Skip to Content

33ª Reunião Anual ANPEd

 REUNIÃO DE COORDENADORES GTs ANPEd 2010 GT 18/EJA

Coordenação: Jane Paiva

BH 11 e 12 março 2010, Hotel Max Savassi

1.      Explicação sobre o motivo de a reunião ser em BH – projetos FAPERJ exigindo prazos que a diretoria não tinha; possibilidade de apoio da Fundação da UFMG

2.      Apresentação dos participantes: coordenadores novos e com mais de um ano de mandato

3.      Informes da Diretoria/presidente (Dalila Andrade)

§       Eleição em 2009, posse na PUC-Rio; 33ª Reunião Anual entre os dois turnos das eleições majoritárias e para o parlamento: data: 17 a 20 outubro 2010.

§       CONAE – final de março: envolvimento da entidade e de coordenadores GTs

§       Preparação para a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia: convocação de reunião em BH, e até ela momentos preparatórios entre dirigentes de associações científicas. Seis textos preparatórios foram apresentados, incluindo um sobre a história do patrimônio escolar. Coletivo de sociedades de investigação e ensino. Escolha das associações: as consultadas pelo CA do CNPq quando da indicação para representação. Organização da Conferência bastante diferenciada, sem informação sobre delegação; sobre o lugar da educação na pesquisa científica etc. Todos os documentos preparados estão sendo organizados para compor um único documento, com o trabalho de Luciano Mendes e Eduardo Mortimer. Circularão em conjunto para programas de pós, disponíveis no portal, necessitando a máxima divulgação, para possibilitar a participação nas regionais. Há página do CNCT na Internet. Tentativa junto a Ildeu Moreira que coordena o Eixo 4 de garantir a participação das sociedades de ensino/educação.

§       Encontro SBPC na última semana de julho na UFRN, proposta de mesa da ANPEd. Tema: a política nacional de pós-graduação e sua articulação com a educação básica. Nos últimos anos, a ANPEd esteve bastante distante da SBPC, sociedade de pesquisa em que também é pouco ouvida. Há proposta de adesão ao Todos pela Educação dos empresários. Aproximação com vista a introduzir a idéia de que a ciência não é só o núcleo “duro”, mas também as humanas.

§       Limite da data da reunião da comissão científica/ANPEd: 2 julho, no Rio de Janeiro, na PUC-Rio.

§       Andamento da Comissão sobre a questão dos estudantes de pós-graduação, proposta na Assembléia de 2009 em Caxambu: redução do valor da inscrição para a Reunião Anual (questão sob a responsabilidade de Eliseu Clementino).

§       Há muitas solicitações de redução dos valores, diante do grande número de pessoas que participam sem pagar a inscrição à reunião. Cerca de 3000 participantes e apenas 1000 pagantes. Proposta de reajuste da anuidade e de inscrição na Reunião em valores mais baixos. Até 30 de janeiro – prazo para pagamento da anuidade, uma estratégia de caixa já há alguns anos. Não é possível fazer redução drástica, pois o impacto não sustenta a Associação do jeito que vem funcionando.

§       Demanda de uma comissão para discutir a política de pós-graduação: Paolo Nosella (SP), Gaudêncio Frigotto (UERJ), Waldemar Sguissardi, Pedro Gorgi da UNICAMP, Betânia (UFRN). Garantir espaço na Reunião Anual a partir de um documento que sistematize tudo que já foi produzido até então. O FORPREd não tem assumido a discussão, cada vez mais, pressionado pelas demandas da CAPES.

4.      Informes da Secretaria Executiva (Antônio Flávio)

§       Tentativa de alterar a data de envio do relatório CAPES, de 12 de março para 30 de março, como sempre foi. Sem êxito, mas o prazo foi cumprido. Gastos da ANPEd só com reuniões anuais: R$650.000,00. Fechamento em 2009 de associados: 1900 individuais e 89 programas institucionais. A campanha com valor menor trouxe 749 individuais quites e 40 programas.

§       Composição desses recursos: 40.000,00 CAPES; 80.000,00 CNPq; agenda com IPEA para 2010, na última 60.000,00; FAPERJ (20.000,00), FAPEMIG (evento, 15000,00) e FAPESP (30.000,00).

§       Jane Paiva lembra a contribuição da SECAD à ANPEd; Dalila compreende ser o recurso extemporâneo, e que a Associação não pode depender da tempestividade desse recurso.

§       Eliseu Clementino – relata sobre a demanda dos estudantes na ANPEd, incluindo o lugar dos estudantes na Associação. Formada Comissão para estudar a situação dos estudantes: Eliseu (UNEB), Betânia (UFRN), Aída Monteiro (UFPE), Lisete Arelaro (USP), Clóvis (estudante da UNICAMP), ?; reuniões virtuais: estudo com base nas demais associações científicas para haver comparação (diferença de que a ANPEd tem sede própria). Não bastava comparar valores, sem verificar o que significava a gestão da Associação. Betânia enviou e-mail bastante significativo para esclarecer a questão. Campanha de aumento de sócios em 2005: naquele momento, anuidade para estudantes de pós; estatuto reza que 50% dos professores de programas de pós precisam ser sócios, para configurar o sócio institucional. Em 8 e 9 fevereiro, em reunião de Diretoria, chegaram a propostas de valores, que precisam ser aprovados pela Assembléia Geral (Art. 7).

§       Debate sobre questões apresentadas por Eliseu: redução do valor da inscrição na Reunião (aprovada pela Assembléia) e não da anuidade, o que exige aprovação da Assembléia.

§       Custo ANPEd é muito alto e tem peso grande na quantidade de trabalhos apresentados.

§       Há necessidade de mudança de estatuto para poder alterar a diferenciação de valores de anuidade. Eliseu diz que são 90 programas de pós e 3000 estudantes, contra 1900 professores. Se eles se organizam e disputam a diretoria, têm maioria para fazer sua chapa vitoriosa.

§       Dalila informa quanto às demandas de muitas universidades pela redução de custos de participação na ANPEd.

§       Lembretes: coordenadores pagam anuidade; pareceristas ad hoc devem ter apresentado trabalho no GT e pagar a anuidade. Discussão sobre a necessidade de repensar e fixar alguns critérios para os pareceres dos ad hocs. Levar em conta na indicação dos ad hocs o critério de região. Cuidar para que os pareceres tenham coerência entre a descrição e a análise na emissão de pareceres.

§       Mudanças no portal da ANPEd, com maior navegabilidade e clareza e espaço para os GTs.

§       Marise Ramos comenta o êxito da mostra de vídeos do GT Trabalho e Educação com áreas afins (Gênero, EJA, Comunicação, Educação e Trabalho e Educação Ambiental). Questão quanto a convite feito a pesquisadores não integrantes da ANPEd, sem clareza sobre o apoio institucional para pagamento de transporte; Marcelino agrega a questão de trabalho encomendado que exige que seja paga diária pelo hóspede, se ele permanecer durante todo o evento.

§       Lembrete de que há algumas audiências públicas acontecendo sem informações, para que haja encaminhamento ao GT, visando à participação.

§       Dalila responde a algumas questões levantadas: portal será padronizado, e no caso de GTs que já têm página, o ideal é que todas migrem para a página da ANPEd; responsabilidade da diretoria eleita x indicação de coordenadores, não feita pelo coletivo de sócios.

§       João (Diretoria) lembra que quem se relaciona com o ad hoc é o coordenador de GT, com CPF e pagamento de anuidade, além de orientação sobre pareceres exarados.

§       Decisão quanto ao tema da Reunião Anual: Educação no Brasil: o balanço de uma década.

§       Nomes propostos como conferencistas da abertura, por ordem de indicação: Gaudêncio Frigotto; Miriam Warde; Fúlvia Rosemberg; Celso Beisiegel. Indicação, em primeiro lugar, de Gaudêncio Frigotto.

§       Desenho da Reunião: críticas aos desenhos, pela superposição de atividades, sugerida a ampliação de mais um dia.

§       Manter a abertura às 18h. Proposta a mudança da Assembléia para a terça-feira, à noite.

§       Informação do FORPRED: discussão acirrada sobre a questão do Mestrado profissional (já há um aprovado na UFJF); revalidação de diplomas (problemas com muitas instituições que fazem convênio com “empresários” do ensino em Cuba, Paraguai, Espanha, Portugal etc. e, inclusive, a distância etc.; a Medicina barrou todos, inclusive na graduação; são mais de 7000 diplomas nessa condição; há Reitor de universidade em Portugal que diz que nunca autorizou qualquer curso fora da base; há ameaças físicas, inclusive, a coordenadores de Programas para que os diplomas sejam revalidados); situação de Programas 6 e 7.

§       Houve mudança na portaria sobre mestrado profissional (em artigos que feriam a LDBEN), mas foi mantido para instituições não universitárias, nem centros universitários).

§       Sobre atividade cultural da abertura: proposta de uma professora da UFMG: cantora Titânia (pesquisadora de música, tambores, sobrinha de Anísio Teixeira); Túlio Mourão (pianista); Artista baiano com espetáculo “Cora Coralinda”; ator baiano espetáculo R$1,99, com sátiras políticas (cobrava este valor quando começou). Manter a banda de Caxambu como em 2009, pela valorização ao grupo. Pereira da Viola (MS no Vale do Mucuri), show, luzes, figurino, apenas.

§       Sessões especiais: 17 sessões (subáreas + 1 FORPREd); apenas um convidado é financiado; só 5 estrangeiros são financiados pela ANPEd. CLACSO nos últimos cinco anos sugere convidado latinoamericano (participa também de sessão do CLACSO); FORPREd tem uma sessão especial.

§       Coordenador de GT não é palestrante em sessão especial. Três participantes, um financiado, e um coordenador da sessão.

§       Discussão sobre a programação das sessões especiais e nomes de convidados: em grupos de subáreas. O grupo 2 atendeu às quatro sessões especiais, garantindo um convidado internacional sugerido pelo GT Ed. Popular. O GT 18, que em 2009 houvera coordenado uma sessão e indicado o internacional, participa com indicação de palestrante em uma sessão, e apóia as demais, sem assumir a coordenação de nenhuma outra, dando oportunidade aos demais GTs. Encaminha e aprova, entretanto, o tema da sessão coordenada pelo GT Ed. Popular, nos termos definidos pelo GT para 2010. (Ver planilha anexa com mapa das sessões especiais).

§       Prazo de uma semana para negociar os financiados de cada sessão especial, de minicursos, de trabalhos encomendados por conta dos prazos de financiamento das Agências: até o dia 22 de março.

§       O convidado deverá entrar no sistema da ANPEd e fazer o cadastro. O coordenador do GT pode fazer isto pelo convidado.

§       Trabalhos encomendados – passar para a secretaria da ANPEd as informações. Um apenas será financiado e certificado.

§       Minicursos – na maioria dos GTs, são encomendados. (O GT 18 decidiu abrir minicurso por demanda, já que há vários anos vem encomendando).

§       Questões de mostras de vídeos/exposições: Trabalho e Educação e Comunicação propõem a reedição da mostra.

§       GT Relações Etnicorraciais – negociação com Fundação Palmares para realizar exposição de três artistas negros.

§       Ciclo de cinema: sugestões de filmes, lembrando que há problemas de pagamento de direitos de exibição – Cinderelas, lobos e exploração comercial – Joel Zito (GT 22); acordo com CLACSO para exibição de filmes para a cidade. Há indicação da ANPEd para uma pessoa acompanhar junto ao CLACSO a escolha dos filmes, segundo uma temática previamente definida. Ideia de convidar a Profa. Inês Teixeira para ser “curadora” do ciclo. Encaminhar sugestões de filmes para a Secretaria da ANPEd.