Skip to Content

Santa Maria

REGIÃO ADMINISTRATIVA XIII – SANTA MARIA

  • Histórico Oficial

O Núcleo Rural Santa Maria permaneceu como área rural da RA II - Gama até 1992, quando a Lei nº 348/92 e o Decreto nº 14.604/93, criaram a Região Administrativa de Santa Maria. A cidade é fruto de um grande programa de distribuição de lotes realizado pelo governo do Distrito Federal.

Sua criação visou atender o programa de assentamento de famílias de baixa renda, em lotes semiurbanizados. O governo loteou uma área do Núcleo Rural Santa Maria e para cá transferiu e fixou os moradores das invasões do Gama e das demais localidades do Distrito Federal. Santa Maria é composta de área urbana, rural e militar.

Na área urbana, o perímetro urbano da Região Administrativa de Santa Maria resulta em 1.200 hectares de área abrangendo um total de 39 quadras residenciais (QR), 59 quadras de comércio local (CL), 10 áreas especiais (AE), 03 áreas complementares (AC), 03 áreas central (QC 01, QC 02, QC 03) e 02 áreas destinadas a parques urbanos. Na área rural, estão os Núcleos Rurais Alagado, nos lotes 1 a 16 e Santa Maria, Áreas Isoladas: Água Quente e Santa Bárbara e Colônia Agrícola Visconde de Inhaúma, onde predominam a atividade agropecuária e a exploração de jazidas de cascalho.

As primeiras quadras foram ocupadas a partir de fevereiro de 1991. Antes mesmo da criação oficial da cidade, os lotes eram distribuídos por órgãos do próprio Governo como base no Plano de Ocupação e Expansão Urbana aprovada na 223ª reunião do Conselho de Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente (CAUMA) que previa a média de 400 a 500 habitantes por hectare.

Fonte:<http://www.santamaria.df.gov.br/sobre-a-secretaria/conheca-nome-ra-ra-xix.html>. Acessado em 16 set. 2013.