Fóruns de Minas

Fórum do Oeste de Minas

Fórum A Caminho do Mar

Fórum Metropolitano de EJA

CONAE 2014

CONTRIBUIÇÕES DO FÓRUM DE EJA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BH

EIXO I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação

EIXO II - Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos
EIXO III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente
EIXO IV - Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem
EIXO V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social
EIXO VI - Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho
EIXO VII - Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos

 


 

XV Plenária – Fórum Metropolitano de EJA

FÓRUM METROPOLITANO DE EJA – BETIM

 

 

CURRÍCULO – DA TEORIA À PRÁTICA: A PRÁXIS PEDAGÓGICA NAS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Foi realizado no dia: 18 de junho de 2010

Horário: 18h30

Local: Auditório Ady Rosa de Freitas – Centro Administrativo Papa  João Paulo II, Rua Pará de Minas, 640, Brasiléia – Betim/MG

 


 

O que aconteceu:

 

18h30 – Lanche
19h – Abertura e Chamada dos Municípios/ Segmentos da
EJA
19h 20 – Apresentação Artístico-cultural
19h40 – O Currículo na mesa: reflexões sobre a teoria de
currículo
20h20 – Práxis Educativa de Currículo:Município de Betim
20h 40 – Práxis Educativa de Currículo:Município de Belo
Horizonte
21h – Microfone Aberto
21h30 – Encaminhamentos

 

História do Fórum Metropolitano

O Fórum Metropolitano de EJA da Região Metropolitana de BH – Fórum METRÔ é um movimento construído com diversos segmentos da sociedade, entre eles: Universidades, Sistema "S", Movimentos sociais e ONGs, Sindicatos, Administrações Públicas.

O objetivo desse movimento é discutir, avaliar e propor políticas públicas para a EJA, em níveis federal, estadual e municipal. Enquanto tal, o movimento caracteriza-se pela sua dimensão plural, apartidária e democrática, não circunscrito a nenhum grupo específico, mas comprometido com a luta pela efetivação do direito constitucional de "educação para todos" e com a transformação da realidade social.

O Fórum METRÔ também objetiva contribuir na discussão sobre a "configuração" da EJA na atualidade: para além de "ensino compensatório" ou "supletivo": essa modalidade educativa tem especificidades próprias consolidadas, tanto no campo teórico, quanto no campo de regulamentação legal, concretizando-se também em espaços e tempos diferentes à lógica escolar formal.

Esse movimento iniciou–se em Minas Gerais, no ano de 1999, a partir de alguns encontros sobre a EJA que já vinham acontecendo em outras partes no Brasil e tem sua origem nos movimentos em defesa da Educação Popular. Desde esse período, o Fórum Mineiro de EJA, vem realizando um grande trabalho de mobilização, intervenção e socialização dessa modalidade educativa.

Muita paixão, estudos e concepção política regados a alguma teimosia e a enorme utopia de que ‘um outro mundo é possível, urgente e necessário’ tem nos mantido nessa desafiante estrada de idas e vindas que contabilizam muitas dúvidas e uma única certeza:Educação de Jovens e Adultos é direito que foi negado e que, enquanto ação afirmativa, deve ser resgatado.  Atualmente, totalizamos dez fóruns regionais, a saber: Fórum do Leste, Fórum do Oeste, Fórum da Zona da Mata, Fórum dos Inconfidentes, Fórum do Norte de Minas, Fórum "A caminho do mar", Fórum dos "Campos das Vertentes", Fórum do Sudeste, Fórum Centro-Oeste Mineiro e Fórum da Região Metropolitana de BH.

O Fórum METRÔ surge nesse contexto para discutir, trocar experiências, socializar informações sobre a EJA a partir das especificidades, diferenças e semelhanças vividas nos municípios da Região Metropolitana. 

Atualmente, algumas cidades da região metropolitana de BH vêm participando do Fórum Metropolitano, através de seus segmentos que militam, fazem a EJA. Entre elas estão Belo Horizonte, Betim, Contagem,  Itabira, Juatuba, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano.

Nossos encontros ocorrem na última sexta-feira do mês, bimestralmente. Temos um grupo articulador, encarregado de organizar e pensar politicamente esses encontros – GRUAR. Esse grupo se reúne toda primeira quinta-feira de cada mês.    

14º Fórum Metropolitano de EJA- 30/04/2010

15 EJA.JPG

Aconteceu no dia 30.04, a 14º plenaria do Fórum Metropolitano de EJA. Ela foi realizada no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação da UFMG. A temática trabalhada foi: Diversidade dos Sujeitos: as varias faces do gênero na EJA.

Clique aqui e saiba o que aconteceu.

 

 

18ª Reunião Plenária do Fórum Metropolitano de EJA

A 18ª Reunião Plenária do Fórum Metropolitano de EJA aconteceu no dia 25/02/2011 no Auditório Luiz Pompeu,na FAE/UFMG.Com o tema  "Relações entre a negação do direito a educação,a possibilidade de ascenção social e o preconceito",a plenária contou coma participação da  Professora Dra.Maria Aparecida Moura.

Confira  o audio da palestra e as falas ao final desta.

 

Fórum da EJA do Pontal do Triangulo Mineiro

Fórum da Zona da Mata

14º Fórum Regional de EJA do Leste de Minas

14º Fórum Regional de EJA do Leste de Minas. Temática:Formação de professores de Educação de Jovens e adultos: "do modo de aprender ao modo de ensinar"

Palestrante: Professora Jane Paiva (UERJ)Dia 06 de julho de 2006 às 18:30Local: Grêmio Recreativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas Timóteo - AAPTAv. 20, nº 321 - Bairro Olaria - Cidade: Timóteo - MGInscrições: Tel. 31-3847-1212 / 31-3849-7736 (Secretária do Fórum em Timóteo).Outras informações: Josiane de Carvalho (Secretaria do Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos) Tel. 31-3262-2846

Fórum do Campo das Vertentes

O Fórum Vertentes de Educação de Jovens e Adultos realiza seu 40º encontro

Comemorando seus 5 anos de atividade, o Fórum Vertentes de EJA, realiza na próxima quarta-feira, dia 30/09/09, seu 40º encontro. Na oportunidade realizará uma discussão sobre a história da alfabetização. Quem comanda a fala é o professor Paulo Roberto Azevedo Varejão, membro do corpo docente do Departamento das Ciências da Educação (DECED) da Universidade Federal de São João del-Rei.

O evento também conta na sua programação com orientações para realização do V NOITEJA e informes sobre o XI ENEJA realizado em Belém do Pará.

Segue abaixo programação detalhada:

8h – Credenciamento

8h30min - Abertura do Fórum - Chamada dos municípios integrantes do Fórum Vertentes de Educação de Jovens e Adultos

9h - Preparação para o V NOITEJA / Informes sobre o XI ENEJA - ENCONTRO NACIONAL DE EJA - Coordenadores do Núcleo Vertentes de EJA

10h – Intervalo

10h30min - A História da Alfabetização - Prof. Paulo Roberto Azevedo Varejão - DECED/UFSJ

12h - Encerramento.

5º NOITEJA já tem data confirmada

Realizado todos os anos desde 2004, o NOITEJA em sua quinta edição, já tem data e local confirmados.

 

O Fórum Vertentes de EJA, fechando um ciclo, em comemoração aos seus cinco anos de atividades, realizará o 5º NOITEJA no Teatro Municipal de São João del-Rei, onde se realizou sua primeira edição.

 

O NOTEIJA acontecerá

no dia 23 de outubro de 2009

a partir das 19 horas.

 

NOITEJA é um encontro de caráter sócio-cultural que integra dirigentes, educadores e alunos que fazem parte da Educação de pessoas Jovens e Adultas da Região do Campo das Vertentes e se apresenta como uma forma de valorizar a identidade cultural dos educandos jovens e adultos e criar um diferencial na formação de cada um, viabilizando ainda mais a troca de conhecimentos e saberes.

   Venha você também fazer parte dessa festa!

 

 

AnexoTamanho
41º FÓRUM VERTENTES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - NOITEJA.pdf371.6 KB

Fórum do Leste

14º Fórum Regional de EJA do Leste de Minas

14º Fórum Regional de EJA do Leste de Minas. Temática:Formação de professores de Educação de Jovens e adultos: "do modo de aprender ao modo de ensinar"
Palestrante: Professora Jane Paiva (UERJ)Dia 06 de julho de 2006 às 18:30Local: Grêmio Recreativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas Timóteo - AAPTAv. 20, nº 321 - Bairro Olaria - Cidade: Timóteo - MG
Inscrições: Tel. 31-3847-1212 / 31-3849-7736 (Secretária do Fórum em Timóteo).Outras informações: Josiane de Carvalho (Secretaria do Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos) Tel. 31-3262-2846

Fórum do Noroeste de Minas

Fórum do Norte de Minas

Fórum do Sudeste de Minas

Fórum do Triângulo Mineiro

Fórum dos Inconfidentes

1º Aniversário do Fórum dos Inconfidentes e 8º do Fórum Mineiro de EJA

1º Aniversário do Fórum dos Inconfidentes e 8º aniversário do Fórum Mineiro de EJA. Temas:

  • Construindo a polítca;
  • Construindo a formação - EJA nas Gerais.

Palestrante: Leôncio Soares ( FAE/UFMG);Palestrante: Jerry Adriani ( SMED/BH);Palestrante: Maria Margarida Machado ( SECAD/MEC );Palestrante: Agata Quissini ( UNIVALE /SC );Palestrante: Cláudia Vóivo ( Ação Educativa/SP ).Dia 29 de junho de 08:00 às 18:00 CEFET - Ouro Preto - MGOutras informações: Josiane de Carvalho ( Secretaria do Fórum Mineiro de Jovens e Adultos) Tel. 31-3263-2846