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Deliberações da 75ª reunião plenária do Fórum Mineiro

 

 
 
Deliberações da 75ª Reunião Plenária do Sobre caráter do Fórum Mineiro de EJA quanto:
 
A – Ao caráter do Fórum Mineiro de EJA:
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA é espaço de formação de educadores também, acompanhando a agenda local, regional interior, estadual, regional sudeste, nacional e internacional da EJA e atende a demanda levantada internamente pelos que o compõem; 
  2. Intensificação do diálogo entre o Fórum Mineiro de EJA e os princípios da educação popular.
 
     
     B – Às Formas de Divulgação:
 
  1. As informações do Fórum Mineiro de EJA serão divulgadas por meios virtuais, malote via Governo Estadual e Prefeituras, tentar projeto de verba para este fim;
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA construirá, por meio de seu GA, projeto que busque verba junto ao MEC, prefeituras, Unesco e demais parceiros para equipar (recursos humanos e equipamento) com o Fórum;
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA deve divulgar em massa seus atividades, posicionamentos, deliberações, moções, cartas e agendas.
 
 
     C – À Organização:
 
  1. A periodicidade das reuniões plenárias do Fórum Mineiro será bimestral alternada com Fóruns Regionais e locais;
 
  1. As reuniões plenárias bimestrais do Fórum Mineiro de EJA não serão itinerantes e se fixarão em Belo Horizonte;
 
  1. Em todas as reuniões plenárias do Fórum Mineiro de EJA acontecerão Rodas de Prosa;
 
  1. Oficinas e Microfone aberto acontecerão quando houver demanda do GA do Fórum Mineiro de EJA ou do plenário das reuniões plenárias;
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA seguirá a critério do GA o seguinte modelo de programação: Abertura, Palestra, Roda de conversa sobre o tema da palestra e Retorno a plenária para discussão com o palestrante;
 
  1. As reuniões plenárias bimestrais do Fórum Mineiro de EJA serão sempre as tarde e eventualmente tarde e noite.
 
 
D - Aos segmentos:
 
  1. A participação de educandos deverá se dar sempre com adequação das atividades;
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA deve incentivar a participação de educandos e de educadores em suas reuniões plenárias bimestrais e os Regionais devem fazer o mesmo;
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA deve abrir espaço para que as secretarias municipais, estadual e outros socializem suas políticas quanto as questões da EJA;
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA solicita a participação efetiva do NEJA em suas reuniões plenárias, na composição do GA e em suas atividades;
 
  1.   O Fórum Mineiro de EJA deve estimular educadores e gestores para a formação do educando de modo a que participe efetivamente da reunião plenária do Fórum; 
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA deve restabelecer comunicação direta com autoridades municipais e estaduais;
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA deve estimular movimentos sociais a integrá-lo e a participar das suas atividades; 
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA deverá elaborar uma carta proposta à secretaria estadual de educação solicitando que a SE assuma o papel de indutora de políticas e ações de formação continuada de educadores da EJA e que a SE, integrante do Fórum Mineiro de EJA assuma as reuniões plenárias bimestrais deste Fórum como um destes espaços.
 
 
E - Às construções em plenárias:
  1. O Fórum Mineiro de EJA construirá, em suas reuniões plenárias, a realização de mostra de aprendizagem anual;
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA construirá, em suas reuniões plenárias, a realização de congresso ou encontro ou seminário de EJA bianual, em nível estadual.
 
F - Aos Regionais:
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA delibera pela necessidade da efetiva atuação do Fórum Metropolitano de EJA;
 
  1. Os Fóruns Regionais devem divulgar o Fórum Mineiro de EJA para os novos prefeitos municipais no início de seu mandato em 2009.
 
G – À temática para 2009:
 
  1. O Fórum Mineiro de EJA, por meio de seu GA, deve priorizar, para 2009, os seguintes temas propostos: Mova, População privada de liberdade, Diversidade do público, Economia solidária – mundo do trabalho geração de renda, Inclusão escolar, Currículo, Material didático, Diretrizes políticas, Formação inicial e continuada do profissional, Políticas Públicas e a ordem dos temas seria definida pelo GA.