PROEJA - DF

Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA

PROEJA - TransiArte

Uma breve explicação sobre o PROEJA Transiarte.

Acesse o Portal PROEJA Transiartetube: http://www.proejatransiarte.ifg.edu.br

 

PROEJA-Transiarte - 1º semestre/2016 - Ceilândia, Sobradinho e IFB - São Sebastião

Vejam os "Transvídeos" produzidos pelos/as estudantes de CEILÂNDIA: Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia, SOBRADINHO: Escola Classe Engenho Velho e Escola Classe 16 - Nova Colina e SÃO SEBASTIÃO: Instituto Federal de Brasília, Campus São Sebastião. Para mais informações, acesse: www.proejatransiarte.ifg.edu.br.

Livro: PROEJA-Transiarte: Construindo Novos Sentidos para a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores

Livro: PROEJA-Transiarte: Construindo Novos Sentidos para a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores.

Acesse também o site do PROEJA-Transiarte: http://www.proejatransiarte.ifg.edu.br/

 

PROEJA/TRANSIARTE - Cooperação interinstitucional

Veja a matéria publicada pela Secretaria de Comunicação da UnB sobre a formalização da cooperação entre quatro instituições: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Governo do Distrito Federal-Secretaria de Educação e da Secretaria de Ciência e Tecnologia ao PROEJA - Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, que envolve a UFG, UCG, CEFET-GO e UnB, no subprojeto : Transiarte, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional desenvolvido pela Universidade de Brasília.

ANPECO – GT07 - Educação, trabalho e movimentos sociais

 
Construindo o PROEJA no DF – aproximando escolas e construindo referenciais para a política pública.

Clique aqui e veja o Slide do trabalho

Apresentação PROEJA-Transiarte 2009

Clique aqui e baixe a apresentação PROEJA - Transiarte 2009 em ppt

Arte no Ciberespaço - Jornal da Comunidade

062626.jpg

http://www.jornaldacomunidade.com.br/?idpaginas=15&idmaterias=347713

Professores trabalham com alunos do sistema Educação de Jovens e Adultos e com menores em situação de risco. Com essa proposta de arte, eles procuram focar os estudantes na criatividade, na interatividade e no resgate das identidades culturais locais.

Por Thiago Lucas do Jornal da Comunidade - Edição 1031 - 30/08 a 06/09 de 2008
Foto: Alan Santos

Defesa de Dissertação sobre PROEJA, Julieta Borges - 22/03

Julieta Borges Lemes, orientanda do Prof. Dr. Renato Hilário dos Reis da Faculdade de Educação - FE/UnB, defendeu sua Dissertação de Mestrado, em forma de conversa coletiva, no Teatro de Arena do Centro de Educação Profissional - CEP de Ceilândia.

Tema: O Proeja Transiarte na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Ensino Médio 03 e na Educação Profissinal do Centro de Educação Profissional de Ceilândia: significações e indicações de estudantes à elaboração de um itinerário formativo".

Banca Examinadora:
Titulares: Profª Drª Simone Valdete dos Santos 
              Diretora de Educação Profissional e Tecnológica SETEC/MEC

              Profª Drª Rita Carolina Vereza Bruzzi 
              Profª Adjunta IV da Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - FE/UnB

Suplente: Profº Drº Lúcio França Teles
               Profº Adjunto da Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - FE/UnB

II Seminário PROEJA - UFES/CEFETES - 2008

II Seminário PROEJA - UFES/CEFETES - 2008

Projeto Político Pedagógico CEM 03 - 2008

Clique aqui e veja o PPP de 2008 do CEM 03

Projeto Político Pedagógico CEM 03 - 2010

Clique aqui e veja o PPP do CEM 03 de 2010

Reunião do PROEJA no CEP

Em 02/08/07, reunião com direção, professores e alunos do Centro de Educação Profissional de Ceilândia-DF e do Centro de Ensino Médio 03, em Ceilândia, contando com a presença de toda equipe  da Diretoria de Educação Profissional e da Chefia do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) do Governo do Distrito Federal (GDF).

 

Slides do PROEJA

 

  Slide explicativo do PROEJA.

 Clique aqui para visualizar o slide.

Slides utilizados na reunião do CEM 03

No dia 27 de setembro de 2007, no Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia – CEM03, das 13:30 às 18hs e das 20hs às 22:30, realizou-se a  primeira reunião na escola com a presença dos professores, direção e  CEP Ceilândia. Cumpriu-se a seguinte pauta: 1) Apresentação espontânea dos envolvidos; 2) Apresentação do PROEJA – Transiarte 3) Abertura para  questionamentos sobre o PROEJA. Na apresentação do projeto foram utilizados os seguintes slides .

Tese: TRANSIARTE: a arte em transição - Dorisdei Valente Rodrigues

Tese de doutorado "Transiarte: a arte em transição", produzida por Dorisdei Valente Rodrigues, sob a orientação do Prof. Dr. Lúcio França Teles.

 

Transiarte, EJA e Educação Profissional

Projeto Básico: O Proeja indicando a reconfiguração do campo da Educação de Jovens e Adultos com qualificação profissional – desafios e possibilidades

Subprojeto 3: Transiarte, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional

Periodo: 2007/2010

Leia o projeto na íntegra.

Vamos ao Lançamento do Livro do Proeja Transiarte - 26/09

Convite_livro_proeja.jpg

A equipe do projeto de pesquisa PROEJA-Transiarte realizou, no dia 26/09ara o lançamento do livro "PROEJA-Transiarte: Construindo Novos Sentidos para a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores", no auditório do Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia, localizado à QNM 13 Área Especial – Ceilândia Sul (ao lado da Administração Regional de Ceilândia).

Acesse também o site do PROEJA-Transiarte: http://www.proejatransiarte.ifg.edu.br/

Lançamento Livro "O Itinerário formativo no Proeja Transiarte de Ceilândia - DF" - 06/12

convite_livros.png

No dia 06/12/2013,  foi realizado, na Faculdade de Educação da UnB, prédio FE 05 - Auditório Dois Candangos, o Lançamento do livro: "O Itinerário formativo no Proeja Transiarte de Ceilândia - DF". Este é resultado da dissertação de mestrado produzida na Faculdade de Educação da UnB por Julieta Borges Lemes e é importante ressaltar que é fruto caminhada coletiva pala EJA no DF que continua dentro da Universidade, do MEC, na Secretaria de Educação,  nas escolas de Ceilândia, etc. Na ocasião, houve distribuição gratuita do livro

PROEJA - Perfil da Comunidade ao redor do CEM 03

Veja o perfil da comunidade ao redor do Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia apresentado na abertura da Semana/Feira Cultural pelo Prof. Waldek Batista dos Santos, em 01 de outubro de 2007, como resultado da Pesquisa por ele coordenada com a participação de estudantes do Ensino Médio/Educação de Jovens e Adultos dos três segmentos nos três turnos, abrangendo um universo de 500 pesquisados cujos dados foram tratados estatisticamente.