MOPOCEM - Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor

O MOPOCEM - Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor - é um movimento popular feito pelos próprios moradores da cidade que vem crescendo e lutando por melhorias para a Ceilândia e, consequentemente, para demais cidades do DF e entorno. Desde a criação de Brasília, e da Ceilândia principalmente, muitos movimentos vêm lutando por condições mínimas de moradia. Mas hoje, além dessas condições mínimas, os moradores ceilandenses querem mais!
Em 11 de dezembro de 2010, no Centro Educacional 11 de Ceilândia, foi realizado pelo MOPOCEM o I Seminário "A Ceilândia que queremos". Neste encontro foram reivindicadas melhorias para as áreas da educação, moradia, esporte, lazer, saúde, cultura, dentre muitas outras. As demandas foram unificadas em um documento que já foi entregue em audiência, no dia 12/01/2011,  ao Administrador de Ceilândia Aridelson Sebastião de Almeida.
Acompanhe e veja as conquistas alcançadas pelo MOPOCEM. Entre nessa luta você também!

I Seminário do MOPOCEM: "A Ceilândia que queremos" - 11/12/2010

O I Seminário do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor aconteceu no dia 11 de dezembro de 2010 e teve como tema "A Ceilândia que queremos!".

III Seminário do MOPOCEM - Ceilândia 43 anos: cidade em movimento - 29/03/2014

No dia 29/03/2014,  foi realizado, no Auditório do Centro Educacional 11 de Ceilândia, localizado na EQNP 01/05 do Setos P Norte (abaixo do SESC de Ceilândia), o III Seminário do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor - MOPOCEM, cujo título foi: Ceilândia 43 anos: cidade em movimento. O Seminário contou com a apresentação de um diagnóstico sobre a cidade e uma reunião de segmentos para tratar dos temas: Educação; Saúde; Segurança, Meio Ambiente; Transporte e Mobilidade; Cultura e Diversidade; Trabalho e Emprego, no sentido de propor, em plenário, as soluções para os problemas e desafios da Ceilândia ligados aos referidos temas. 

1º Curso de Formação de Alfabetizadores Populares - 2011, realização CEPAFRE

O 1º Curso de Formação de Alfabetizadores Populares - 2011, é um curso que está sendo realizado pelo CEPAFRE em parceria com o MOPOCEM.  Essa é uma das ações propostas durante a reunião do MOPOCEM sobre as ações para a educação de Ceilândia que foi realizada em 05/02/2011. Uma das metas é que sejam abertas, inicialmente, 20 turmas de alfabetização de jovens e adultos e que a matrícula dos alfabetizandos sejam vinculadas à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEE/DF.

O GTPA- Fórum EJA/DF vem colocando em suas pautas de luta a garantia de matrícula de todos os alfabetizandos na rede pública de ensino. Sabe-se que a educação é um direito de todos e  tem que ser garantido pelas instituições públicas. Portanto é dever do Governo, local e federal, ofertar e garantir a qualidade e permanencia seja qual for a idade ou a modalidade de ensino que o cidadão esteja cursando.

O 1º Curso de Formação de Alfabetizadores Populares teve início no dia 12/03/2011, com cinco encontros nos dias 12, 16, 17, 18 e 19/03. No dia 26/03 foi realizada a 1º oficina de confecção dos cartazes das palavras geradoras de Ceilândia que fomentam as discussões nos Círulos de Cultura da alfabetização que seguem os "moldes de Paulo Freire".

Clique aqui e assista o audiovisual da Oficina
 

Ato Público: Abraço pelo 2º Hospital de Ceilândia - 06/06

O Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor - MOPOCEM realizou um ato publico pela construção do segundo hospital de Ceilândia no dia 06/junho/2015, com um ABRAÇO COLETIVO ao terreno próximo a UPA de Ceilândia (no antigo Ceilambódromo), lugar que se considera estratégico para atender a população de Ceilândia e os novos setores habitacionais Pôr-do-Sol e Sol Nascente. Também está sendo realizado um abaixo-assinado onde conta-se com a participação efetiva dos moradores da cidade e regiões adjacentes. 

Ato pelo "Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político" - 26/07/14

Ao olharmos para a composição do nosso Congresso Nacional vemos que é um Congresso de deputados e senadores que fazem parte da minoria da População Brasileira. E para solucionar todos esses problemas fundamentais da nossa sociedade (educação, saúde, moradia, transporte, terra, trabalho, etc.) chegamos a conclusão de que não basta mudarmos ‘as pessoas’ que estão no Congresso, precisamos mudar ‘as regras do jogo’, mudar o Sistema Político Brasileiro.” Nesse sentido, o MOPOCEM convida a todos para participar de uma reunião sobre “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político” no dia 26 de Julho (próximo sábado), às 15h, na sede da Associação de Moradores da Guariroba/ASMOG, que fica localizada na EQNN 18/20 Bloco C, loja 05. Pontos de referência: avenida da Madeireira Demacol e Brisa Tower Hotel. No primeiro comércio 18/20 da Guariroba, antes do Estádio Abadião (do lado de baixo).

Acompanhe outras informação em www.plebiscitoconstituinte.org.br

Carta dos Movimentos e organizações sociais à população sobre UnB Ceilândia

Cerimônia de entrega dos Certificados aos Alfabetizadores de Ceilândia - 10/set/2011

No dia 10 de setembro de 2011, foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados aos alfabertizadores que participaram do 1º e 2º Curso de Alfabetizadores Populares de Ceilândia de 2011. Na ocasião, além da entrega dos certificados, foram realizadas apresentações culturais. Assistam os audiovisuais do evento.

DEBATE: Reforma Política - 25/abril/2015

reformapolitica_25-04-15.jpg

O Coletivo Sindical, Popular, e Estudantil de Formação Política realizou o "Debate: Reforma Política"  no dia 25/abril/2015, no auditório da Escola Técnica de Ceilândia, localizada à EQNN 14, A/E, Ceilândia Sul, ao lado da estação Guariroba do metrô. O evento contou com a participação de aproximadamente 87 pessoas e os debatedores foram Gladstone Leonel da Silva Junior, professor e Doutor em Direito pela Universidade de Brasília,  e Edson Cardone, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal. 

Fórum Popular por uma Ceilândia Melhor e mais Verde - 31/08/2013

Foi realizado no dia 31/08/2013, no auditório da Administração Regional de Ceilândia, Ceilândia/DF, o Fórum Popular por uma Ceilândia Melhor e mais Verde. Realizado pelo Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor - MOPOCEM, em parceria com o Movimento "Amigos do Parque", contou a participação maciça de várias lideranças comunitárias da cidade e representantes do Governo do Distrito Federal.

Fórum Popular por uma Ceilândia Melhor e mais Verde

AUTOAPRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES E COMPOSIÇÃO DA MESA DE DEBATES 

LEITURA DA CARTA COMPROMISSO E APRESENTAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE

FALA DO DEP. DISTRITAL CHICO VIGILANTE E DO SECRETÁRIO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL VIDIRIANO CUSTÓDIO

FALA DO PRESIDENTE DO IBRAM - NILTON REIS

FALA DO PROFESSOR NELSON MOREIRA SOBRINHO, COORD. DA CORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO DE CEILÃNDIA

DEBATE - 1º BLOCO

DEBATE 2º BLOCO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

I Ciclo de Debates do MOPOCEM: Combata o crack, preserve a vida! - 26/05

O MOPOCEM - Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor, realizou no dia 26/05/2012, no auditório do Centro Educacional 11 de Ceilândia, localizado na EQNP 01/05 do P'Norte, o I Ciclo de Debates do MOPOCEM: Combata o crack, preserve a vida!!!

O tema foi: "Seja crack na vida! Saia desse castelo de drogas!". Além da participação da comunidade de Ceilândia, o evento contou com a representantes das seguintes instituições:

- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferencia de Renda - SEDEST
- Coordenação da Regional de Ensino de Ceilândia - CRE-Ceilândia
- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD
- Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor - MOPOCEM
- Conselho Comunitário de Segurança de Ceilândia - CONSEG/Ceilândia
- Movimento Retomada pelo Centro Cultural de Ceilândia 
 

 

I Encontro de Formação do MOPOCEM - 26/11/2011

cartaz_encontro_mopocem2011.jpg

O MOPOCEM - Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor realizou no dia 26/11/2011 o I Encontro de Formação do MOPOCEM ne teve como temas: "Movimentos de Libertação na América Latina" e "Atualidade do Pensamento de Paulo Freire no Brasil e América Latina".

Visite também a página da Ceilândia

Movimentos de Ceilândia lutam por cursos noturnos na UnB-Ceilândia - jun/2014

No dia 03/06/2014, foi realizada, no auditório da Faculdade de Ceilândia - FCE/UnB, uma reunião entre os movimentos sociais de Ceilândia com o Magnífico Reitor da Universidade de Brasília - UnB, Profº Dr. Ivan Camargo, com o objetivo de fazer a avaliação dos cursos da Faculdade de Ceilândia - FCE por seus estudantes, docentes e coordenação, bem como fazer a entrega oficial do documento com a demanda dos moradores de Ceilândia sobre os cursos que devem ser oferecidos pela FCE, sobretudo no período noturno para atender a reais necessidades dos estudantes trabalhadores da cidade.

Reuniões do MOPOCEM

Espaço criado para articulação e divulgação do MOPOCEM - Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor.

Reunião dia 15/10/2011

Reunião do MOPOCEM - Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor, realizada em 15 e outubro de 2011. Pontos de pauta: informes, avaliação da caminhada, composição da nova coordenação e programação das próximas atividades.

 

Reunião dia 03/07/2011

No dia 03 de julho de 2011, foi realizada, no Centro Educacional nº 11 de Ceilândia, localizada à EQNP 1/5 do P norte, a reunião do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor - MOPOCEM. No encontro foram trabalhadas propostas sobre o Meio Ambiente e sobre a logo do Movimento.  Em breve, veja o registro em audiovisual. No próximo encontro será apresentado a versão final da logo.

Reunião dia 05/02/2011

Reunião realizada no dia 05/02/2011 que teve como ponto de pauta: levantamento dos planos de ação para área da Educação de Ceilândia.

 

Reunião dia 08/01/2011

Reunião realizada no dia 08/01/2011 que teve como ponto de pauta: elaboração da agenda para primeiros meses de 2011.

 

Reunião dia 09/04/2011

No dia 09 de abril de 2011, foi realizada, na Biblioteca Publica de Ceilândia, localizada à EQNN 13 lote B Área Especial, Ceilândia/DF, a reunião do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor - MOPOCEM. No encontro foram trabalhadas propostas sobre Cultura.  

  • Audiovisual

Reunião dia 12/01/2011

Dia 12/01/2011, reunião do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor - MOPOCEM e Audiência Pública com o Administrador de Ceilândia, Aridelson Almeida

Solicitação de complementação de bolsa para alfabetizadores entregue à SEE/DF - 22/03/2011

Clique aqui e leia o documento entregue à Secretária de Educação do Distrito Federal, Regina Vinhaes, no dia 23 de março de 2011, onde o MOPOCEM solicita compelmentação da bolsa para alfabetizadores populares que realizarão o trabalho de alfabetização de jovens, adultos e idosos em Ceilândia, junto ao CEPAFRE -Centro de Educação Paulo Freire.