Livros

Espaço destinado a divulgação de livros cuja temática está relacionada à Educação de Jovens e Adultos e temas afins.

A Diversidade na EJA em um curso a distância: uma Pesquisa Avaliativa em Questão

Baixe o livro em PDF ou acesse o E-book

O movimento social e popular intitulado Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização (GTPA-Fórum EJA/DF), constituído em 29 de outubro de 1989, participou intensamente do processo de concepção deste I curso, com base no diagnóstico da demanda de formação de cerca de 2.000 professores de EJA da rede pública de educação do DF. Assim, a Faculdade de Educação ofereceu 300 vagas a professores e profissionais de Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino com exercício no DF e GO para a formação em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, em pólos da UAB no DF (Ceilândia e Santa Maria) e no GO (Anápolis) e com a colaboração de professores da Faculdade de  Educação da UFG.
O Curso de Educação na Diversidade constituiu a base inspiradora do Programa da Rede de Formação na Diversidade fundamentado na proposta político-pedagógica da Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em Rede na Diversidade - CTARD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, com base nos seguintes grupos de pesquisa (Lattes/CNPq) da Faculdade de Educação/UnB: Aprendizagem, Tecnologia e Educação a Distância – ATEAD; Grupo de Ensino, Pesquisa, Extensão em Educação popular e Estudos filosóficos e histórico-culturais – GENPEX e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho – NEPET.
O I Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos – EJA desenvolveu-se na modalidade semipresencial, por meio da plataforma moodle e em interlocução com o Portal dos Fóruns de EJA (www.forumeja.org.br), constituído por 10(dez) módulos e 03 (três) encontros presenciais. Os módulos perfazem as áreas da diversidade (Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação Ambiental,  Educação  Inclusiva,  Educação  das Relações Étnico-racial,  Gênero  e  Orientação  Sexual), as políticas públicas da EJA, os sujeitos da EJA e a cultura e mundo do trabalho.
O objetivo no curso é debruçar-se sobre a diversidade de atividades de trabalho que constituem a totalidade dos processos de reprodução social da existência, mais do que afirmar que a maioria dos estudantes da EJA é de trabalhadores e trabalhadoras. Para evidenciar esta perspectiva de apoio e referência no trabalho o módulo X é a elaboração de um Projeto de Intervenção Local (PIL). Boa leitura!

A formação continuada na Educação de Jovens e Adultos: cenários, buscas e desafios

BOTTECHIA, Juliana Alves de Araújo (org). A formação continuada na Educação de Jovens e Adultos: cenários, buscas e desafios. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2017.

Caderno Codeplan nº 2 - BRASÍLIA: Uma Economia Forte num Meio Frágil

Clique aqui e baixe o Caderno Codeplan nº 2 - BRASÍLIA: Uma Economia Forte num Meio Frágil

De Vocação para Profissão: Sindicalismo Docente da Educação Básica no Brasil

O autor integra a Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores-as em Educação (Rede ASTE), da qual foi, juntamente com dois demais colegas doutorandos em sociologia e o orientador, perpetrador do sonho da Rede ASTE (...) Gênese e desenvolvimento do Sindicalismo em Educação são temas de relevância social e objeto para a pesquisa acadêmica. A começar pela interpretação das condições objetivas e subjetivas que foram necessárias para o surgimento do Sindicalismo em Educação. Com efeito, se o sindicalismo dos trabalhadores de educação constitui poderosa organização social nos dias de hoje, isto não implica, embora de forma surpreendente, que tenha surgido temporalmente antes de outros sindicatos do mundo operário. Ao contrário, o sindicalismo dos trabalhadores em educação, no Brasil, é caudatário de outras organizações sindicais. Os professores e trabalhadores da educação organizam-se de forma diversa junto com os demais assalariados. Este exemplo reforça o papel teórico da relação de assalariamento para a compreensão da gênese do sindicalismo, uma contribuição maior do livro de Erlando da Silva Rêses.

Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores - Análise crítica do Programa Brasil Alfabetizado

Baixe o livro em PDF.

A presente obra discute a principal ação do Governo Brasileiro para a alfabetização de jovens e adultos nos últimos anos, perpassando pelos dois mandatos do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e o mandato da presidenta Dilma Roussef (2011 - 2014).

A política foi batizada de Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e consigo carrega, pelo menos em príncipio, a marca das pressões exercidas pelos movimentos populares que militam no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca-se, também, discutir como essa ação se dá no âmbito do Distrito Federal, onde é nomeada de DF Alfabetizado.

Assim como o PBA, ele tem por objetivos principais alfabetizar jovens e adultos com 15 anos ou mais e garantir aos educandos a continuidade dos estudos no 1° segmento do Ensino Fundamental (EF). O texto está dividido em cinco capítulos que buscam dar conta da problemática que envolve alfabetização de jovens e adultos no Brasil nos últimos anos, representada pelo Programa Brasil Alfabetizado.

Boa leitura!

Educação de Jovens e Adultos e Formação Humana

  • Clique aqui e baixe a versão em pdf do livro "Educação de Jovens e Adultos e Formação Humana"

Formação política e as tecnologias: um estudo sobre as possibilidades deste diálogo

CUNHA, Meire Cristina. Formação Política e as Tecnologias: um estudo acerca das possibilidades deste diálogo. Brasília: Paralelo 15, 2015

Formação política e as tecnologias: um estudo sobre as possibilidades deste diálogo

Nos filmes de aventura ou de ficção científica os portais se abrem aos personagens teletransportando-os a outros ambientes. No ciberespaço, tal qual nos filmes, esses lugares de passagens permitem ao internauta (personagem) navegar em diferentes espaços. Esta é a magia dos portais. Os portais virtuais possibilitam - da mesma maneira dos cinematográficos - acesso a um mundo remoto.

O livro "Formação política e as tecnologias: um estudo sobre as possibilidades deste diálogo" emerge da práxi na pesquisa-ação com os movimentos sociais, atravessada pelas tecnologias, iniciada em 2006. Ademais, o ensaio apresentado a você - leitor e leitora desta obra - é fruto da adaptação à dissertação de mestrado, finalizada em 2014, sob o título “Educação Política e as TIC nos Fóruns de EJA do Brasil: práticas e desafios nos casos do Distrito Federal e de Goiás”.

Baixe aqui o livro em pdf

História da Terra e do Homem no Planalto Central - Paulo Bertran

Clique aqui e baixe o livro História da Terra e do Homem no Planalto Central.

Livro: PROEJA-Transiarte: Construindo Novos Sentidos para a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores.

Livro: PROEJA-Transiarte: Construindo Novos Sentidos para a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores.

Acesse também o site do PROEJA-Transiarte: http://www.proejatransiarte.ifg.edu.br/

 

Trabalho na Capital

Organizado pelo prof. Sadi Dal Rosso (Sol/UnB) o livro, é palco de debate para a questão do desenvolvimento de uma região metropolitna estruturada como cidade de serviços.

Baixe o livro: Clique aqui.

Universidade e Movimentos Sociais

Livro: Universidade e Movimentos Sociais.