Encontros Nacionais

Apresentação dos representantes

ENEJA'S

Veja a seguir os Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA's), organizados pelos Fóruns Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, desde 1999, sendo sua periodicidade anual até 2009, passando a bianual a partir de então, intercalados com encontros regionais. Dos encontros dos Fóruns Estaduais que são retirados os delegados para participarem do ENEJA.

I ENEJA

 O I Encontro Nacional de Educação e Jovens e Adultos, foi realizado no SESC/Rio de Janeiro, no período de 8 a 10 de setembro de 1999.

Acesse aqui o Relatório Final

II ENEJA

 O II Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, aconteceu no Centro de Tecnologia Educacional em Campina Grande (PB), entre os dias 7 a 9 de setembro de 2000.

Acesse aqui o Relatório Final

III ENEJA

 O III ENEJA aconteceu no Centro de Convenções do Anhembi, São Paulo (SP), nos dias 05 e 06 setembro de 2001.

Acesse aqui o Relatório Final

IV ENEJA

 O IV Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos aconteceu no SESC Venda Nova - Belo Horizonte (MG), entre os dias 21 e 24 de agosto de 2002.

Acesse aqui o Relatório final do IV ENEJA.

V ENEJA

O V Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos aconteceu  no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá (MT), entre os dias 3 a 5 de setembro de 2003. 

Acesse aqui o Relatório final do V ENEJA.

VI ENEJA

 O VI ENEJA aconteceu entre os dias 8 a 11 de setembro de 2006, no Hotel Ritter, em Porto Alegre (RS).

Para saber mais sobre o VI ENEJA, encontre aqui:

VII ENEJA

 O VII ENEJA aconteceu entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro de 2005, no Centro de Treinamento em Educação/CNTI de Luziânia (GO).

Para maiores informações acesse aqui:

VIII ENEJA

 O VIII ENEJA aconteceu em Recife (PE), entre os dias 30 de agosto de 2 de setembro de 2006.

Acesse aqui o Relatório síntese do encontro.

IX ENEJA

O IX ENEJA aconteceu entre os dias 18 a 22 de setembro de 2007.

No dia 18 as atividades foram desenvolvidas no Teatro Guaíra em Curitiba, entre os dias 19 e 22 de setembro a programação aconteceu no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, na cidade de Pinhão (PR).

Para maiores informações acesse aqui:

X ENEJA

O X ENEJA aconteceu em Rio das Ostras (RJ), entre os dias 27 e 30 de agosto de 2008.

O X Encontro Nacional representou um importante marco na trajetória da articulação da EJA no Brasil, tendo como tema "História e memória dos Encontros Nacionais dos Fóruns de EJA no Brasil: dez anos de luta pelo direito à educação de qualidade social para todos"

Para maiores informações acesse aqui:

XI ENEJA

 O XI Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos foi realizado no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Hangar, em Belém do Pará, no período de 17 a 20 de Setembro de 2009.

Para maiores informações:

MOVA's

Confira a seguir os Encontros Nacionais dos Movimentos de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA's), a partir de 2001.

O 3° Encontro Nacional de MOVAs aconteceu na cidade de Goiânia, Goiás, entre 10 a 12 de agosto de 2003, realizado pelo Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos e seus parceiros.

1º MOVA

O 1° Encontro Nacional dos MOVA's aconteceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2001.

Para maiores informações:

2° MOVA

O 2º Encontro Nacional de MOVA-ABC, aconteceu em Santo André, em julho de 2002, com pauta dirigida ao aprofundamento do conceito de parceria, das questões de gênero, etnia e de portadores de necessidade especiais.

Clique aqui e acesse as fotos do encontro.

3° MOVA

 O 3° Encontro Nacional de MOVAs aconteceu na cidade de Goiânia, Goiás entre 10 a 12 de Agosto de 2003.

Tema: O MOVA como Política Pública

Para maiores informações:

  • Cartaz
  • Texto de divulgação do 3° MOVA, contendo Objetivos, Programa, Informações Gerais para Inscrição no Evento, Orientações para Inscrição de Trabalho e Ficha de Inscrição.
  • Relise do evento
  • Programação Geral
  • Programação - Relatoria e Troca de Experiências
  • Lista das Atividades Culturais que ocorreram no evento.
  • Relatório Final
  • Carta do 3º encontro MOVA

 

4° MOVA

O IV Encontro Nacional de MOVAs ocorreu em Campo Grande/ MS no Período de 9 a 11 de junho de 2004 e teve como Tema: MOVA Brasil na Política Pública de EJA.

Para Maiores informações:

5° MOVA

O 5° Encontro Nacional de MOVAs aconteceu em Brasília/DF no período de 9 a 11 de junho de 2005.

Tema: "MOVA - BRASIL, tecendo a Educação Popular Libertadora: Política Pública e Diversidade."

Para maiores informações:

6° MOVA

O VI Encontro Nacional de MOVA aconteceu em Fortaleza/ Ceará, no período de 15 a 17 de junho de 2006.

7° MOVA

O VII Encontro Nacional do MOVA aconteceu em São Sebastião/ São Paulo, no período de 27 a 29 de junho de 2008.

Para maiores informações:

8° MOVA

Aconteceu em Natal, Rio Grande do Norte, de 24 a 27 de agosto de 2010, o 8º MOVA - Brasil que contou com 450 delegados(as) participantes e teve como tema "Os diferentes conceitos de alfabetização e a perspectiva de continuidade".

9° MOVA

O IX Encontro Nacional de Alfabetização de Jovens e Adultos - MOVA aconteceu em Embú das Artes, São Paulo, de 26 a 29 de julho de 2012 com o tema "Alfabetização como Direito e Justiça Social". Para saber mais sobre o Encontro, acesse aqui

 

 

Seminário de Formação de Educadores

Acompanhe neste espaço as informações sobre os Seminários Nacionais de Formação de Educadores de Jovens Adultos, realizados a partir de 2006. Um dos resultados dos Seminários tem sido a sistematização de um livros com as conferências, mesas, relatórios, entre outros.

Destacamos que o II Seminário de Formação de Educadores de Jovens e Adultos aconteceu em Goiania/ GO, no período de 30 de maio a 02 de junho de 2007, sob a coordenação do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, numa construção coletiva com os demais Fóruns do Brasil.

I Seminário Nacional - UFMG

Este espaço é reservado para informações acerca do 1° Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens Adultos, que se realizou em Minas Gerais. Cujo árduo trabalho resultou na publicação de um belo livro.

 

 

 

 

 

A temática sobre a formação do educador no campo da EJA têm ocupado cada vez mais lugar de destaque. Sendo uma entre tantas questões discutidas na EJA, a formação vem sendo colocada como uma das estratégias para se avançar na qualidade da educação. Pergunta-se como vem se dando a preparação dos educadores para atuarem na EJA? Em que momentos e em quais espaços essa formação vem sendo realizada? Quais têm sido as exigências, as expectativas e os interesses colocados para esse processo de formação? Quais as instituições que vêm assumindo o papel, a função de formadora de educadores? Desta forma, no VII ENEJA – Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, realizado no Distrito Federal em 2005, o segmento que reúne os professores das Instituições de Ensino Superior discutiu e decidiu por encaminhar ao Ministério da Educação, como umas das propostas ao final do Encontro, a realização de um seminário temático sobre a formação do educador de jovens e adultos. É nesse cenário que se realizou, em maio de 2006, em Belo Horizonte, o Seminário Nacional sobre Formação do Educador de Jovens e Adultos, organizado pelas seguintes universidades federais: de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (UFOP), de Viçosa (UFV), de Juiz de Fora (UFJF), de São João del Rei (UFSJ); pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) com apoio do MEC e da UNESCO. Este livro é o resultado, o produto final da realização do Seminário. São quinze textos, correspondentes aos quinze autores, apresentados e discutidos no decorrer do evento e o relatório final. Os textos foram agrupados em seis momentos distintos da programação: A Configuração do Campo da EJA; a Formação Inicial da EJA; a Formação Continuada em EJA; a Pesquisa sobre Formação em EJA; A Extensão como Espaço de Formação e; finalmente, a Plenária Final em que se discutiu e aprovou o Relatório como documento de sistematização e contribuição do Seminário.

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

II Seminário Nacional - UFG

O II Seminário de Formação de Educadores de Jovens e Adultos aconteceu em Goiania/ GO, no período de 30 de maio a 02 de junho de 2007.

Tema: Os desafios e as perspectivas da formação dos esducadores de jovens e adultos.

Para maiores informações:

III Seminário Nacional - Porto Alegre

O III Seminário Nacional de Formação de Educadores de EJA, realizado em Porto Alegre entre os dias 26 e 28 de maio, contou com a participação de delegados dos Fóruns de EJA de todo o Brasil.

Para maiores informações acesse aqui:

Apresentação de slides

Professora Adelaida Enteza (ICAE- ME-Uruguai)

Professora Jane Paiva (UERJ)

Professor Leôncio Soares (UFMG)

Professor Luiz Percival Leme Brito ( Universidade de Santarém - PA)

Professora Maria Margarida Machado (UFG)

Professora Monica De La Fare (Universidade Nacional de la Plata - Argentina)

Professor Renato Hilário dos Reis (UnB)

Professora Rosa Porcaro (UFMG)

Professora Silvia Brusilovsky ( Universidad Nacional de Luján - Argentina)

Professora Vera Maria Vidal Peroni ( UFRGS)

Conferência de abertura do III SNF

Assista aqui a palestra de abertura com o professor Luiz Percival Leme Brito

Painel I - Rosa Porcaro e Maria Margarida Machado

Seminário de Pesquisa Pensando a EJA no Centro-Oeste

Seminário de Pesquisa: Pensando a EJA no Centro-Oeste, realizado na Faculdade de Educação/UFG, sala 252, no período de 02 a 03/02/2010 pelo:

  • Projeto 19 – O PROEJA indicando a reconfiguração do campo da Educação de Jovens e Adultos com qualificação profissional – desafios e possibilidades - Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA/CAPES/SETEC
  • Rede Goiana de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Formação Profissional -Projeto de Pesquisa: Educação de Jovens e Adultos e formação profissional – desafios conceituais e relação com mundo do trabalho

Para mais informações, acesse: