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Encontro Estadual preparatório à VI CONFINTEA

ENCONTRO ESTADUAL PREPARATÓRIO À VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA ADULTOS - VI CONFINTEA

O ENCONTRO

O Encontro Estadual preparatório à VI Conferência Internacional sobre Educação para Adultos, que aconteceu entre os dias 11 e 12 de abril de 2008, no salão de convenções do Praia Mar Hotel, foi um espaço para a elaboração de recomendações sobre o documento base elaborado pelo CNAEJA, para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. As aferições resultantes do encontro em São Luís-MA, serão apresentadas no Encontro Regional em Salvador-BA e posteriormente na VI Conferência Internacional sobre Educação para Adultos, realizada pela primeira vez no Hemisfério Sul. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, o evento reuniu 19 gestores estaduais e 18 secretários municipais, 58 professores e 60 alunos da EJA, representantes de sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais, educação profissional, sistema S, Instituições de Ensino Superior (IES), fórum EJA, conselhos de educação, além de técnicos da Secretaria Estadual e Municipal de Educação. Na abertura do Encontro estiveram presentes o Secretário Estadual de Educação, Lourenço Vieira da Silva, naquele ato representando o Governador do Estado, Dr.Jackson Lago, a Secretária Adjunta de Ensino da SEDUC, Régina Galeno,o Secretário de Educação da SEMED, Moacir Feitosa; a Superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais da Seduc, Floriza Gomide; a promotora especial de Justiça da Educação, Márcia Pacheco e outras autoridades da área da educação do Estado. Na solenidade, Lourenço Vieira da Silva pediu em nome do Governo do Estado que todos somassem esforços para garantir uma educação pública de qualidade, e afirmou que assim será possível ser construído um Maranhão mais desenvolvido e sem analfabetos. Na ocasião, a superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais agradeceu a determinação política do Governo Jackson Lago pelo esforço em melhorar a qualidade da EJA e chamou a atenção para a observância da quantidade de alunos no evento e o interesse demonstrado por eles em discutir assuntos relacionados à educação de adultos. Já a Secretária Adjunta de Ensino, Régina Galeno, destacou a importância das discussões relacionadas à EJA e parabenizou os participantes do evento que se dispuseram a sair de suas localidades para discutir e propor melhorias para o ensino da EJA no Maranhão e no Brasil. Num ato público, a comissão organizadora estadual da VI Confintea, representa pelo Fórum EJA , na pessoa da Prof. Leonor Viana, entregou à Lourenço Vieira da Silva, o diagnóstico da EJA no Estado, que segundo o Secretário servirá como norteador para as futuras mudanças da política pública da Educação de Jovens e Adultos. O evento seguiu com uma breve exposição do diagnóstico da EJA feito pela professora Simone Miranda; logo após, a Professora Lucinete Marques conferiu a palestra MARANHÃO: Educação e Aprendizagens de Jovens e Adultos ao longo da vida, com um caráter de resgate histórico e de esclarecimentos com relação às políticas públicas norteadoras da EJA, o que gerou um debate caloroso sobre o assunto, em que os participantes puderam se posicionar e esclarecer dúvidas. Foram formados quatro grupos de trabalho (GT’s) por eixo temático no final da tarde do o primeiro dia de encontro (11/04), o que nortearia todo o dia seguinte. Os eixos temáticos foram: GT 1 – Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, com o conferencista, Professor José Eustáquio Romão e a mediadora, Professora Graça Ferreira; GT 2 – Estratégias Didático-Pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos, com a conferencista, Heloísa Cardoso Varão Santos e a mediadora, Professora Elisabeth Gomes; GT 3 – Intersetorialidade da Educação de Jovens e Adultos, com a conferencista, Professora Leonor Viana e a mediadora, Professora Vitória Bouças; GT 4 – Educação de Jovens e Adultos no Sistema Nacional de Educação, Gestão, Recursos e Financiamento, com a conferencista, Professora Lourdes Possani e a mediadora, Professora Francisca Lima. Houve um momento comum no início da manhã do segundo dia de encontro(12/04) , em que todos os grupos de trabalho reuniram-se para conhecer seus conferencistas e mediadores. A professora Roseane Moreira pontuou que, infelizmente a EJA em nosso país ainda é vista, dentro de muitas escolas, como apêndice e não como um direito, e o encontro serviria também para reavaliar essa realidade. Entusiasmada, a professora Leonor Viana congratulou-se com os presentes dizendo “Ninguém nunca nos uniu para propor, discutir EJA e poder mudar a história da educação”. Nessa ocasião a equipe organizadora do evento corroborou o pedido já feito pelo Secretário Estadual de Educação, Lourenço Vieira da Silva, que todos se empenhem no compromisso que cada um assumiu em dar o melhor de si para pensar, propor e definir diretrizes e políticas educacionais para a EJA no cenário estadual e nacional. Após as devidas apresentações dos conferencistas, deu-se início aos trabalhos dos GT’s, individualmente. A EJA leva em consideração a aprendizagem significativa e respeita o direito subjetivo de educação para todos, assegurado na Declaração dos Direitos Humanos e na Constituição Federal Brasileira. Nesses eixos temáticos apresentados durante o encontro, a busca pela isonomia e pela educação qualitativa dos sujeitos da EJA, com suas especificidades, serviu de alicerce para as reflexões dos grupos de trabalho.