Skip to Content

Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento

O Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promoverá de janeiro de 2015 a março de 2016 o curso de "Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade". Destinado a profissionais da educação que atuam em instituições ligadas ao Sistema de Educação Prisional no Pará, o curso visa a formação de profissionais que trabalham com jovens e adultos privados de liberdade. A ideia é qualificar as práticas e reflexões desses para melhor sua atuação no sistema penitenciário.
O curso visa ainda aprofundar o debate sobre a Educação Prisional para consolidar e sensibilização social institucional, estabelecendo
estratégias para fortalecer o processo de valorização das ações de
educação no sistema prisional em suas diferentes dimensões, e ainda
ofertar a formação continuada que atuam na educação prisional qualificando sua prática educativa.
O público prioritário são os professores e servidores que atuam nos
âmbitos do sistema penitenciário e do atendimento sócio educacional
para adolescentes no estado do Pará como também terá vaga destinada a Demanda Social onde pesquisadores e militantes do fórum de EJA podem participar .
O curso, gratuito, será ofertado na modalidade presencial e a Educação à Distância (EAD), com 360 horas presenciais e 60 horas à distância, com carga horária de 420 horas. Será ofertadas 50 vagas, em duas turmas. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 41 às 18h, em caso excepcional aos sábados de 8 às 12 horas.

Outras informações

http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.phpaction=Noticia.show&idnoticia=1637&idareainteresse=1

Deste modo, informo também que foi realizada parceria com o Instituto Federal do Pará IFPA para a oferta de cursos de especialização e aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos (EDH) e Educação de Jovens e Adultos na Diversidade (EJA) e o Curso de Especialização em Relações Étnicos-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (ERER) do IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, em parceria com a SEDUC e a demanda social também foi incluída.
Ressaltando que ações como as que apresentamos são lutas constates do fórum e da Agenda Territorial.