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Criação do Fórum Regional da EJA

Relatório das atividades do Fórum Regional da EJA, realizado no período de 19 a 20 de setembro de 2014, na cidade de Portel- Marajó – Pará.

 

O I Fórum Regional da EJA foi uma iniciativa da Comissão Estadual da Agenda de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos em parceria com os municípios do arquipélago do Marajó tendo como organizadores a Coordenação Estadual da Educação de Jovens e Adultos, Governo municipal de Portel por meio da Secretaria Municipal de Educação - Coordenação Municipal de Jovens e Adultos, em cumprimento às demandas solicitadas nas reuniões técnicas e Planos Estratégicos de EJA -PEEJA.

O evento teve como principal objetivo refletir sobre o contexto atual da Educação de Jovens e Adultos – EJA – Brasil, a partir da diversidade dos movimentos e práticas de alfabetização de Jovens e Adultos, assim como provocar o debate a respeito do Financiamento das ações e Políticas públicas de Formação para a EJA.

O I Fórum Regional da EJA ocorreu no período de 19 a 20 de setembro de 2014, na cidade de Portel – Marajó – Pará, mais especificamente no Auditório da E.M.E.F Rafael Gonzaga, localizada na Rua 02 de fevereiro, S/N, bairro do Muruci.

Estiveram presentes no evento representantes da esfera Federal com a representante da SECADI, Estadual com a representante do MOVA-PARÁ e municipais com os representantes do município de Portel, das instâncias do Poder Executivo, Legislativo e de órgãos pertencentes à educação como o Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará - SINTEPP, Gestores, professores, coordenadores pedagógicos e alunos da EJA. Estiveram presentes ainda representantes dos seguintes municípios: Breves, Curralinho, Soure, Gurupá e Cachoeira do Arari.

Houve de acordo com a programação palestras sobre o “Financiamento das ações para a EJA” e “Políticas públicas de Formação para a EJA”, tendo como palestrante a Sra. Rafaela Pires (Coordenadora Estadual do MOVA). E em seguida houve intervenções pelos participantes a cerca das temáticas supracitadas. Houve ainda as discussões dos Grupos de Trabalho referentes aos seguintes Temas: 1) Perfil do professor da EJA. 2) Políticas de formação do professor da EJA. 3) Políticas de mobilização dos alunos (acesso, permanência e sucesso).

No segundo dia do evento, houve as apresentações dos municípios com o tema: Qual o lugar da EJA no município? E em seguida foram feitas as apresentações dos grupos de trabalho referente aos 03 (três) temas supracitados, onde construíram as seguintes propostas:

  • Tema 01: Perfil do professor da EJA - Professor com o mínimo de formação inicial acadêmica (graduação); Garantir a exclusividade dos professores da EJA com qualidade social; O professor da EJA deve ter uma metodologia diferenciada – relação professor/aluno; Permanência do profissional da EJA sem rotatividade; Professor lotado com 200 horas, e trabalhar 100 horas para professores EJA; O professor precisa ser dinâmico, trabalhar motivando as habilidades dos alunos para uma nova perspectiva de vida; Deve ser compromissado com a educação da EJA; Professor que valorize a importância do conhecimento que o aluno traz do dia-a-dia; Professores atualizados, ampliar suas habilidade e competências; Compreensivo, flexível em relação aos horários considerando suas particularidades com relação à gestão, coordenação e equipe de apoio administrativo; Ter noções básicas de informática para auxiliar os alunos no uso das diversas mídias; Profissional em constante formação relacionado aos saberes da EJA; Professor crítico, compreensivo e facilitador da aprendizagem numa perspectiva libertadora, respeitando as pluralidades e diversidades da EJA; Professor comprometido com uma formação cidadã e por uma educação de qualidade e emancipadora;

  • Tema 02: Politicas de Formação do Professor da EJA - Garantir a qualificação profissional para a atuação no processo de ensino aprendizagens da EJA: cursos presencias de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado (levando em consideração as especificidades de cada região); Garantir cursos de formação continuada presencial e semi - presencial; Garantir a participação dos professores da EJA nos cursos de formação em nível superior durante o período letivo sem perda de seus direitos previstos na legislação educacional e na constituição brasileira; Descentralização das decisões nas politicas da EJA; Criação e aplicação de politicas publicas para a EJA; Garantia de estrutura física e logística para a EJA; Planejamento especifico para a EJA; Garantia e aplicação de recursos nas esferas federal, estadual e municipal para EJA; Eliminar a rotatividade do professor nas escolas; Criação de centro educacional para a EJA; Garantir carga horária especifica para professores da EJA; Criar política de valorização e humanização dos profissionais da EJA; Garantir contratação em regime de permanência para professores em processo de formação.

 

  • Tema 03: Políticas de mobilização dos alunos (acesso, permanência e sucesso) - Criar turmas específicas para EJA em diferentes horários – turmas manhã e tarde na escola; Diagnóstico do perfil dos alunos; Realização de um fórum específico para os alunos da EJA com os temas: Anseios, dificuldades e perspectiva; Cursos diversificados de acordo com a demanda da escola; Diversificação na aula inaugural; Criação ou adequação de espaços físicos, para acolhida dos filhos dos educandos – biblioteca, sala de leitura, laboratório de informática; Chamada pública; Sensibilização dos gestores na provocação da chamada pública; Discutir um currículo integrado com os professores da modalidade da EJA; Promover ações interseririas para diminuir os altos índices de violência – projetos sociais, parcerias; Criar currículo de acordo com a especificidade de cada educando; Viabilização de transporte escolar em pontos estratégicos das cidades período noturno; Sensibilizar a comunidades sobre a flexibilização dos horários de trabalho dos educandos; Garantir formação continuada da metodologias do ensino da EJA; Discutir um calendário escolar específico para os educandos da EJA; Alimentação escolar de qualidade; Fortalecer a proposta da pedagogia da alternância e aumento de alunos; Garantir a continuidade a escolarização dos egressos do programa brasil alfabetizado.

O I Fórum Regional da EJA foi finalizado com o Jantar expoeja, onde foram apresentados vídeos de ações da EJA no município de Portel, vídeos e slide com imagens tiradas durante a programação do fórum e apresentação ao vivo do grupo de Carimbo formado por alunos da EJA do município de Portel-Pa e foi confirmando em plenária Final a Participação de todos os Presentes Como delegados do Fórum de EJA Regional.

Relator: Dalcides Santana.

Coordenação Colegiada Paraense e Coordenador regional do Fórum do Marajó