entra em conflito com as liberdades; na verdade, ela as protege.

Regras sobre como empacotar uma versão modificada são aceitáveis, se elas não acabam bloqueando a sua liberdade de liberar versões modificadas. Regras como "se você tornou o programa disponível deste modo, você também tem que torna-lo disponível deste outro modo" também podem ser aceitas, da mesma forma. (Note que tal regra ainda deixa para você a escolha de tornar o programa disponível ou não.)

No projeto GNU, nós usamos "copyleft" para proteger estas liberdades legalmente para todos. Mas também existe software livre que não é copyleft. Nós acreditamos que hajam razões importantes pelas quais é melhor usar o copyleft, mas se o seu programa é free-software mas não é copyleft, nós ainda podemos utilizá-lo.

Veja Categorias de Software Livre (18k characters) para uma descrição de como "software livre", "software copyleft" e outras categorias se relacionam umas com as outras.

As vezes regras de controle de exportação e sanções de comércio podem limitar a sua liberdade de distribuir cópias de programas internacionalmente. Desenvolvedores de software não tem o poder para eliminar ou sobrepor estas restrições, mas o que eles podem e devem fazer é se recusar a impô-las como condições para o uso dos seus programas. Deste modo, as restrições não afetam as atividades e as pessoas fora da jurisdição destes governos.

Falando sobre o software livre, é melhor evitar o uso de termos como "dado" ou "de graça", porque estes termos implicam que a questão é de preço, não de liberdade. Alguns temos comuns como "pirataria" englobam opiniões que nós esperamos você não irá endossar. Veja frases e palavras confusas que é melhor evitar para uma discussão desses termos. Nós também temos uma lista de traduções do termo "software livre" para várias línguas.

www.fsf.org

Porque usar ?

Segundo Marc Andreessen (Co-fundador da Netscape) as 12 razões pelas quais o Software Livre vai estourar nos próximos 5 anos são:

01) A Internet é movida pelo software livre.
02) A Internet é o veículo do software livre.
03) A Internet é a plataforma na qual o software livre é desenvolvido.
04) Software livre é mais seguro que software proprietário.
05) Software livre se beneficia de todo o sentimento anti-americano.
06) Um dos incentivos do software livre é o respeito aos "parceiros" envolvidos.
07) Software livre significa ficar em pé sobre os ombros dos gigantes.
08) Servers sempre foram caros e proprietários, mas Linux roda em plataforma padrão (x86).
09) Computação embarcada (dispositivos portáteis e sistemas embarcados em outros produtos) está fazendo uso cada vez maior de software livre.
10) Existe um número cada vez maior de empresas desenvolvendo software que não são empresas de software.
11) As empresas estão aumentanto o seu uso do Linux.
12) É livre!

Fonte: Movimento Software Livre Paraná: http://www.softwarelivre.org
 

Baixar programas elaborados em Software Livre

Basta clicar nos links para baixar os arquivos em seu computador:

Navegadores para internet desenvolvidos em software livre (mais leves e mais funcionais que o internet explorer): http://www.mozilla.com/

O OpenOffice.org é um pacote de aplicativos gratuitos de uso geral em escritório, composto por processador de texto, planilha eletrônica, gerador de apresentações e um programa de desenhos, compatíveis com a suíte Microsoft Office.

Apresentamos a seguir uma coletânea de softwares livres e gratuitos, em diversas áreas, que podem ser instalados em plataforma Windows. Para realizar a instalação, basta clicar no nome do aplicativo e seguir as instruções.

Baixe agora mesmo a versão 2.0.1, em português do Brasil, do BrOffice.org. Esta versão dispõe, além dos recursos do http://www.openoffice.org.br/download

Office/Design
Abiword Editor de texto com recursos comparáveis aos do Word da Microsoft. Salva documentos em HTML, RTF e em diversos outros formatos (o programa consegue abrir arquivos gerados pelo Word, mas não salva nesse formato).

Complemento: plug-ins.
PDF Creator

Gera documentos PDF a partir de qualquer programa do Windows.

The Gimp Editor gráfico que pode ser usado tanto como um simples programa para pintura quanto para retocar fotos, renderizar e converter imagens. É compatível com vários formatos de arquivos e pode ser uma alternativa ao Adobe Photoshop.

Complementos: livro 'Grokking the Gimp', tutoriais (Glossy Discs, Flashpoint Text, Glowing Outline, Starfields) e The Gimp 2.

Internet/Comunicação
FileZilla Cliente FTP rápido, com diversos recursos e interface intuitiva. Pode ser utilizado com SSH.
Miranda IM Programa para comunicação via internet que utiliza simultâneamente os protocolos de comunicação mais conhecidos: ICQ, MSN, AIM, Yahoo, etc. Leve e fácil de usar.
Mozilla
Navegador desenvolvido com cooperação da Netscape, também funciona como gerenciador de correio eletrônico e editor de páginas html (Composer).

Complemento: plug-ins.

Putty É um cliente telnet e SSH para Windows que dá ao usuário acesso a servidores remotos, permitido gerenciar arquivos e executar comandos numa máquina remota. É compatível com o novo protocolo SSH2.
TightVNC Programa cliente/servidor para acesso remoto a computadores usando interface gráfica. Com ele você pode acessar sua máquina de qualquer lugar conectado com a Internet.
WinHTTrack Com este software é possível fazer o descarregamento de um site de Internet inteiro (ou partes deste) e armazená-lo no computador, para consultá-lo posteriormente, quando estiver desconectado da Internet.
O HTTrack reconstrói toda a estrutura original do site localmente, com seus diretórios, páginas, imagens e outros arquivos disponíveis.
Multimídia/Jogos
Audacity Editor de áudio, permite gravar sons, tocar músicas, importar e exportar arquivos WAV, AIFF e MP3. Também permite mixar sons ou aplicar efeitos usando filtros.
Pode ler o formato MP3, desde que acompanhado de um codificador, que pode ser obtido na Internet.
Cdex

Utilitário que permite extrair faixas de CD para MP3 ou WAV. Trabalha com o mais novo utilitário de compressão mp3, o LAME.

Celestia

É um simulador espacial em tempo real que permite ao usuário experimentar nosso universo em três dimensões. Pode-se viajar através do sistema solar, para qualquer uma das mais de 100.000 estrelas ou até mesmo além da galáxia. O programa possui o recurso de zoom exponencial permitindo a exploração do espaço através de uma enorme variação de escalas.

CrackAttack Jogo.
NeverBall Jogo.
Really Slick Screensavers Disponibiliza uma coleção de protetores de tela para o seu computador.
Sokoban YASC  Jogo.
TuxPaint É um programa de desenho para crianças. Ele oferece uma interface simples e moldura de tamanho fixo e irá oferecer acesso a imagens anteriores usando um navegador de miniaturas dessas imagens.

Complemento: imagens adicionais.

Outros
7-Zip Possibilita compactar e descompactar arquivos. Suporta os formatos 7z (nativo), ZIP, CAB, RAR, ARJ, GZIP, BZIP2, TAR, CPIO, RPM e DEB. Sua taxa de compressão varia entre 30-50% melhor que o formato ZIP.
NetTime É um cliente simples de sincronização de tempo para Windows.
Scintilla Editor  Editor para arquivos texto, na mesma linha do Notepad.
Windows Privacy Tools Programa utilizado para criptografia.

Arquivos hospedados por: Centro de Comunicação - UNICAMP