PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES NO PROJOVEM CAMPO

Foram prorrogadas, até a próxima quarta-feira (11), as inscrições para os professores em regime de Designação Temporária (DT) para o Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra Capixaba. A ficha de inscrição e toda a documentação necessária devem ser enviadas à Comissão Central da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), via correios, no seguinte endereço: Avenida César Hilal, 1111, Santa Lúcia, em Vitória - Cep: 29056-085.

O processo de seleção será realizado por área de conhecimento e município, para atendimento às necessidades de excepcional interesse público do ProJovem Campo, para atuarem, por dois anos, nos seguintes municípios: Afonso Cláudio, Aracruz, Boa Esperança, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Itapemirim, Linhares, Mantenópolis, Montanha, Nova Venécia, Pedro Canário, Ponto Belo, Pancas, Presidente Kennedy, São Mateus, Vila Pavão e Vila Valério.

Confira o edital no www.sedu.es.gov.br

 

SÍNTESE DO II SEMINÁRIO PROEJA-ES.

imagem logo proeja.JPG

 

Foi realizado nos dias 27 e 28 de Novembro de 2008 no CEFETES-Vitória, o II Seminário PROEJA-ES com o tema “Formação de educadores:

Entre praticas curriculares e os desafios da integração.”. Voltado para temáticas de interesse da comunidade que estuda e vivencia a pratica educativa da EJA e da educação Profissional na cidade e no campo.

 
Os principais objetivos do seminário foram: Socializar as experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes; refletir sobre o currículo integrado e seus desafios no contexto político-educacional contemporâneo e discutir o papel das novas tecnologias e suas contribuições na construção de espaços virtuais de formação.
 
Para isso contamos com a programação de dois dias de atividades contendo palestras, comunicações temáticas e rodas de prosa.
 
O evento teve início às 9h: 00 do dia 27 e contou com uma belíssima apresentação cultural, de Dança Contemporânea. Em seguida teve inicio a conferencia, palestra e mesa redonda abrangentes ao tema central do seminário. Contamos com a presença do Prof. Dante Henrique Moura (CEFET-RN) como conferencista da mesa de abertura, e do Prof.Elieser Toretta Zen (CEFETES) como coordenador da conferenciaCurrículo como espaço de integração da educação básica com a educação profissional na modalidade EJA. Com a abertura para debate às 11h e após proveitosas discussões, intervalo para o almoço e socialização entre os participantes.
As 14h retomamos as atividades com a contribuição da Profª.Maria Luiza Angelim (UNB) como palestrante e Prof. Marcelo Schmidt (CEFETES) como coordenador da enriquecedora palestra: EJA, educação profissional e novas tecnologias. Posteriormente contamos importante debate aberto aos participantes e seguidamente intervalo para o Coffee Break.
A mesa redonda “Educação profissional e as demandas da educação do campo” teve inicio as 16h00min horas e contou com a participação do Prof. Paulo Scarim (UFES) e do Prof. Rogério Caliari (EAFCOL) como integrantes e da Profª.Edna Castro de Oliveira (UFES) como coordenadora Posteriormente, seguiu-se proveitoso debate com abertura para os participantes, que de tão envolvente se estendeu até às 19h: 00 mim, encerrando assim as atividades do dia.   
 
No dia 28 às 8h: 00 iniciaram-se as comunicações temáticas, e às 9h: 30 a abertura das rodas de prosa divididas e quatro temas tais como: 1- Educação Profissional e EJA, coordenador- Prof.Dante Henrique Moura (CEFET-RN), relatora-Mestranda Gerliane Martins Cosme/ 2-Educação Profissional e educação do Campo, coordenador- Prof.Breno Louzada Castro de Oliveira (SEME/PMV), relator-Mestrando Sebastião Ferreira/3-Educação Profissional, EJA e novas Tecnologias, coordenadora- Profª.Maria Luiza Angelim (UNB), relator - Prof.Alex Jordane de Oliveira (CEFETES) /4-Experiências de Organização Curricular na EJA, coordenadores- Profª.Andrea de Souza Batista (PMS) e Prof. Marcus Vinícius Podestá (PMV), relatora-Mestranda Helen Márcia Barbosa Silva.
 
O II Seminário PROEJA contou com total de 164 inscritos que apreciaram, questionaram e refletiram nestes dois dias de evento. Contou com representantes de 14 municípios do Espírito Santo, o que reflete a relevância e o crescimento do interesse e participação dos educadores em projetos e movimentos que tematizam a questão da educação profissional integrada a educação de jovens e adultos na educação básica.