Skip to Content

Encontro Formativo LIVE: A EJA no Contexto da Pandemia e perspectivas de retorno para as atividades presenciais e semi presenciais

Na perspectiva de trazer a EJA para o debate da educação em tempos de pandemia, o Fórum EJA Ceerá promoveu, no dia 23/ julho de 2020,  uma Live e convocou todos os militantes e participantes do Fórum de EJA para discutir a EJA nesse  contexto, bem como promover a escuta sobre as perspectivas de retorno as atividades presencias. A Live contou com a presença significativa de professores da rede municipal de Fortaleza, Pindoretama, Quixeramobim , Caucaia, Maracanaú, além de representantes das Escolas da Rede estadual os Centros de Educação de Jovens e Adultos dos municipios de Fortaleza e Baturité. Também participaram desse momento alunos e professores de Universidades locais. A Live foi abrilhantada pela contribuição da profa. Kellynia Farias, doutoranda da Faculdade de Educação da UFC, e foi mediada pela profa. Clarice Gomes e Cláudia Assis, ambas da coordenação colegiada do Fórum EJA Ceará. Foi um momento de fortalecimento da rede de profissionais da EJA, de reflexão sobre como os sujeitos da EJA estão enfrentando esse momento e quais as propostas de inclusão que os governos estão  apresentando para esse segmento. Fortalecemos o caminho coletivo  e democrático de discussão da EJA e foi encaminhado a construção de um documento estadual que referende a EJA como direito, que seja garantido suas especificidades, tornando seus sujeitos visíveis e portadores de direito.  Ao final reafirmamos que a EJA está presente no Ceará, resiste e busca promover a equidade, em tempos de aprofundamento da crise. 

 

II Reunião de Estudo Fórum EJA Ceará, 2019

04 de Julho de 2019

Auditório FACED/UFC CE

Fórum EJA Ceará, promove Encontro de estudo com a Temática - Movimentando falas e reflexões sobre Currículo, Avaliação, Alfabetização e PNE.

O evento foi realizado no formato Sala de visita e contou com a presença de convidados das SMEducação de Morada Nova, Maracanaú e Pindoretama, sob a mediação da profa. Dra. Clarice Gomes. Na ocasião foi tecido um profundo diálogo sobre a EJA nos referidos municipios, os desafios, esforços, iniciativas e possibilidades de avanço. 

XI Encontro Estadual do Fórum da EJA/2017

Venha participar do nosso XI Encontro Estadual do Fórum de EJA! 

O evento acontecerá no dia 26 de outubro, no auditório da APEOC, situado à rua Solon Pinheiro, 1306, no bairro de Fátima, Fortaleza/Ceará, de 14 às 20hs. Será um momento muito rico de trocas de experiências, rodas de conversa, mesa redonda e muito mais. 

Acesse a nossa programação em anexo, preencha a ficha de inscrição e encaminhe por e-mail!

 

VIII Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Ceará - Documentos

Segue abaixo os documentos discutidos no VIII Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Ceará.

  • EIXO I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação.
  • EIXO II - Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos.
  • EIXO III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente.
  • EIXO IV - Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
  • EIXO V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
  • EIXO VI - Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.
  • EIXO VII - Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

 

Inscrições e Programação do VIII Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Ceará

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará promoveu nos dias 25 e 26 de junho de 2013 o VIII Encontro Estadual de EJA do Ceará na Escola Educar SESC  com o tema "O papel político da Educação de Jovens e Adultos no século XXI". O encontro discutiu a EJA na CONAE 2014 através de seus Eixos Temáticos. O encontro foi destinado a todas as pessoas que promovem e discutem EJA no Ceará. Foram ofertadas 300 vagas para todo estado, sendo 02 representantes por município - 01 coordenador e 01 professor de EJA. 

Veja aqui a Programação

Conteúdo sindicalizado