Links

Ação Educativa

Acao Educativa

A Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1994. Sua missão é promover direitos educativo, culturais e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável.

Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos, no nível local, nacional e internacional. Desenvolve pesquisas, divulga informações e análises enfocando as políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial e de gênero.

A Ação Educativa conta com um conjunto diversificado de fontes de financiamento: agências de cooperação internacionais, organismos multilaterais, institutos e fundações empresariais, órgãos públicos e apoiadores individuais. Ao reconhecer-se como organização que responde ao interesse público, faz questão de prestar contas não só aos apoiadores diretos, mas a qualquer pessoa interessada.

Para saber mais, visite a página da Ação Educativa

INEP

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Página Inicial

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

O Inep também é responsável pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior.

O Encceja constitui-se em um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Para saber mais, visite o site do Inep

Instituto Paulo Freire

Instituto Paulo Freire

O Instituto Paulo Freire (IPF) surgiu a partir de uma ideia do próprio Paulo Freire (1921-1997) no dia 12 de abril de 1991. Ele desejava reunir pessoas e instituições que, movidas pelos mesmos sonhos de uma educação humanizadora e transformadora, pudessem aprofundar suas reflexões, melhorar suas práticas e se fortalecer na luta pela construção de “um outro mundo possível”. Por sua importância nacional e internacional, Paulo Freire foi declarado patrono da educação brasileira em 2012.

A missão do IPF é “educar para transformar”, dando continuidade e reinventando o legado freiriano na promoção de uma educação emancipadora, combatendo todas as formas de injustiça, de discriminação, de violência, de preconceito, de exclusão e de degradação das comunidades de vida, com vistas à transformação social e ao fortalecimento da democracia participativa, da ética e da garantia de direitos.

Para saber mais, visite o site do Instituto Paulo Freire

 

 

MEC

Ministerio da Educação

O Ministério da Educação, órgão da administração federal direta, tem como área de competência os seguintes assuntos:

I - política nacional de educação;
II - educação infantil;
III - educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância, exceto ensino militar;
IV - avaliação, informação e pesquisa educacional;
V - pesquisa e extensão universitária;
VI - magistério; e
VII - assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes.

Para saber mais, visite o site do MEC

 

MOVA Brasil

MOVA

O Comitê Gestor do projeto – Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), o Instituto Paulo Freire (IPF) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) – são instituições que têm histórico em ações educativas, de mobilização social e de geração de emprego e renda.

Ao conceber este projeto, essas instituições buscam contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil e o fortalecimento da cidadania. Isso significa dizer que este projeto compreende que as ações educativas se desenvolvem conjuntamente com as de geração de emprego e renda e, por isso, apoiamos as ações do Governo e da sociedade organizada na luta pela inclusão social e superação da miséria no Brasil.

As nossas altas taxas de analfabetismo são decorrentes da nossa pobreza que tem cor, sexo e etnia. O analfabetismo representa a negação de um direito fundamental decorrente de um conjunto de problemas sociais: falta de moradia, alimentação, transporte, escola, saúde, emprego. Isso significa que o problema do analfabetismo não será totalmente resolvido só por meio da educação, mas, da confluência das políticas públicas de todos os setores.

Saiba mais no site do MOVA Brasil

Rede de Educação Cidadã

Rede de Educação Cidadã

A Rede de Educação Cidadã (Recid) é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares do Brasil que assumem solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira e principalmente de grupos vulneráveis econômica e socialmente (indígenas, negros, jovens, LGBT, mulheres, etc), promovendo o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um Projeto Popular, democrático e soberano de Nação.

Para saber mais, visite o site da Recid