Skip to Content

Lago Sul

 

 

Histórico do Lago Sul
 

A construção de Brasília foi iniciada em 1956, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, tendo sido inaugurada em 21 de abril de 1960. Com a finalidade de facilitar a administração do Distrito Federal, a partir de 1964 o território foi subdividido em vinte e oito Regiões Administrativas (RA's), cada uma com um Administrador Regional, nomeado pelo governador, responsável pela promoção e coordenação dos serviços públicos da região, sendo o Lago Sul (lei 643/94) uma dessas.
A implantação do Lago Sul teve início com a construção de casas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP) para servir de residência aos seus diretores. Em 1959 foram construídas casas para oficiais da Aeronáutica, devido à proximidade da Base Aérea. Mais tarde o Lago Sul passa a ser habitado em razão de seus atrativos urbanísticos, tais como tamanho dos lotes, proximidade do Lago Paranoá e visão aprazível proporcionada pelo entorno imediato que, na época, era composto por diversos subsistemas do bioma do cerrado.
Os primeiros registros de projetos do Lago Sul datam de 1961. Em 1965 foi acrescida parte da QL 2 (atual QL 8), e em 1966 foi acrescida na QL 4 (atual QL 12) o Setor de Habitações Isoladas ou Residência dos Ministros. O Setor de Chácaras foi acrescentado em 1966, e apesar do Setor de Mansões Urbanas Dom Bosco possuir memorial datado de 1961, manteve-se praticamente desocupado até tal momento.
Em 1966 é registrado o acréscimo de um centro comercial no Trecho 1 (atual QI 5), era o Centro Comercial Gilberto Salomão, inaugurado em 1968, marcando o início da oferta de comércio e serviços no bairro até então exclusivamente residencial.  Este fato juntamente à inauguração em 1974 da Ponte das Garças, primeira ponte sobre o Lago Paranoá, e à abertura do supermercado Jumbo em 1978, representaram para a história de Brasília a "descoberta do Lago Sul". Também em 1966 foram criados lotes para postos de abastecimentos (PAG e PLL) em todo o setor. A década de 70 então marca a consolidação do Lago Sul, com o início da oferta de comércio e serviços e a melhoria da acessibilidade ao Plano Piloto com a construção e o funcionamento de mais uma ponte (Costa e Silva).
Em 1981, foi elaborado o Plano Diretor de Urbanização da Orla do Lago Paranoá, que definiu pontos de atração no SHIS e SHIN, destinados à implantação de equipamentos comunitários de recreação e de lazer interligados por uma ciclovia.
Complementando o projeto original do bairro, foi elaborado o projeto URB/MDE 18/84. Seu objetivo era desocupar as áreas públicas usadas por residências, principalmente as situadas às margens do Lago Paranoá, para criação de novas áreas para equipamentos comunitários de recreação, como ciclovias para passeios públicos, além de garantir o acesso da orla leste. Até os dias de hoje este projeto foi parcialmente implantado.
Em 1993 foi registrado o projeto URB/MDE 88/92, complementando o SMDB com alguns conjuntos residenciais e com a criação de áreas para comércio, escola, jardim de infância, delegacia e Postos de Abastecimentos. Este projeto foi elaborado com base no documento "'Brasília Revisitada", que também propôs a Mancha E como área de expansão urbana, além de ter admitido o fracionamento dos lotes das mansões em condomínios.
O projeto URB/MDE 29/97 foi elaborado para complementar o projeto URB/MDE 18/84 no que diz respeito à utilização das áreas destinadas ao futuro parcelamento dos lotes, e visou à diminuição do déficit de equipamentos e comércio existentes nas quadras do Lago Sul, bem como nos condomínios das proximidades, das cidades de São Sebastião e Paranoá, e a viabilização da 3ª ponte, a Ponte JK.
Atualmente, a RA XVI (Lago Sul) é formada basicamente de área urbana e está dividida em Setor de Habitação Individual Sul (SHIS), Setor de Mansões Urbanas Dom Bosco (SMDB), Setor de Estaleiros, Aeroporto, Base Aérea de Brasília, Setor Ermida Dom Bosco e Jardim Botânico. Há uma pequena área rural junto a Barragem do Paranoá e outra onde se localiza o Campo Experimental Água Limpa da UnB.
O Lago Sul dessa maneira tem por competência representar o GDF no âmbito dos limites da poligonal do Lago Sul, coordenando e executando atividades e serviços de interesse da comunidade sob sua jurisdição. E, sempre que necessário, servindo como canal de articulação com os demais órgãos do Executivo, com o Legislativo e com o Ministério Público. Por meio da Ordem de Serviço nº 049 desta RA XVI, publicada no DODF nº 174 de 10.09.97, fica fixada a data comemorativa da RA XVI entre 24 e 31 de agosto.
(Com adaptações)