Skip to Content

Histórico

Histórico do Fórum Regional Metropolitano

O Fórum Regional Metropolitano de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi criado a partir do VIII Encontro Estadual do Fórum Goiano de EJA, realizado em Goiânia, de 04 a 06 de junho de 2009, cujo tema foi “Identidades da EJA: conquistas, desafios e estratégias de luta”. Teve como uma das deliberações definir ações concretas no intuito de organizar a criação de fóruns regionais com objetivo de regionalizar as discussões de políticas públicas para a EJA.

Nesse encontro foram criadas cinco comissões para mobilizar e organizar mais quatro Fóruns Regionais: Metropolitano, Norte Goiano, Sudoeste Goiano, da Região das Águas e promover a reorganização do Fórum Regional do Entorno Sul.

No dia 25 de junho de 2009 foi realizada, na sede do Projovem Urbano de Goiânia, uma reunião para a implantação do Fórum de EJA da Região Metropolitana. Participaram: Projovem Urbano de Goiânia; Conselho Municipal de Educação de Goiânia (CME); Uncme-GO; Centro de Formação de Profissionais de Educação e Divisão de Educação Fundamental de Adolescentes, Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia; SME de Aparecida de Goiânia, e Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO).

Nesta reunião deliberaram que seriam realizadas 5 reuniões semestrais, sendo 3 no período vespertino e 2 no período noturno, em regime de rodízio entre os municípios e entidades participantes e construíram uma agenda de encontros. No dia 20 de agosto de 2009 foi realizada a primeira reunião do Fórum Metropolitano de EJA, no auditório da SME de Aparecida de Goiânia. No dia 24 de setembro de 2009 a segunda reunião do Fórum Metropolitano foi no auditório da Biblioteca Municipal da SME de Senador Canedo. A terceira reunião foi realizada no mês de outubro de 2009, na Escola Estadual José Honorato de Carvalho, no noturno. Foram eleitos para Comissão Executiva do Fórum Metropolitano de EJA os representantes dos segmentos: coordenador - professor Marcos Otoniel Massi da Cunha (CME de Goiânia e Uncme/GO), secretaria executiva - professor Rodrigo Melo Cunha e Santos – Projovem Urbano e SME de Goiânia e professora Wilma Martins – Centro de Formação de Profissionais de Educação da SME de Goiânia.

No final de 2010, o Fórum Regional Metropolitano passou a ser coordenado pela professora Mariana Pereira Cunha, e a secretaria executiva sob a responsabilidade da professora Marilurdes dos Santos (SME de Aparecida de Goiânia) e, a partir de 2011, da professora Maria Aparecida Bastos (Seduc de Aparecida de Goiânia). No ano de 2014 passou a coordenação para o professor Rafael Vieira de Araújo.