Skip to Content

"Capital é referência na Educação de Jovens e Adultos"

CAPITAL É REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Maioria dos adultos alfabetizados na capital continua os estudos

 

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação mostrou que Belo Horizonte é referência nacional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o estudo, na capital, 60% dos alunos que participaram do Programa Brasil Alfabetizado dão continuidade aos estudos por meio da EJA. O índice foi o mais alto do Brasil. A pesquisa foi realizada entre os meses de abril e maio deste ano, em 23 municí-pios de 12 estados.

Criado em 1997, o Projeto de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura garante o ensino fundamental aos adultos com baixa escolaridade e funciona em duas linhas. A primeira atende, principalmente, pessoas mais velhas que não vão à escola por dificuldades de locomoção, falta de recursos para deslocamento, longas jornadas de trabalho, entre outros motivos. As aulas são ministradas em locais alternativos como associações comunitárias, empresas, igrejas ou postos de saúde. São mais de 1.700 alunos divididos em 85 turmas. A segunda linha do projeto atende um público pouco mais jovem nas escolas da rede municipal de ensino, distribuídas pelas nove regionais. Ao todo são oferecidas mais de 26 mil vagas em 119 escolas.

O segurança Valdivino Dias Ferreira, 42 anos, fez parte do Programa Brasil Alfabetizado e decidiu continuar os estudos. Há dois anos é aluno da EJA no Centro de Referência em Áreas de Risco da Barragem Santa Lúcia. Valdivino conta como a alfabetização mudou sua rotina. "Aprendi a ler, escrever, conversar e hoje vivo melhor com as pessoas. Meus filhos têm muito orgulho de mim por isso. Vou continuar estudando e quero entrar na universidade", planeja. De acordo com o coordenador do Núcleo de EJA da Secretaria Municipal de Educação, Jerry Adriani da Silva, a política de atendimento ao jovem e adulto garante o direito à educação e vai ao encontro de uma das principais metas do governo municipal que é o "BH sem Analfabetos", frisou.

Fonte: Diário Oficial do Município - Belo Horizonte. Poder Executivo. Capa. Ano XII, nº 2.633, 27/06/06.