Notícias

"Capital é referência na Educação de Jovens e Adultos"

CAPITAL É REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Maioria dos adultos alfabetizados na capital continua os estudos

 

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação mostrou que Belo Horizonte é referência nacional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o estudo, na capital, 60% dos alunos que participaram do Programa Brasil Alfabetizado dão continuidade aos estudos por meio da EJA. O índice foi o mais alto do Brasil. A pesquisa foi realizada entre os meses de abril e maio deste ano, em 23 municí-pios de 12 estados.

Criado em 1997, o Projeto de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura garante o ensino fundamental aos adultos com baixa escolaridade e funciona em duas linhas. A primeira atende, principalmente, pessoas mais velhas que não vão à escola por dificuldades de locomoção, falta de recursos para deslocamento, longas jornadas de trabalho, entre outros motivos. As aulas são ministradas em locais alternativos como associações comunitárias, empresas, igrejas ou postos de saúde. São mais de 1.700 alunos divididos em 85 turmas. A segunda linha do projeto atende um público pouco mais jovem nas escolas da rede municipal de ensino, distribuídas pelas nove regionais. Ao todo são oferecidas mais de 26 mil vagas em 119 escolas.

O segurança Valdivino Dias Ferreira, 42 anos, fez parte do Programa Brasil Alfabetizado e decidiu continuar os estudos. Há dois anos é aluno da EJA no Centro de Referência em Áreas de Risco da Barragem Santa Lúcia. Valdivino conta como a alfabetização mudou sua rotina. "Aprendi a ler, escrever, conversar e hoje vivo melhor com as pessoas. Meus filhos têm muito orgulho de mim por isso. Vou continuar estudando e quero entrar na universidade", planeja. De acordo com o coordenador do Núcleo de EJA da Secretaria Municipal de Educação, Jerry Adriani da Silva, a política de atendimento ao jovem e adulto garante o direito à educação e vai ao encontro de uma das principais metas do governo municipal que é o "BH sem Analfabetos", frisou.

Fonte: Diário Oficial do Município - Belo Horizonte. Poder Executivo. Capa. Ano XII, nº 2.633, 27/06/06.

A EJA avança em meio a esperanças

carta foruns de eja no brasil

Imagine enviar uma carta e esperar por anos pela resposta. Imagine que essa carta foi escrita por você e por várias pessoas, e todos vocês ficaram esperando pela resposta. Imagine agora que essa carta tratava de um direito sequestrado de 87 milhões de pessoas.

Os Fóruns de EJA do Brasil lançaram uma carta expondo toda essa situação e solicitando a continuidade do processo de debate e elaboração da Política Nacional de EJA, em função do Plano Nacional de Educação.

Clique na imagem ao lado ou aqui e leia a carta na íntegra.

Apoie a Educação de Jovens e Adultos!

eja.jpg

Prezadas com-panheiras e prezados com-panheiros,

pedimos sua assinatura para o nosso abaixo-assinado em defesa do cumprimento da lei n. 13.005/2014, em defesa da manutenção e do fortalecimento do Fundo Nacional de Educação e em defesa da Educação de Jovens e Adultos!

Ajude-nos a divulgar!

Clique aqui e assine!

Agradecemos!

Apoio à ocupação da Sedu/ES pelo MST

Fonte: Século Diário

Os Fóruns de EJA do Brasil, dando continuidade à nossa luta por uma política pública que pense a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, ao longo da vida, como direito individual e de classe, com qualidade social, com elevação de escolaridade de Trabalhadores integrada à Educação Profissional, na perspectiva da Educação Popular, no campo e na cidade, manifestamos nosso apoio à ocupação promovida pelo MST à sede da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu/ES), por estarmos em acordo com a necessidade da imediata reabertura de turmas, turnos e escolas de EJA que tenham sido fechadas de 2015 até a presente data.

Somos, também, pela abertura de turmas, turnos e escolas onde a demanda pelo direito constitucional à educação se fizer necessário no estado do Espírito Santo.

Fóruns de EJA do Brasil, 18 de fevereiro de 2016.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino propõe criação de Comitê Nacional de Educação contra o Golpe

contee.jpg

Em plenária realizada no começo do mês de junho em Brasília, convocada pela Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), diversas entidades discutiram estratégias de enfrentamento à atual situação política do Brasil e seus impactos no campo da Educação.

Dentre as deliberações, está a formação do Comitê Nacional de Educação contra o Golpe - Fora Temer, em defesa da Democracia, nenhum direito a menos. Tal Comitê atuará até a votação do impeachment e continuará, independente dos resultados, no formato de Frente Nacional em defesa da educação pública, laica e de qualidade referenciada socialmente. Os Fóruns de EJA no Brasil também atuará no Comitê.

Veja mais aqui.

 

 

Decreto regulamenta a meia-entrada e a reserva de vagas a jovens de baixa renda no transporte interestadual

Meia entrada Transporte Gratuito

Editado em 05/10/2015, pela Casa Civil da Presidência da República, o decreto n. 8537 especifica as regras para acesso ao benefício da meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e os critérios para reserva de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50%  por veículo de transporte interestadual para jovens de 15 a 29 anos de baixa renda.

Leia Mais

Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais se posiciona contra à PEC 241

PEC 241: aja não!

Entidades da educação mineira e nacional reunidas no Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais lançaram a segunda nota em relação à PEC 241, reafirmando o compromisso com a Educação baseada na democracia.

Leia o documento na íntegra clicando aqui.

Fórum Mineiro de EJA se manifesta sobre o Documento Base Nacional Curricular Comum

12308778_939365302765315_6927082697009647529_n.jpg

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

O Fórum Mineiro de EJA, discorda do Documento Base Nacional Curricular Comum (BNCC) quanto a sua concepção e quanto à metodologia que vem sendo utilizada para sua construção, de forma a torna-lo democrático e participativo e com garantia do direito ao respeito e reconhecimento das diversidades presentes na EJA.
 

Leia Mais

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

O Fórum Mineiro de EJA, discorda do Documento Base Nacional Curricular Comum (BNCC) quanto a sua concepção e quanto à metodologia que vem sendo utilizada para sua construção, de forma a torna-lo democrático e participativo e com garantia do direito ao respeito e reconhecimento das diversidades presentes na EJA.

Defendemos uma efetiva construção coletiva do Currículo; contando com a participação dos educandos, dos educadores, dos Movimentos Sociais, dos Fóruns de EJA do Brasil, da Educação Superior, do Ministério Público, dos gestores, das secretarias e ministérios que tem ações intersetoriais com a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, enfim, daqueles que fazem a EJA. 

Defendemos que o movimento de construção se dê no próximo ano, no modelo das Conaes (construção municipal, estadual/distrital, regional, nacional; envolvendo todos os segmentos que fazem a EJA, sem que sejamos tratados na BNCC agora e somente incorporadas as deliberações depois de um ano deste processo, com garantia do encaminhamento das deliberações ao final do mesmo ao Conselho Nacional de Educação.

Defendemos construir orientações para políticas curriculares pautadas nos princípios da Educação Popular, com a intenção de se contrapor às concepções políticas e curriculares demonstradas no Documento Preliminar da Base Nacional Curricular Comum, visto que esta não contempla os princípios e especificidades da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, pois a organização de tempos e espaços pedagógicos da EJA pressupõem o diálogo e o respeito às identidades expressas na diversidade dos sujeitos. 

Defendemos evidenciar referências para a construção da identidade pedagógica da EJA em diálogo com a Educação Popular. 

Defendemos a formação inicial e continuada dos educadores e dos gestores sobre as experiências de políticas públicas fundamentadas em Educação Popular no Brasil e na América Latina, reafirmando os princípios da Educação Popular que pautam a Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Temos como princípio a compreensão de que lidamos com TRABALHADORES QUE ESTUDAM e não com estudantes que, quando necessário, trabalham!

Tratamos do direito à educação de homens e mulheres, que tem identidade de classe, pois são pobres; que tem identidade de gênero, pois são maioria mulheres depois dos 30 anos e homens antes dos 29 anos; que tem identidade de raça, pois são negros em sua enorme maioria, indígenas e brancos.

Pela Base da EJA construída com a Participação Popular!!!

Fóruns de EJA do Brasil em apoio ao Estado Democrático de Direito

Durante a II Plenária Nacional de Educação, realizada em junho de 2016, os Fóruns de EJA do Brasil reafirmaram seu compromisso com a garantia de direitos de jovens e adultos à educação de qualidade e que reflita sobre suas realidade e a disposição para lutar e fazer da rua um espaço de construção da democracia.

Leia o documento na íntegra no link abaixo.

AnexoTamanho
POSICIONAMENTO DOS FÓRUNS DE EJA A FAVOR DA DEMOCRACIA - II plenária nacional de educação.pdf70.24 KB

Fóruns de EJA na luta pelo cumprimento da Meta 10 do PNE

meto10.PNG

Os Fóruns de EJA do Brasil estão na luta em defesa do cumprimento da lei n. 13.005/2014, em defesa da manutenção e do fortalecimento do PNE e em defesa da Educação de Jovens e Adultos, e precisamos de sua participação assistindo este vídeo (clique aqui), divulgando com seus conhecidos, compartilhando e fazendo comentários sobre ele.

Em sua Meta 10, o PNE estabelece como obrigação do Estado brasileiro fornecer, no mínimo, 25% das matrículas de Educação de Jovens e Adultos, nos ensino fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

Nosso objetivo é contar com você em nossa ação para lembrar aos governantes o que é dever deles de acordo com a lei n. 13.005/2014, cobrando o cumprimento do PNE, em especial, a Meta 10, pois já faz dois anos que o PNE foi aprovado!

Nenhum Direito a Menos!

Governo de MG inicia campanha Virada Cultural

Governo MG Virada Educação

A Virada Educação é uma grande mobilização para trazer o jovem de volta à escola, especialmente aqueles entre 15 a 17 anos. Cerca de 158 mil jovens em Minas Gerais desta faixa etária não estão na escola.

Leia Mais

I Seminário de Pesquisadores e Extensionistas sobre Educação de Jovens e Adultos na UFMG

De 29 a 31 de março de 2017 será realizado o I Seminário de Pesquisadores e Extensionistas sobre Educação de Jovens e Adultos na UFMG. Nesse Seminário, reuniremos, pela primeira de muitas outras vezes, professores universitários, estudantes universitários, pós-graduandos e demais interessados na pesquisa, na extensão e nos estudos que ocorrem na UFMG em todas as áreas sobre o estudo, a formulação e a elaboração das políticas públicas que tratem de Jovens, Adultos e Idosos. Um dos objetivos deste Seminário é a constituição de uma Rede de Pesquisadores e Extensionistas na temática. 

A dinâmica do Seminário contará com Conferência de Abertura dia 29 à noite; Apresentações de Trabalhos de Pesquisa e Extensão dos professores universitários e de universitários orientados por estes, dia 30, manhã e tarde; atividade cultural à noite; conversas sobre encaminhamentos da organização dos docentes envolvidos com Jovens, Adultos e Idosos na UFMG, dia 31, pela manhã e, finalmente, a fala de um especialista em política pública dizendo das possibilidades de Redes que registrou sobre as apresentações. Outro objetivo desse Seminário é darmos início à construção da ideia e depois termos uma edição de um livro online com o registro de experiências relatadas.

AnexoTamanho
Banner I Seminario.pdf2.82 MB

Manifesto contra esvaziamento ou extinção da Secadi\MEC

A Extinção ou Esvaziamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão é um retrocesso sem precedentes, pois é “fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”. Portanto os Fóruns de EJA do Brasil e a Rede MOVA-Brasil lançaram um pedido de explicações ao MEC sobre as intenções acerca da Secadi.

Leia a Carta na íntegra pelo link abaixo

 

AnexoTamanho
MANIFESTO dos Fóruns de EJA do Brasil e da Rede MOVA.pdf106.29 KB

Manifesto do Fórum Mineiro de EJA em Defesa da Democracia e de sua expansão e fortalecimento

Carta Fomeja Março 2016

O Fórum Mineiro de EJA (Fomeja) vem reafirmar seu compromisso com a emancipação e a garantia de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, que historicamente não tinham acesso a escola, trabalho e vida dignos. Pelo que vem acontecendo no país, com ondas de retrocesso e de ódio, o Fomeja defende, entre outras coisas, o fortalecimento do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária).

Leia a carta na íntegra aqui

Matrícula da Educação de Jovens e Adultos - Mariana

NOTA PÚBLICA EM SOLIDARIEDADE AO MST E EM REPÚDIO À OPERAÇÃO DA POLÍCIA DE SÃO PAULO CONTRA A ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES

eff.jpg

Docentes da Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (NEJA) da Universidade Federal de Minas Gerais, em reunião realizada no dia 16 de novembro, se manifestaram contra os ataques de agentes do Estado à Escola Florestan Fernandes no início deste mês. Além disso se posicionam solidariamente ao Movimento Sem-Terra (MST) que vem resistindo a incessantes golpes contra o direito de manifestação garantido na Carta Magna.

Leia abaixo a íntegra a nota pública.

AnexoTamanho
NOTA-PÚBLICA-EM-SOLIDARIEDADE-AO-MST-10.11 edit.pdf165.76 KB

Na luta pelo cumprimento do Plano Nacional de Educação - Meta 9

meta9.PNG

Os Fóruns de EJA do Brasil desejam que você some conosco na construção da efetividade da Meta 9 do Plano Nacional de Educação (Lei n. 13.005/2014 - PNE) que diz que é dever do Estado brasileiro elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5%  até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, superar o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

Acesse o vídeo aqui.

Ajudem-nos a compartilhar a Meta 9 pois já faz doiz anos que ela está no papel!!!

Na luta pelo cumprimento do Plano Nacional de Educação

meta8.PNG

Nós dos Fóruns de EJA do Brasil convidamos você a se juntar a nós na divulgação deste vídeo (clique aqui para acessá-lo) que lembra aos governantes o que é dever deles de acordo com a lei n. 13.005/2014, cobrando o cumprimento do PNE, em especial, a Meta 8. 

Aguardamos seus comentários ao nosso vídeo e agradecemos a divulgação.

Nenhum Direito a Menos!

Nota pública dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil

Nota Publica

Fóruns de EJA do Brasil lançaram uma nota pública saudando ao Ministério da Educação e ao Institulo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira pelas questões presentes na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (2015).

Clique na imagem ao lado para ampliá-la.

O que o MEC ainda precisa fazer pela EJA em 2016?

eja.jpg

O ano de 2016 está acabando e o Ministério da Educação ainda está com dívidas em relação à garantia da oferta e garantia da Educação de Jovens e Adultos para brasileiras e brasileiros de todas as regiões do país. Com o objetivo de reunir todas as ações necessárias porém não efetivadas, os Fóruns de EJA do Brasil, a Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) e o Grupo de Trabalho n. 18 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) lançou um documento 22 tópicos que vão desde assumir a Educação Popular na EJA até manutenção do apoio à pesquisa em EJA pelas agências de fomento.

Acesse o arquivo completo no link abaixo.

AnexoTamanho
Acoes-a-serem-implementadas-pelo-MEC-FINAL_anexo-II-1.pdf169.15 KB

Participantes do XIV Eneja aprovam poema de indignação e solidariedade ao povo atingido pela Samarco/Vale

sua vida vale quanto

Moção de Indignação e de Solidariedade ao povo atingindo pelo crime ambiental/social/político/econômico capitalista da Samarco/Vale

Os delegados e as delegadas presentes ao XIV Eneja - Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, realizado em Goiânia, de 18 a 21 de novembro de 2015, aprovamos o poema de autoria da Professora Analise da Silva, lido no momento da abertura deste nosso encontro como Moção de Indignação e de Solidariedade ao povo atingindo pelo crime ambiental/social/político/econômico capitalista da Samarco/Vale.

Leia Mais

Escrito por Analise da Silva

Nossa bandeira está manchada de lama.
Lama causada pela ganância capitalista das mineradoras que há 300 anos rasgam nossas montanhas.
Efeito perverso como todos os demais deste sistema.
Lama com cheiro e gosto de morte.
Da morte de nossos irmãos e irmãs de Bento Rodrigues.
Da morte de nossos bichos de nossos peixes, de nossas plantas, de nosso rio – nosso Rio Doce está morto.

Nossa bandeira está manchada de lama.
Vamos lavá-la com nossas lágrimas; com nossa saliva que lubrificará as palavras dos cantos que entoaremos; entrecortados pelas palavras de ordem que regerão nossos gritos.
Gritos de luta, de basta, de nenhuma vida mais será levada para saciar a ganância do capitalismo.
Vamos lavá-la com nosso suor, brotado nas caminhadas, manifestações, reuniões de Fóruns, aulas em que diremos a todo o mundo que não foi acidente.
Foi crime e exigimos a punição dos criminosos.

Nossa bandeira está manchada de lama.
Vamos lavá-la com as lágrimas dos anciãos dos Krenak; com as lágrimas dos jovens quilombolas da Região dos Inconfidentes; com as lágrimas dos adultos camponeses que viram suas vidas serem imundadas pela lama que trouxe morte e dor aos pobres, aos trabalhadores, aos milhões de homens e mulheres que não tiveram parte nos bilhões de lucro das mineradoras.

Nossa bandeira está manchada de lama.
Vamos lavá-la!

 

 

Representantes da EJA pelo Brasil se encontram com Ministro da Educação

Realizada no dia 7 de dezembro de 2015, a reunião entre representantes da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), dos Fóruns de EJA pela Brasil, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e do Ministério da Educação teve como pauta o atendimento das reinvidicações do movimento pela defesa da EJA pelo MEC.

Leia Mais

REUNIÃO COM O MINISTRO (07.12.15)

AnexoTamanho
RELATO REUNIAO com Ministro_ 07 12 2015 (1).pdf84.3 KB

Repudio aos ataques sofridos pela Prof. Analise da Silva no Fórum Técnico do PEE-MG

Fomeja perfil

Durante a etapa da Região Metropolitana de Belo Horizonte do Fórum Técnico do Plano Estadual de Educação, a professora Analise da Silva, na discussão do grupo 2, sofreu ataques de caráter racistas e machistas que foram desferidos por um homem participante que esperava a conclusão dessa etapa do trabalho. 

Veja o relato completo aqui

 

 

Vai ter Seminário Nacional de Balanço da Confintea +6 !!!

Carta de apoio ao Seminário Nacional de Balanço da Confintea +6

Os Fóruns de EJA do Brasil vêm manifestar sua satisfação com a proposta de realização do Seminário Nacional de Balanço da Confintea +6 e reafirma posição favorável à realização do Seminário na data agendada, 25 e 26 de abril, em Brasília. 

Para os 88 milhões de brasileiros que tiveram seu direito à educação negado – quando não puderam completar sua escolaridade básica ainda na infância e na adolescência, a realização da Confintea Brasil + 6 representa um momento de extrema importância na medida em que possibilita o redimensionamento e a reafirmação das políticas públicas acordadas e assinadas pelo Brasil no marco das relações internacionais para superar esta realidade tão indesejada, discriminadora e excludente.

Temos acompanhado e contribuído com o Ministério da Educação (MEC) na proposição de política pública, ao sermos chamados ou quando nos indicamos, nas iniciativas que revelam que este Ministério esteja se aproximando dos princípios da participação popular e quando atua no sentido de considerar e pautar o direito dos sujeitos pela Educação. A atual gestão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) vem demonstrando compromisso político com as causas populares e por essa razão merece e tem nosso reconhecimento. 

Os Fóruns de EJA do Brasil destacam o quão significativo foi sermos recebidos por um Ministro da Educação depois de uma década de solicitações. Os movimentos que visibilizam a pauta dos sujeitos trabalhadores que estudam foram ouvidos e, esta ação democrática do poder público precisa se aprofundar para que este país se torne, de fato, uma pátria educadora. 

A realização do Seminário Nacional de Balanço da Confitea +6 é um avanço nesta direção. Precisamos que este, e outros, se realizem, sem adiamentos e seguindo a construção coletiva com a participação da sociedade civil presentes até aqui.

Congratulamo-nos com o Departamento de EJA (DPAEJA) pelo reconhecimento da luta dos Fóruns e dos demais que estão nesta construção por uma política pública que pense a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, ao longo da vida, como direito individual e de classe, com qualidade social e na perspectiva da elevação de escolaridade de Trabalhadores integrada à Educação Profissional.