Relatório sintese da Roda de Diálogo "EJA e Letramento" - XXVIII Encontro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Paraíba

RELATÓRIO XXVIII ENCONTRO ESTUDAL DE EJA
LOCAL: UFPB/ Campus I - João Pessoa
RODA DE DIÁLOGO: EJA E LETRAMENTO
COORDENADORA: Bernardina Silva de Carvalho e Viviane Maria Serrano de França
RELATORA: Camila Cruz dos Santos relatora

O XXVIII Fórum de EJA da Paraíba foi realizado na Universidade Federal da Paraíba no dia 14 de dezembro de 2007, em turno integral. Na abertura assistimos a uma apresentação cultural e em seguida foi oferecido um lanche. Dando início as atividades pedagógicas ocorreu uma mesa redonda cujo tema "Política de EJA:
direito e controle social" foi discutido pelos representantes da UNESCO, UNDIME e Secretaria Estadual de Educação; logo após foi aberto o diálogo com o público.
À tarde ocorreram as rodas de diálogo discutindo as seguintes temáticas: EJA e Currículo; EJA e Letramento; Formação de educadores e gestores de EJA; Economia Solidária e EJA e Elevação da escolaridade x profissionalização.
A roda de diálogo, EJA e letramento, foi coordenada pela
extensionista Bernardina Silva de Carvalho servidora da PRA/UFPB, com a colaboração da bolsista Viviane Serrano. As atividades iniciaram com uma rápida apresentação dos participantes que falavam o nome,localidade, local de trabalho e função. Observamos que se fazia presente um público bem diversificado e de diferentes localidades
como Guarabira, Santa Rita, Campina Grande, João Pessoa além de alunas do Curso de Pedagogia da UFPB e educadoras do PRONERA.
Visto o foco do tema em discussão foi realizada uma rápida avaliação diagnóstica acerca do conhecimento prévio sobre LETRAMENTO. Os participantes registraram suas opiniões e discutiram no grupo. Ouvimos as mais variadas opiniões, a saber: LETRAMENTO é: “a situação dos aluno que não sabe ler”; “é o conhecimento das letras”; primeiro processo de
ensino/aprendizagem”; “ler e escrever”; conjunto de conhecimentos adquiridos onde vivemos”; “estudo e significado da escrita e leitura...”;
“escrever e ler de forma clara”; “leitura de uma palavra”. Outras pessoas declararam ter escolhido essa roda de diálogo por curiosidade; por achar interessante; “achei interessante à palavra e fiquei curiosa para saber o significado". Para enriquecer a discussão, a coordenadora levantou o seguinte questionamento: Alfabetização e Letramento são a mesma coisa?
Para muitos as dúvidas aumentaram, para outros que já tinham noção sobre essa concepção facilitou o entendimento chegando a comentar que alfabetização é ensinar a ler e escrever, já letramento é um processo amplo.
O segundo momento da discussão foi concatenar as discussões surgidas a partir do saber prévio com a teoria que trata dessa concepção, usando para isso o aporte teórico apresentado no texto conceitual ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO in CARVALHO, Bernardina Silva de (org).
Capacitação de Alfabetizadores Teoria e Prática. Volume II, JPA: 2007. A atividade foi desenvolvida com uma leitura em grupo, depois foi solicitado retomarem o papel no qual escreveram inicialmente sobre o conceito de letramento para reescreverem o conceito de letramento,agora, a partir do enfoque teórico discutido por Tfouni, Bagno,Marcuschi, Kleiman, Magda Soares, teorizado por Vygotsky e Brian
Street.
Um novo debate surgiu mais rico, mais participativo e, consequentemente, mais esclarecedor. Na avaliação registramos na fala dos participantes a importância dada a essa temática, uma vez que defendemos uma educação de atitudes solidárias e uma aprendizagem voltada para a emancipação dos seus educandos.