Skip to Content

I Informativo FPDEJA-MT 2011

 

Caríssimos companheiros do FPDEJA/MT,

Primeiramente quero desejar, que este ano seja repleto de conquistas para todos nos, pois, nossa luta está apenas começando.

O ano de 2011 marca a nossa atuação como o ano em que o Fórum EJA Mato Grosso completará 10 anos do início de suas atividades e, também, por estarmos no meio do processo que resultará em uma nova resolução para a Educação de Jovens e Adultos em nosso Estado.

Em setembro de 2010, em nosso Encontro Estadual, fomos chamados pelo Conselho Estadual de Educação a contribuir com a nossa discussão enquanto Fórum sobre como iríamos adequar a Resolução nº 180 do CEE/MT às novas diretrizes para a EJA, definidas com a publicação da Resolução nº 3 do CNE/CEB e, também, tivemos a oportunidade de contribuir com a consulta Pública iniciada, em junho do mesmo ano.

Como este processo ainda não acabou, somos novamente convocados pelo CEE a contribuir com esta discussão, que ora chega a sua reta final.

Para tal, precisamos nos organizar enquanto Fórum de EJA, para fazer valer o que acreditamos ser o melhor para o futuro da Educação de Jovens e Adultos em nosso Estado.

O Mato Grosso nos últimos anos tem contribuído muito com a discussão de EJA em escopo Nacional, sendo reconhecido como um estado que tem dado um tratamento especial para esta Modalidade.

Apesar da nova resolução ainda não estar finalizada, a Secretaria de Estado de Educação iniciou o ano letivo de 2011 seguindo a carga horária mínima definida pela Resolução nº 3 do CNE/CEB.

No dia 04 de março do corrente, na página da SEDUC saiu à informação “CEE realiza consulta pública para nova Legislação da Educação de Jovens e Adultos”, sobre os prazos para o envio de novas contribuições para a resolução. Estaremos publicando, também, no Portal do Fórum a notícia com mais detalhes.

Desta forma, convocamos todos os profissionais e alunos ligados à modalidade EJA para realizarmos uma força tarefa para a discussão da minuta da nova resolução. Também para organizarmos e nos fazermos presentes na Audiência Pública, que irá definir o texto a ser encaminhado para assinatura da Secretária de Estado de Educação

Em 2010, também fomos convocados pela Comissão da Agenda Territorial de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, para mobilizarmos a formação e o funcionamento dos Comitês municipais da Agenda, para que os mesmos finalizassem o diagnóstico de seus municípios sobre a modalidade e os encaminhassem para a Comissão Estadual, a fim de que a mesma tivesse elementos suficientes para construir o Plano Estratégico da Agenda Territorial no Mato Grosso.

Para tal os Coordenadores regionais foram convocados para a I Oficina da Agenda Territorial que foi realiza em Cuiabá em outubro do ano passado e saíram da oficina com o compromisso de organizar oficinas regionais para mobilizar as Secretarias Municipais de Educação, para formarem os seus comitês municipais ou para concluir o seu Diagnóstico local.

Parabenizo a todos os Articuladores, Membros e Coordenadores do Fórum que não mediram esforços para que as oficinas regionais se realizassem. Conseguimos fazer as oficinas regionais nos 18 pólos do Fórum e só não foi informado sobre a Agenda Territorial e a sua importância para a modalidade o município que não mandou representante para a etapa regional de mobilização.

Precisamos agora cobrar da Comissão Estadual um parecer sobre a real situação das ações da Agenda e ver o que de fato os Comitês municipais estão cumprindo de sua função.

Com relação ao I EREJA/CO a Coordenação Estadual está atenta as informações vidas do Mato Grosso do Sul, mas por enquanto ainda não temos uma data precisa para realização do encontro que estava marcado para inicio de abril, mas que provavelmente terá que ser novamente adiado devido a problemas burocráticos relacionados ao financiamento do evento. Logo tenhamos uma posição oficial sobre a data do encontro informaremos a todos os delegados eleitos pelos seus respectivos segmentos.

Outro ponto a ser tratado é saber como ficará a nossa programação para o ano de 2011. Pensamos em realizar a nossa reunião de Coordenadores Regionais para planejamento de nossas ações assim que soubermos, quando será a Audiência Pública para tratar da nova resolução, pois poderemos nos organizar para que os Coordenadores regionais participem da Audiência Pública. A audiência será uma forma de assinalarmos a nossa contribuição na elaboração da nova resolução e de conseguirmos que a mesma atenda os nossos anseios.

O prazo final para o envio das contribuições à nova Resolução é o dia 25/03.

Temos poucos dias para mobilizarmos o maior número de escolas possíveis, a fim de que as mesmas possam efetivamente contribuir com esta nova Resolução.

Não podemos perder a oportunidade.

 

____________________________________

Alexandre Fagundes Cesario

Coordenador do FPDEJA/MT