Skip to Content

ANIVERSÁRIO DE FEJA-CE

Em 05 de Novembro de 2002, nascia um movimento em defesa da educação de Jovens e Adultos. Ao longo desses 10 anos muitas instituições e forças sociais se uniram num movimento que agrega educadores das mais variadas instituições de educação ou correlatas, sendo aberto a participação de todos os interessados em EJA.
Para resgatar um pouco dessa história publicamos aqui o depoimento de uma das fundadoras do Fórum de EJA do Ceará, Professora Maria José Barbosa.
 
"Hoje é aniversário do Fórum EJA do Ceará. 

Nascemos de uma comissão de EJA que foi formada, reformada e formada de novo com a força das Profas. Maria das Neves Bessa Teixeira e Eliane Dayse Pontes Furtado. Entrei nesta história a partir do I Telecongresso do SESI para Educação de Jovens e Adultos e a partir dai não sai mais. A comissão recebeu todo apoio da Nevinha, da Eliane e da Carminha do SESI. Reunimos-nos e debatemos muitos assuntos, realizamos muitos encontros de educadores com recursos do Fazendo Escola e nas dependências do SESI, fosse da Casa da Indústria, na Barra do Ceará ou na Parangaba.

Como comissão fomos ao IV Eneja em Cuiabá e desde lá o Fórum EJA do Ceará se fez presente em muitas ocasiões e interviu em diversas realidades. Com o apoio do governo federal através da gestão ejeana do Prof. Tymothy Ireland, os fóruns se fortaleceram nas decisões sobre políticas públicas e o Fórum do Ceará fortaleceu-se e muito participou de momentos importantes. 

Fizemos parte da "turma do Jerry" em muitas ocasiões em que varamos as madrugadas em discussões sobre as intervenções necessárias nas políticas de EJA.

Diversas pessoas já passaram pela coordenação colegiada: Aurilene, Iolanda, Lucilene, Marta, Mazé, e outras que na hora da emoção não lembramos o nome, mas que estão presentes na memória de muitas pessoas. Outras estão à frente como o Tony, a Rita, a Eliábia, a Dorinha, a Célia, a Beatriz. Cada um se esforçando para fazer o melhor.

Tivemos altos e baixos momentos, mas em todos, tínhamos uma certeza do queríamos: garantir o direito da EJA a demanda de trabalhadores, trabalhadores cearenses, também aos adolescentes e jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, mas que necessitam iniciar ou dar continuidade aos seus estudos. Insistimos em trazer para EJA os representantes da diversidade da EJA: quilombolas, indígenas, restritos de liberdade, mulheres, pescadores, moradores da zona rural e das periferias da zona urbana, nem sempre conseguimos esta proximidade, mas nem por isto deixamos de insistir.

Vamos comemorar os 10 anos do Fórum EJA, chamando a todos educadores e educadoras, pesquisadoras e pesquisadores, alunas e alunos, simpatizantes em geral para fazer a sua parte, e tomar a causa da EJA como sua.

Parabéns ao Fórum EJA Ceará."

Maria José Barbosa