IV EREJA (2017)

Fórum de Educação de Jovens e Adultos de São Paulo - IV EREJA Sudeste

 

TEMÁTICA E PROGRAMAÇÃO

 

TEMA: “A EJA e os 20 anos da LDB: Nenhum direito a menos diante da atual conjuntura política”

 

EMENTA:

 

O IV EREJA SUDESTE reconhece a EJA como uma modalidade para concretização do direito à educação para jovens, adultos e idosos/as. Além disso, é um tempo de reflexão que reafirma a modalidade na concepção crítica e libertadora, a qual sustenta políticas e práticas pedagógicas com significância para trabalhadores/as, na perspectiva de transformação social.

Ao propor o tema: “A EJA e os 20 anos da LDB: Nenhum direito a menos diante da atual conjuntura política”, tem-se como objetivo organizar um processo reflexivo de políticas e práticas de EJA, em que é possível analisar os impactos, as limitações, os desafios e as conquistas da modalidade diante dos 20 anos da Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

A intencionalidade dessa reflexão considera o contexto político atual do país, em que há um golpe de Estado que é apoiado pelas proposições políticas neoliberais, as quais ameaçam os direitos sociais conquistados.

Essa análise com foco na modalidade está atenta à posição crítica emancipatória que reconhece esse tempo de educação como direito a todos/as, sob a responsabilidade do Estado, com atenção às especificidades necessárias às políticas e práticas de EJA.

Considerando então esse contexto, o IV EREJA Sudeste, a ser realizado em Guararema /SP, em agosto de 2017, coloca o desafio de discutir o papel dos Fóruns de EJA como um movimento de resistência e de afirmação do direito à educação para jovens, adultos e idosos/as num tempo, em que se confirma um golpe de Estado e a LDB completa 20 anos de implantação constituídos por limites, possibilidades e contradições.

Também é proposta deste encontro debater os temas que serão pauta do próximo Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos – XV ENEJA, a partir do documento orientador nacional “20 anos de modalidade na LDB: e na prática em contexto de governo golpista?”, que propõe três eixos para o debate: A EJA como direito; Currículo e as especificidades dos sujeitos na forma de ofertar; Os Fóruns e seu papel na garantia do direito.

A concepção de Educação Popular e o pensamento freireano estarão “suleando” (FREIRE, 1994) as discussões e propostas construídas nesse encontro, que será organizado em uma noite e dois dias, na data de 04/08 a 06/08.

O planejamento das atividades permitirá debates e análise da conjuntura, além de observar os papéis dos Fóruns de EJA.

As atividades serão organizadas na Escola Nacional Florestan Fernandes, visto que esse local de formação apresenta alinhamento com toda a orientação política que sustenta o encontro, além de marcar um perfil de identidade com os movimentos dos Fóruns da região Sudeste que buscam se fortalecer na busca pelo direito à educação para todos/as.

 

Programação: 

 

Dia 04/08

Horário

 

Atividade

Tarde

15h

- Credenciamento

16h às 16h15

- Café da tarde

17h

- Abertura

18h

- Roda de Prosa: A EJA e os 20 anos da LDB: “Nenhum direito a menos diante da atual conjuntura política”

Noite

19h

- Jantar

20h

Continuidade da Roda de Prosa

05/08/2017

Manhã

7h às 7h30

- Café

7h45

- Mística

8h às 9h30

- Diálogo com MST

10h às 10h15

- Café

10h15 às 12h

 Discussão em 4 grupos:

- EJA como direito

- Currículo e as especificidades dos sujeitos na forma de ofertar

- Os fóruns e seu papel na garantia do direito a EJA

 (Um desses temas se repete)

12h às 12h30

 Almoço

Tarde

13h às 16h

 - Exposição dos fóruns com apresentação do diagnóstico de cada estado

16h às 16h15

 Café

16h15 às 18h30

 Debate em subgrupo por temática, com leitura das propostas já organizadas no EREJA III e nosso caminhos encaminhamentos por propostas

Noite

19h

Jantar

20h

Sarau

06/08/2017

Manhã

7h às 7h30

 Café

7h45

 Mística

8h às 12h

 Plenária

 Partilha

 Apresentação do balanço financeiro

 Escolha do estado que sediará o próximo EREJA

 Encerramento