Relatoria do GE 2: EJA e Currículo

Relatoria do grupo de estudo: Eja e currículo (GE 2)
Coordenadora: Maria Clemência
Relatores: Moisés e Vanessa

Dinâmica de Apresentação – Primeiramente foram recolhido os documentos de identidade ou de identificação dos participantes do GE. Em seguida, os documentos foram misturados em uma sacola e aleatoriamente, cada participante recolhia um documento para apresentar seu colega de grupo, falando suas características, tentando traçar um perfil para o sujeito.

O objetivo da dinâmica era trabalhar a(s) identidades(s) e sua relação com o currículo. Dessa forma, foram trabalhados os prazeres, as relações de trabalho, a origem, as expectativas dos sujeitos, entre outros.

Através dessa dinâmica desconstruiu-se a idéia de que currículo é só conteúdo escolar. Descobrimos que para a construção de um currículo, precisamos conhecer verdadeiramente quem são estes sujeitos da EJA. Isto é, sua origem popular e cultural, suas expectativas, sua história de vida, tornando-o elemento essencial nesta construção.

Questões que emergiram durante a discussão:
- O que e como trabalhar com os alunos da EJA?
- Como dissociar a EJA da suplência/supletivo?

Alguns apontamentos em relação às questões:

- Essa “resistência” deveria ser quebrada para uma melhor compreensão da modalidade. A aula não deveria ser expositiva e sim dialogada. É preciso esclarecer aos alunos a diferença entre suplência e EJA para eles se perceberem como sujeitos da EJA.
- A suplência nega um dos eixos do Referencial Curricular para EJA que é o trabalho com a dimensão da história e saberes dos sujeitos.
- Partir da realidade do sujeito significa ampliar e qualificar o processo social do aluno e sua intervenção na sociedade.
- Ouvir nossos alunos é muito difícil, mas é preciso. Os tempos precisam ser outros, bem como a Organização do Trabalho que deve respeitar a diversidade.
- A participação do sujeito é extremamente importante na construção do currículo. O currículo precisa ter significado de vida (histórico de vida, relação de trabalho, valores, práticas culturais...)
- Pensar o currículo na escola significa pensar todo o trabalho na/da escola (planejamento aula/hora, horário de entrada e saída, calendário, compartimentalização dos saberes)
- Possibilidades de trabalho, pensando na diversidade: trabalhar com grupos de interesses e trocas de experiências entre os sujeitos da EJA.