Programa DF Alfabetizado: Juntos por uma nova história!

Este espaço é destinado para publicações relacionadas ao Programa DF Alfabetizado: Juntos por uma nova história!

Este programa, lançado pelo Governo do Distrito Federal, conta com a parceria dos movimentos sociais de Educação de Jovens e Adultos, sobretudo o GTPA-Fórum EJA/DF, e juntos objetivam tornar todos os jovens, adultos e idosos pessoas alfabetizadas e com condições de continuarem seus estudos na rede pública de ensino do DF. O GTPA-Fórum EJA/DF, por sua vez, defende uma educação ao longo da vida que possibilite o ingresso e a permanência dos trabalhadores no mundo do trabalho com qualidade e dignidade.

Conclusão da 2ª edição do DF Alfabetizado -- 10/08/2013

No dia 10/08/2013, foi realizada, no Museu Nacional da República, loclizado no Conjunto Cultural da Republica Setor Cultural Sul, S/N.  Brasília - DF, a cerimônia de Conclusão da segunda edição do Programa "DF Alfabetizado: Juntos por uma nova história!". Na ocasião, foi realizada também a cerimônia de posse dos integrantes da Agenda Territorial de EJA.

Defesa de Dissertação sobre Programa DF Alfabetizado - Dimitri Assis - 19/12

No dia 19/12/2013 às 14:30hs, na Faculdade de Educação da UnB - prédio FE 05 - Sala 11, foi realizada a defesa da pesquisa de mestrado do mestrando Dimitri Assis Silveira, cujo título é "O Programa DFAlfabetizado/Brasil Alfabetizado e a continuidade dos estudos: dos números à percepção dos sujeitos". A dissertação foi orientada pelo professor Drº Erlando da Silva Rêses. Leia mais...

Editais - Programa DF Alfabetizado

Este espaço é destinado para publicações relacionadas ao Programa DF Alfabetizado: Juntos por uma nova história!

Seleção de voluntários (alfabetizadores, coord. e intérpretes) - 3ª Edição

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal seleciona voluntários para assumirem atribuições de alfabetizador, tradutor-intérprete de Libras e alfabetizador-coordenador de turmas no Programa "DF Alfabetizado: Juntos por uma nova história!" As inscrições serão realizadas de 30 de abril a 17 de maio nas sedes das 14 Coordenações Regionais de Ensino do DF (veja endereço e telefone no Anexo I do Edital). Para mais informações acesse: www.se.df.gov.br.

Seleção de voluntários (alfabetizadores, coord. e intérpretes) - 2ª Edição

logodfalfab.jpg

A Secretaria de Educação do DF seleciona voluntários para assumirem atribuições de alfabetizador, tradutor-intérprete de Libras e alfabetizador-coordenador de turmas da 2ª edição do programa DF Alfabetizado: Juntos por uma nova história. As inscrições serão realizadas de 23 de novembro a 03 de dezembro nas sedes das 14 Coordenações Regionais de Ensino.

A previsão, nesta chamada, é atender 7.500 pessoas não alfabetizadas em aproximadamente 375 turmas a serem formadas em todas as Regiões Administrativas do DF.

Para mais informações acesse o site da Secretaria de Educação do DF.

Seleção de voluntários (alfabetizadores, coord. e intérpretes) - 1ª Edição

Edital abriu inscrição para alfabetizadores(as) do Programa DF Alfabetizado. Nesta primeira chamada, foram atendidos, prioritariamente, os territórios de Itapoã/Paranoá, Pôr do Sol, Estrutural e Sobradinho. As inscrições foram abertas para as Coordenações de Ensino (antiga DRE) do Paranoá, Guará, Ceilândia e Sobradinho. Para mais informações acesse: www.se.df.gov.br

Juntos pela EJA no GDF. Informe-se!

Criado para ser um espaço virtual aberto para dialogar sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o blog juntosnaejadf.wordpress.com procura integrar professores, estudantes, jovens, adultos e idosos; coordenadores pedagógicos locais, intermediários e centrais; formadores; gestores e demais profissionais da Rede Pública de Ensino do DF. Nesse sentido também procura-se fazer a ponte com o GTPA-FÓRUM EJA/DF. Informe-se e participe das ações propostas para elevar a qualidade da EJA no DF!

Clique aqui para acessar as informações sobre as Plenárias do Currículo em Movimento.

Lançamento do Programa DF Alfabetizado: juntos por uma nova história!

Foi lançado, no dia 08/07/11, o Programa DF Alfabetizado: Juntos por uma nova história. O objetivo é alfabetizar, ainda este ano, 10 mil pessoas a partir da criação de 500 turmas. O evento contou com a presença maciça do GTPA-Fórum EJA/DF, professores, autoridades do GDF e outras organizações da sociedade civil. 

Para mais informações acesse a página da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Projeto de Lei que regulamenta Programa DF Alfabetizado

Grande conquista para a luta da EJAT do GTPA-Fórum EJA/DF: foi aprovado e publicado no Diário da Câmara Legislativa do DF o Projeto de Lei-PL 1534/2013 do GDF que propõe "Estabelecer as diretrizes do Programa Brasil Alfabetizado - PBA no Distrito Federal e outras providências". O PL original apresenta, dentre outras questões, os objetivos do Programa, atribuições da Secretaria de Educação do DF, complementação de bolsas, funções dos "voluntários" e normas operacionais e financeiras. Em breve disponibilizaremos o documento final.

Cerimônia de encerramento da 1ª Edição do Programa DF Alfabetizado - 27/10/2011

logodfalfab.jpg

No sábado, dia 27 de outubro, de 14h às 18h, no auditório da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), foi realizada a cerimônia de encerramento da 1ª edição do Programa DF Alfabetizado:  juntos por uma nova história! Além dos alfabetizadores e alfabetizandos, que receberam seus certificados de conclusão e que foram os principais atores do programa, o evento contou com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, do secretário de Educação, Denilson Bento da Costa e outras autoridades.

Documentos importantes - Programa DF Alfabetizado

Foi lançado, no dia 08/07, o Programa DF ALFABETIZADO: Juntos por uma nova história. O objetivo é alfabetizar, ainda este ano, 10 mil pessoas a partir da criação de 500 turmas. O evento contou com a presença maciça do GTPA-Fórum EJA/DF, professores, autoridades do GDF e outras organizações da sociedade civil. Leia mais...

Dados sobre alfabetização no Distrito Federal

Este espaço é destinado para publicação dos dados sobre a Alfabetização no Distrito Federal.

Consulte níveis de escolaridade do moradores do DF no PDAD 2011 (página 26)

 Clique aqui e baixe o PDAD - DF 2011.

Dados do Programa DF Alfabetizado - 2ª Edição

A Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (CEJAd) divulgou os dados da 2ª edição do Programa DF Alfabetizado. Atualmente, participam 41 voluntários alfabetizadores-coordenadores de turma e 197 voluntários alfabetizadores.

3.889 jovens, adultos e idosos estão sendo alfabetizados em 214 turmas espalhadas por todo o DF. Confira os dados por Coordenação Regional de Ensino.

Em breve, será divulgado o resultado do novo processo seletivo. Aguardem!

Para mais informações, acesse o blog: http://juntosnaejadf.wordpress.com/