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Histórico


Breve histórico

Em 1999 foi constituída uma Comissão para a criação do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos que, promovendo reuniões periódicas, contatos permanentes e mapeamento das instituições envolvidas com EJA, mobilizou a participação das Secretarias Municipais de Educação de Goiânia e Senador Canedo; da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás; das Universidades Católica, Estadual e Federal de Goiás; da Câmara Municipal de Goiânia; dos Conselhos Municipal e Estadual de Educação do Estado de Goiás; das Fundações Banco do Brasil e Bradesco; do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente-GO (ARCA).

Com este fortalecimento foi constituído o Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, em 29 de novembro de 2002, que, dando continuidade à iniciativa daquela comissão, vem procurando agregar o poder público, entidades de classe, organizações não governamentais, empresas e outras instituições, no sentido de fortalecer a EJA em nosso Estado.

Nos anos de 2002 e 2003 buscou-se a consolidação do Fórum, promovendo-se os Encontros Estaduais, sendo a temática do II Encontro Estadual “Educação de Jovens e adultos: os sujeitos do processo”, realizado em 21 de novembro de 2003.

O Fórum vem se consolidando e cumprindo seus objetivos, através da participação propositiva nas discussões sobre o Plano Municipal e Estadual de Educação, atuação em encontros locais, regionais e nacionais e promoção do Encontro Estadual do Fórum Goiano de EJA, realizado anualmente com temáticas como políticas públicas, financiamento, formação de educadores, sujeitos do processo educativo, currículo, educação do campo, educação inclusiva e tecnologia.

Em 2004, o Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos comemorou seu segundo aniversário, celebrando especialmente a consolidação de um espaço de discussão de políticas públicas e de mobilização de ações que envolvam os segmentos da sociedade civil e as principais instancias políticas ligadas à educação de jovens e adultos. Nesse ano foi realizado o III Encontro Estadual do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, que contou com a participação de 400 pessoas e em torno de 50 municípios do nosso Estado.

Centrando seus objetivos na proposição de temáticas pertinentes ao pensar e fazer a EJA e na possibilidade de construção de uma política democrática para a modalidade, o Fórum vem buscando fortalecer sua caminhada e alcance junto a outras entidades e segmentos da sociedade civil que tenham interesse na temática, promover trocas de experiências, dentre outros aspectos.

Assim são objetivos do Fórum: debater e aprofundar concepções de educação de jovens e adultos (EJA); discutir, analisar e intervir na elaboração de políticas públicas e ações voltadas para EJA; articular as instituições envolvidas com a EJA; organizar, apoiar e participar de encontros locais, regionais e nacionais na temática da EJA; socializar as informações entre as iniciativas existentes de EJA, apresentação das experiências existentes no Estado de Goiás.

O IV Encontro Estadual do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, foi realizado nos dias 06 e 07 de maio de 2005, com o tema “Políticas públicas e diversidade na educação de jovens e adultos: papel do poder público e da sociedade civil”. Também têm sido realizados, a partir de 2005 os encontros temáticos: em 09/11/2005, o I Encontro Temático do Fórum Goiano de EJA, com o tema “Tempos da EJA e avaliação”; em 15 de março do corrente ano, o II Encontro Temático sobre “Avaliação na EJA”.

Em 2006, com o intuito de aprofundar as discussões sobre a EJA enquanto uma política pública de Estado, realizou-se o V Encontro Estadual do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, com o tema “EJA – uma Política de Estado: alfabetização e continuidade enquanto direito”.

Nesse encontro houve um repensar da identidade, objetivos, concepções, e forma de atuação do Fórum Goiano de EJA; uma breve reflexão sobre a situação da EJA na rede estadual e em alguns municípios goianos; nos grupos de trabalho discussões vinculadas às temáticas: papel político dos segmentos organizados; o papel político do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos; formação inicial e continuada de educadores de jovens e adultos – princípios, experiências, avanços e desafios; financiamento da EJA – FUNDEB e os Programas de alfabetização e continuidade em EJA – o que existe e perspectivas; o papel do Estado, movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada – gestão e parcerias na alfabetização e continuidade da EJA; bem como as trocas de experiências.

Um fato relevante que evidencia resultados positivos da trajetória do Fórum e deste contexto é o processo de organização dos Fóruns Regionais, ainda a serem lançados em 2007. Um desdobramento dessa tendência tem sido a ampliação da participação de organizações, entidades e movimentos sociais participantes no Fórum Goiano nas reuniões ordinárias mensais, favorecendo maior diversidade de representações da sociedade civil. Vale destacar que no Fórum Goiano de EJA há a busca de diálogo e estreitamento das relações com diversas entidades que fazem educação popular, universidades/faculdades, ONG’s, secretarias de educação, movimentos sociais e sindicatos.