GuarĂ¡ 39 anos

Dia 5 de maio de 2008, a cidade do Guará completou 39 anos. O início foi com um despretensioso mutirão, criado pela então Prefeitura de Brasília, com o objetivo de oferecer oportunidades de moradia para servidores públicos de baixa renda e trabalhadores do Setor de Indústria e Abastecimento, através da construção solidária.

A localização centralizada e o projeto urbanístico foram atraindo cada mais a classe média, transformando a cidade numa das regiões mais valorizadas do Distrito Federal.

Com 100 % de infra-estrutura básica, a cidade é conhecida pela ótima qualidade de vida e um ar bucólico de cidade do interior a apenas 4 km do Plano Piloto.

A área destinada ao mutirão que deu origem à cidade o Guará fazia parte da fazenda Bananal, que pertencia a Jorge Peles, pai da ex-primeira dama do DF Wesliam Roriz, e a outra parte a Jerônimo José da Silva.

Foram desapropriados 4.700 alqueires em 30 de dezembro de 1955 das duas fazendas.

O nome da cidade é em homenagem ao lobo guará, uma espécie encontrada somente na região, com pernas longas, corpo fino e resistente ao ambiente frio e seco do cerrado onde foi construída Brasília.

 
Fonte: Jornal do Guará  Ano 26 nº 389
1 a 15 de maio de 2008
 
Claudia e Juliana/1º sem 2008.