Skip to Content

I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos - EREJA (26 a 28 de maio de 2011)

Este evento teve lugar no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM em Manaus. Foram três dias de grandes discussões e momentos decisivos de preparação ao ENEJA - 2011 em Salvador. Foram efetuados estudos dos temas centrais da EJA, por grupos distribuídos ao longo da região Norte.

Em consideração aos desafios aos desafios regionais da Amazônia, o EREJA focalizou proposições considerando as questões Sócio-Políticas, Econômicas, Étnico-Culturais e Ambientais, pautadas nas diversidades e identidades da práxis da EJA. O pano de fundo nestas discussões ficou evidente a implementação de políticas institucionais.

Conferência de Abertura

O Prof. Dr. Agostinho Rosas do Centro Paulo Freire da UFPE, falou sobre "A Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Emancipatória: Frentes e disposições históricas na marcha da sociedade civil brasileira recente".

O encontro contou com a presença deste grande multiplicador de idéias freirianas durante todo o desenrolar dos acontecimentos até o momento final. Os participantes tiveram oportunidade de trocar experiências e orientações para a prática em EJA.

Os palestrantes ali presentes deixaram suas contribuições e ao mesmo tempo alimentaram o evento com suas experiências significativas como foi o caso da Prof. Dra. Ivanilde Apoluceno da UEPA, Prof. Dra. Arminda Rocha da UFAM, Prof. Msc. Mª de Nazaré Correa da Silva da UEA e Prof. Dra. Ronnay Feitoza da UFAM.

As discussões da plenária final tiveram grandes contribuições destas palestras.