Histórico

           Conhecendo a história do Fórum EJA/ES.

O Fórum de EJA do Espírito Santo emerge do Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos da Grande Vitória que, em 1998, dá início ao movimento, através de um projeto de extensão. Com essa característica, o Fórum de EJA da Grande Vitória, surge como resultado de demandas de formação de educadores que buscavam na Universidade oportunidades de formação.
 
O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (NEJA/UFES) assumiu inicialmente a articulação do Movimento local na composição com diversos segmentos: Delegacia Regional do MEC (DEMEC), SEDU, secretarias municipais, superintendências regionais, sindicato, Ongs, FINDES, movimentos sociais, educadores e profissionais militantes da área de EJA. Articulado a uma mobilização que emergia em nível nacional, o Fórum de EJA/ES foi o 3º a se constituir somando-se aos fóruns já instituídos nos Estados de RJ e MG.
 
O Fórum se comportou inicialmente, muito mais, como espaço de formação, informação e intercâmbio de experiências do que como instância de discussão política e de encaminhamento de ações efetivas na defesa e valorização da EJA junto às instâncias públicas. Ao longo do tempo, em função da dinâmica dos cenários produzidos pela mobilização crescente em nível nacional, e pelo próprio fortalecimento do movimento em âmbito estadual, o Fórum Permanente de EJA da Grande Vitória passa a se constituir, em 2001, como Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo.
 
No seu percurso o Fórum/ES tem contado com a adesão de diversas entidades envolvidas com a EJA: CEEJAs, UNDIME, movimentos sociais, Ação Comunitária do Espírito Santo, Associação dos Educadores Cristãos, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo, dentre outros. A não assunção da participação efetiva de cada um desses segmentos tem trazido dificuldades para manter a dinâmica da pluralidade que vem sendo afirmada como uma das bandeiras do movimento em nível nacional.
 
Uma comissão formada por representantes dos segmentos que participam do Fórum se reúne regularmente para discutir e articular os encontros e para encaminhar as deliberações que são propostas.
 
AÇÕES DE INTERVENÇÃO
 
·          PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO É UM DIREITO:
 
Em 2003, início da atual gestão, a Secretaria Estadual      de Educação (SEDU) se reaproximou do Fórum e trouxe como     demanda a participação do movimento na discussão e formulação do Programa Alfabetização é um direito. Este tinha como meta “reduzir em aproximadamente 30% o índice de analfabetismo no ES até o ano de 2006, considerando os dados do IBGE/PNAD de 2001, o que corresponde à alfabetização de 76.500 jovens e adultos.
 
·          IMPLEMENTAÇÃO DA MODALIDADE EJA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: 
 
O Fórum do Espírito Santo participou de ciclos e debates promovidos durante o ano de 2005, pela Secretaria de Educação da Capital. Os debates tinham como objetivo construir uma política de EJA para o município e contou em seus encontros com a participação da então representante dos Fóruns na CNAEJA, professora Jane Paiva.
  
·          PARTICIPAÇÃO DE UM MEMBRO DO FÓRUM LOCAL NA COMISSÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO DE EJA, DURANTE O PERÌODO DE 2006/2007-PROFª. EDNA CASTRO COMO REPRESENTANTE DOS FORUNS DE EJA.
 
·         REALIZAÇÃO DO DIAGNOSTICO INICIAL DA EJA NO ES, COMO PARTE DO MOVIMENTO PREPARATÒRIO PARA 6ª CONFERENCIA INTERNACIONAL.
 
        PARTICIPAÇÃO DA MESA PERMANENTE DE  EJA DO ES.
 
 
           DESAFIOS DO MOVIMENTO
 
·         Que estratégias podemos produzir para fortalecer a articulação e participação política dos segmentos na construção de uma política de auto-financiamento?
 
·        Como estruturar nossos posicionamentos em relação às questões conjunturais: financiamento, ENCCEJA programas de governo (PROEJA, PROJOVEM, PRONERA, Brasil Alfabetizado, Pescando Letras, Saberes da Terra etc.) Como avaliamos? Como nos posicionamos? Como intervirmos?