Skip to Content

Artigos

  • Artigos produzidos pelas pessoas vinculadas à Universidade Federal de Goiás/UFG - Faculdade de Educação e/ou parceiros:

ABREU, Adão José Araújo de. Experiênica de Sistematização do PROEJA-FIC/PRONATEC da Escola Municipal Professor Nadal Sfredo. 2015.

ALVES, Miriam Fábia; COSTA, Cláudia Borges. A formação continuada dos docentes do Proeja/FIC/Pronatec na rede municipal de ensino de Goiânia: os desafios do fazer coletivo.

AMORIM, Rodrigo de Freitas. Dinheiro público, oferta privada: a dinâmica do financiamento e da oferta de educação profissional no Sistema S. Goiânia, 2015.

AMORIM, Rodrigo de Freitas. A formação do trabalhador no Proeja: entre laços e embaraços do discurso oficial aos diálogos PROEJA/IFG. Goiânia, 2015.

AMORIM, Rodrigo de Freitas. Os Institutos Federais e o PROEJA: uma leitura a partir de Pierre Bourdieu. Goiânia, 2015.

AMORIM, Rodrigo de Freitas. A formação do trabalhador e da trabalhadora numa perspectiva freiriana. Revista InterAção, v. 42, n. 2, p. 481-499, maio/ago. 2017.

AVELAR, Glaucia Maria Morais França. O processo de constituição e implementação das Propostas Político-Pedagógicas da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos na Rede Municipal de Educação de Goiânia no período de 1993 a 2015: uma pesquisa em andamento. 2017

BALIEIRO, Rita de Cássia; Rodrigues, Maria Emilia de Castro. Análise de relatos de memória de professores do  Proeja FIC/Pronatec de uma Escola de Municipal de Goiânia. In: IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder. Jataí, 2015.

BOMFIM, Raisa Gabriele Martins. FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino. Fórum Goiano de Educação de Jovens e adultos e o Portal do Fórum: Contribuições na Formação Continuada de Profissionais que Atuam com a Educação de Jovens e Adultos. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS, 2015, São Paulo. Anais...São Paulo, 2015.

BOMFIM, Raisa Gabriele Martins. Educação de Jovens e Adultos em Goiás: Da negação ao direito à educação. A continuidade é possível? Goiânia, 2017.

COSTA, Cláudia Borges; MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos Integrada à. Educação Profissional. In: X Seminário Internacional da La Red Latino-americana de Estudios sobre Trabajo Docente (Rede ESTRADO). Salvador, BA, 2014.

COSTA, Cláudia Borges; CASTIONI, Remi. Educação, Qualificação e Trabalho nas Cadeias de Produção Global – trajetória educativo-laboral de trabalhadoras em confecções de Goiânia-GO. XIV ENCONTRO NACIONAL DA ABET - 2015 – Campinas-SP.

COSTA, Cláudia Borges. RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Formação continuada dos profissionais do Proeja-FIC em Goiânia-Go: ações, limites, contradições e possibilidades. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS, 2015, São Paulo. Anais...São Paulo, 2015.

COSTA, Cláudia Borges. RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Avaliação da Educação de Jovens e Adultos no Plano Municipal de Educação de Goiânia 2004-2014. Goiânia, 2015.

FARIAS, Maria do Rosário Teles de. O engajamento de Paulo Freire para a libertação da classe oprimida. In: I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos - I CONPEJA. Rio de Janeiro, 2015.

FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino. Educação de Jovens e Adultos no Portal do Fórum Goiano de EJA: Desafios da Articulação em Redes. In: XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. Goiânia, 2016.

FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino. Educação de Jovens e Adultos no Portal do Fórum Goiano de EJA: Desafios da Articulação em Redes. Goiânia, 2017.
 

FONTENELE, Patricia de Moraes.RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Formação continuada de apoios técnico‐pedagógicos, coordenadores pedagógicos, diretores e professores da Educação de Jovens e Adultos.  In: 14º CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. Goiânia, 2017

FRANCISCO, Maria Aldina Gomes da Silva. A formação continuada do educador do Proeja- FIC/Pronatec.

GOMES, Dinorá de Castro; SCHVEEIDT, Maribel. A educação popular na experiência de educação de jovens e adultos da Rede Municipal de Educação de Goiânia. In: N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães & M. Marques (Eds.). Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro – Educação, Trabalho e Movimentos Sociais: Educação de Jovens e Adultos – das políticas às lógicas de ação. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL), 2013. (p. 205-214) ISBN: 978-989-98314-4-5. Disponível em: http://selubet2013.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2014/08/ATAS-FINAl.pdf, acesso em: 01.02.2015.

MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Diversidade geracional na Educação de Jovens e Adultos – implicações para a prática pedagógica. In: Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES. Vitória, ES, a. 10, v. 19, n. 37, 00-00, jan-jun/2013.

MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. A experiência da construção de Centros de Referência em EJA no Brasil – um passo e um descompasso. In: Reunião Regional da Anped Centro-Oeste. Goiânia, GO, 2014;

MACHADO, Maria Margarida; MORAIS, Ariadiny Cândido. Sentidos da escolarização na visão dos egressos do Proeja. In: N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães & M. Marques (Eds.). Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro – Educação, Trabalho e Movimentos Sociais: Educação de Jovens e Adultos – das políticas às lógicas de ação. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL), 2013. (p. 693- 702). ISBN: 978-989-98314-4-5. Disponível em: http://selubet2013.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2014/08/ATAS-FINAl.pdf, acesso em: 01.02.2015.

MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Educação de jovens e adultos na próxima década: desafios para a prática pedagógica dos professores. In: Revista Retratos da Escola. Goiânia, GO, 2014.

MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Educação de adultos em disputa – da pedagogia emancipatória à concepção “evolucionária” . In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) / Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Editora: Janete Maria Lins de Azevedo. – Recife: ANPAE, 2014-.V.30, n.2, mai./ago. -2014. ( ISSN 1678-166X).

MACHADO, Maria Margarida. A educação de jovens e adultosApós 20 vinte anos da Lei nº 9.394, de 1996. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 429-451, jul./dez. 2016.

MACHADO, Maria Margarida; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018.

MORAIS, Ariadiny Cândido. Prática pedagógica e formação dos professores da educação profissional na relação com concepções e princípios do Proeja. Mestrado em Educação. Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2015.

MORAIS, Ariadiny Cândido; MACHADO, Maria Margarida; ALVES, Thiago. A quase invisibilidade de jovens e adultos não escolarizados. In: V SITRE – Simpósio Internacional, Trabalho Relações de Trabalho e Identidade. Belo Horizonte, MG: Faculdade de Educação - FaE, Campus UFMG, 2014. (p. 20-36).

MORAIS, Ariadiny Cândido. PROFESSORES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO PROEJA DO IFG – CURSOTÉCNICO EM COZINHA: Concepções e Princípios. Goiânia, 2014.

PEREIRA, Josué Vidal. Tendências Históricas da Educação dos Jovens e Adultos no Brasil: da Subordinação a Tentativas de Emancipação.

RODRIGUES, Maria Emilia de Castro; VITORETTE, Jacqueline Maria Barbosa. PROEJA dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás: Práticas Pedagógicas e Formação Continuada de Professores. In: Educativa. Goiânia, v. 17, n. 1, p. 253-282, jan./jun. 2014. Disponível em: <seer.ucg.br/index.php/educativa/article/download/3606/2106>, acesso em: 01/02/2015.

 FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino BOMFIM, Raisa Gabriele Martins. Fórum Goiano de Educação de Jovens e adultos e o seu Portal do Virtual: Espaços de Luta, Construção Coletiva e Formação Político-Pedagógica. In: VIII Seminário Internacional - As REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro, 2015.

RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. VISQUETTI, Carminha Aparecida. MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NA REGIÃO CENTRO OESTE – UMA POSSIBILIDADE DE EMANCIPAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA, VISLUMBRADA EM TEMPOS DE INTERDIÇÃO DOS DIREITOS. IN: 25° SEMIEDU: Educação, Diversidades culturais, sujeitos e saberes. 2017. ISSN dos Anais Eletrônicos: 2447-8776

RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Virote,Claudio. Educação de Jovens e Adultos - Proeja. In: Programa de formação pedagógica: organização do trabalho pedagógico e integração curricular / [Organização de] Eduardo Pereira Resende et al. - 1. ed. - Goiânia: IF Goiano, 2017.

SÁ, Mara Franco de; FRANCISCO, Maria Aldina Gomes da Silva; SCHVEEIDT, Maribel; SANTOS, Andréia Ferreira. O educando - trabalhador do Programa Proeja-FIC/Pronatec em Goiânia. In: IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - IV SENEPT-CEFET-MG, Belo Horizonte, 2014.

SÁ, Mara Franco de;  FRANCISCO Maria Aldina Gomes da Silva; SANTOS Andréia Ferreira.A formação docente no programa Proeja-Fic/Pronatec em Goiânia, na perspectiva dos educadores.

SÁ, Mara Franco de;  FRANCISCO Maria Aldina Gomes da Silva; SCHVEEIDT Maribel; SANTOS Andréia Ferreira. O educando - trabalhador do programa Proeja-FIC/Pronatec em Goiânia.

SÁ, Mara Franco de;  FRANCISCO, Maria Aldina Gomes da Silva. O Proeja-FIC/Pronatec em Goiânia, na perspectiva dos educandos e dos educadores.

SÁ, Mara Franco de. A educação profissional para jovens : uma análise comparada entre Brasil e Portugal. Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação. Goiânia, 2014.

SÁ, Mara Franco de. O Ensino Profissional como Estratégia de Elevação da Esolaridade dos Jovens em Portugal.Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação. Goiânia, 2017.

SAHIUM, Maria Clara Lôbo; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro; FARIAS, Maria do Rosário Teles de; MORAIS, Ariadiny Cândido. O Portal do Fórum Goiano de EJA no Projeto Educação de Jovens e Adultos: Fórum Goiano de EJA e Grupo de Estudos de Educação de Jovens e Adultos. In: IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - IV SENEPT-CEFET-MG, Belo Horizonte, 2014;

SCHVEEIDT, Maribel; FARIAS Maria do Rosário Teles de; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. A relação estética entre o cinema e a educação:uma possibilidade de trabalho no Proeja-FIC. In: V SITRE – Simpósio Internacional, Trabalho Relações de Trabalho e Identidade, a se realizar na Faculdade de Educação - FaE, Campus UFMG, 2014.

SCHVEEIDT, Maribel. Educação de jovens e adultos: a identidade dos educandos do Proeja-FIC/Pronatec.

SCHVEEIDT, Maribel. A singularidade dos educandos do Proeja- Fic/Pronatec na escola municipal dos flamboyants. Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação. Goiânia, 2014.

SANTOS, Andréia Ferreira dos; BOMFIM, Raísa Gabriele Martins; FERREIRA, Kátia Helena Hilário Firmino. Construção do Currículo no Proeja-FIC/Pronatec da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. In: IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder. Jataí, GO, 2014.

SANTOS, Andréia Ferrereira dos. Continuidade do Acompanhamento e Avaliação da Construção do Currículo Integrado no Proeja-FIC/Pronatec da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. In: XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO.GOIÂNIA, 2015, Anais...GOIÂNIA, 2015. Clique aqui e acesse o Slide.

SANTOS, Andréia Ferrereira dos. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROEJA-FIC/PRONATEC DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS, 2015, São Paulo. Anais...São Paulo, 2015.

SANTOS, Marcelo Mendes dos.O Proeja no IFG: o processo seletivo para admissão aos cursos ofertados no Campus Goiânia. Projeto de Pesquisa de Licenciatura em História. Goiânia, 2014.

  • Parceiro da UFG - IF Goiano:

BUENO, Bruno Rodrigues. A construção do currículo integrado na experiência PROEJA-FIC/PRONATEC em Goiânia.

SILVA, Iraci Balbina Gonçalves; CARDOSO, Edna Maria de Jesus; LOPES, Marcia Cecília Ramos; LULA, Kariton Pereira. O desafio dos institutos federais de educação na formação de professores para o Proeja e as contribuições de Paulo Freire.

SILVA, Iraci Balbina Gonçalves; CARDOSO, Edna Maria de Jesus; LOPES, Marcia Cecília Ramos; LULA, Kariton Pereira. Identidade docente nos institutos federais de educação - o que revelam os documentos oficiais.

SOUZA, Leigh Maria de; CARVALHO, Marco Antônio de. Trajetórias e estratégias de permanência do aluno Proeja no IF Goiano: um estudo de caso.

SOUZA, Leigh Maria de; CARVALHO. Perfil e modos de ensinar: as práticas que caracterizam o docente do Proeja.

SOUZA, Marizélia Ribeiro de. Desafios da Educação de Jovens Adultos Integrada à Educação Profissional: Identidades dos Sujeitos, Currículo Integrado, Mundo do Trabalho e Ambiente/ Mídias Virtuais.

SOUZA. José Carlos Moreira de; MACHADO, Maria Margarida .O (não) Lugar da Educação dos Jovens Trabalhadores.

VIROTE, Cláudio; RODRIGUES, Maria Emilia Castro; COSTA, Cláudia Borges; FRANCISCO, Maria Aldina Gomes da Silva. Portal dos Fóruns de EJA: espaço de contribuição para o desafio do currículo integrado na experiência Proeja-FIC/Pronatec em Goiânia-GO. In: IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - IV SENEPT-CEFET-MG, Belo Horizonte, 2014.
 
  • Parceiro da UFG - IFG:

TATAGIBA, Adriely Felipe; CORREA, Sueli. Proeja no IFG - Campus Goiânia: os desafios do trabalho docente no desenvolvimento do currículo integrado no curso técnico em cozinha. Projeto de Pesquisa de Licenciatura em História. Goiânia, 2014.

A educação profissional e o plano nacional de educação (2014-2024): Reflexões inicias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
AnexoTamanho
ufg_ifg_artigo_rodrigo (1).pdf103.49 KB