Skip to Content

Festividade do Glorioso São Benedito

 

A Festividade de São Benedito, tradição bicentenária realizada de 18 a 26 de dezembro, é a maior manifestação religiosa do povo bragantino. Além da religiosidade, a Marujada é um atrativo à parte durante a festividade.

 

Vestindo indumentárias exuberantes, os integrantes da marujada promovem um ritual diário, durante o período da festividade, dançando na "Barraca da Maruja" (anexa à Igreja de São Benedito), ao ritmo do retumbão, xote, roda, valsa e mazurca tocada pelo tradicional grupo regional. A participação da Marujada na festividade de São Benedito também é de grande representatividade durante a procissão que acontece no dia 26 de dezembro, bem como em outros eventos que fazem parte da programação: almoços do juiz e da juíza da festa, alvorada, ladainha, missa, entre outros. 

A participação da Marujada na festividade de São Benedito também é de grande representatividade durante a procissão que acontece no dia 26 de dezembro, bem como em outros eventos que fazem parte da programação: almoços do juiz e da juíza da festa, alvorada, ladainha, missa, entre outros.  Embora a programação oficial da Festa de São Benedito seja em dezembro, as manifestações têm início em maio, com a esmolação, que é feita por comitivas peregrinas que percorrem as praias, campos e colônias.

Disponivel em: http://turismo.braganca.pa.gov.br/setur/atrativos_turisticos.htm