Skip to Content

Projeto PIBITI - Késia Gomes Bandeira Gonçalves

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq – CEFET-Go – Goiânia – Jataí – Inhumas

 

Projeto de Pesquisa

1- Título

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) e Educação de Jovens e Adultos no CEFET-Go e a construção de espaço virtual interativo de aprendizagem e socialização de experiências, conhecimentos e informações.

2- Equipe

Bolsista: Késia Gomes Bandeira Gonçalves

Instituição: CEFET-GO/Goiânia
Fone: 62 32031770
E-mail:kegobago@yahoo.com.br
Orientadora: Mad´Ana Desirée Ribeiro de Castro
Instituição: CEFET-GO
Fone: 62 32879387

3- Introdução

Em 2006, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-Go), na unidade de Goiânia, por meio do Decreto 5.478 de junho de 2005 [1] e da adesão da área de Turismo e Hospitalidade, passou a oferecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada ao Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Em Goiânia foram disponibilizadas semestralmente trinta vagas [2]para o curso Técnico Integrado em Serviços de Alimentação. Assim, das onze Coordenações existentes atualmente na Instituição, apenas uma aderiu ao Programa.A oferta do Curso Técnico Integrado em Serviços de Alimentação, na área de Turismo e Hospitalidade, voltada para o público de jovens e adultos, pressupõe uma opção teórico-metodológica e ideológica centrada na construção de espaços destinados à concretização de uma práxis assentada na inclusão social de parcelas significativas da população aos conhecimentos produzidos. Hoje, segundo dados do PNAD (2003), existem 68 milhões de jovens e adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos e mais que não concluíram o ensino fundamental e, apenas 6 milhões (8,8%) estão matriculados na EJA. Como resposta a esta situação, objetiva-se a formação de um trabalhador-cidadão consciente da sua unicidade enquanto sujeito potencialmente transformador da sua realidade de origem (excluído), da sua capacidade de pensamento autônomo, independente e crítico e da sua condição ontológica de ser coletivo e solidário.

Após a consolidação do curso, no que diz respeito à oferta de vagas e a conquista de importantes espaços político-pedagógico no interior da Instituição – já estamos na terceira turma e recentemente foi nomeada uma Coordenação específica para o Programa na unidade de Goiânia, o que dará maior organização e apoio ao trabalho pedagógico ao curso - procura-se, com a apresentação deste projeto, inserir os estudantes da EJA do CEFET-Go no universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´S), não apenas como usuário, muitas vezes, passivo, mas estimulá-los a desenvolver e transferir novas tecnologias e inovações.Concordando com Savianni (op. cit. Moraes, 2002) quando sinalizou que, em nossa época, o cogito de Descartes, “Penso, logo existo”, está sendo substituído pelo “Digito, logo existo”, acrescido da transformação do computador em um fetiche, pois, enquanto instrumento possibilitador de inúmeras ações que  poderiam beneficiar o homem na afirmação de sua sociabilidade e humanidade, as TIC´S não vêm proporcionando a atividade pensante, esclarecedora da razão e da consciência. Nesta perspectiva, o terreno no qual a técnica conquista seu poder sobre a sociedade é o poder que os economicamente mais fortes exercem sobre a sociedade. A racionalidade técnica hoje é a racionalidade da própria dominação. Ela é o caráter compulsivo da sociedade alienada em si mesma. (Adorno e Horkheimer, op.cit. Moraes, 2002, p.21).

Compreende-se que além da promoção da necessária discussão sobre os rumos hegemonicamente tomados pelas TIC´s em seu caráter instrumental e fetichizante, torna-se importante estabelecer relações mais democráticas no acesso ao uso e ao domínio dos fundamentos destas tecnologias na sociedade.

São estes os sentidos que norteiam a apresentação deste projeto e que, em última instância, pretende colocar os estudantes jovens e adultos em contato mais orgânico e criativo com o ambiente das TIC´s.

4- Justificativa

Caracterização do problema

A instituição do PROEJA pelo Ministério da Educação, por meio da sua Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, veio acompanhado de mais duas outras ações: a oferta de cursos de especialização em Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional em diversas localidades do país [3] (http/www.portal.mec.gov.br/setec, acessado em 25/07/2007) e a abertura de edital, em parceria com a CAPES (nº 003/2006 – CAPES/SETEC), para a seleção de projetos com a finalidade de subsidiar o ensino e construir conhecimento em relação à Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos. Assim, o que se espera para os próximos quatro anos é o fomento de teorias e práticas que possam consolidar uma práxis de emancipação desta nova configuração do campo educacional nas esferas federal, estaduais e municipais. O CEFET-Go, juntamente com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Católica de Goiás apresentaram a CAPES/SETEC o projeto intitulado “O PROEJA indicando a reconfiguração do campo da Educação de Jovens e Adultos com qualificação profissional – desafios e possibilidades”. Este foi selecionado e estará desenvolvendo pesquisas e contribuindo para a formação de professores neste campo educacional ao longo dos próximos quatro anos (2007-2010).

Assim, diante do envolvimento da Instituição em uma série de ações em torno do PROEJA, na oferta de cursos técnicos e de especialização e na participação no projeto vinculado ao Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA CAPES/SETEC) cria-se um ambiente propício à construção de conhecimentos e experiências que deverão ser socializados, contribuindo, desta maneira, para o avanço da Educação Básica, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos na região e no Brasil.

É dentro deste rico e complexo contexto em que a Instituição está inserida que se coloca oportuna e necessária a criação de instrumentos que possam informar e, com isto, estabelecer diálogos entre os diversos públicos interessados nesta temática.

A proposição destes instrumentos busca também ressignificar as TIC´s, compreendendo-as como possibilidades de fortalecimento da construção coletiva (www.forumeja.org.br, acessado em 25/07/2007), articulando as relações entre indivíduo e coletivo que buscam fortalecer a condição ontológica do homem enquanto ser social, e de distanciamento de uma concepção e prática que vincula estas tecnologias estritamente às demandas do capital e do consumo (Neto, 2001).

Assim, junta-se à conjuntura propícia de formulação de conhecimentos nesta área, a existência, no interior da Instituição, de acúmulo de conhecimento em relação às TIC´S e de equipamentos e laboratórios de informática. É neste sentido, se propõe a criação de um espaço virtual interativo de aprendizagem e socialização de informações sobre o que se tem produzido no campo da Educação de Jovens e Adultos articulada a Educação Profissional.

5 - Objetivos

  • Introduzir a prática investigativa para a formação dos discentes do Curso Técnico Integrado em Serviços de Alimentação, vinculado ao PROEJA.
  • Estimular o aluno do Curso Técnico Integrado em Serviços de Alimentação a desenvolver e transferir novas tecnologias e inovações.

  • Relacionar os conhecimentos construídos no campo da informática/internet e demais programas com as possibilidades de criação de ambientes virtuais de comunicação e aprendizagem.

  • Criar espaço virtual interativo de aprendizagem e socialização de experiências, conhecimentos e informações.

  • Promover a inserção de jovens e adultos no campo das TIC´s, contribuindo para o domínio das suas ferramentas e linguagens.

  • Alimentar o espaço virtual construído com informações sobre o andamento do projeto CAPES/SETEC intitulado “O PROEJA indicando a reconfiguração do campo da Educação de Jovens e Adultos com qualificação profissional - limites e possibilidades” (UFG, CEFET-Go, UNB, UCG) e com os conhecimentos produzidos em suas pesquisas.

  • Alimentar outros sites, como por exemplo, o do Fórum de Educação de Jovens e Adultos, com informações sobre as pesquisas desenvolvidas neste campo educacional.

  • Incentivar e administrar, dentro deste espaço virtual, encontros entre o público interessado neste campo educacional.

 6- Metodologia

  • Participar de palestras, mini-cursos e oficinas com os objetivos de aprimorar e aprofundar conhecimentos sobre programas e linguagens relacionadas às TIC´s;

  • Pesquisar sobre processos de construção de espaços virtuais de comunicação;

  • Sistematizar as pesquisas e estabelecer itens que deverão ser considerados na criação do espaço virtual proposto;

  • Criar mecanismos de divulgação do espaço virtual;

  • Estudar (teoria e prática) sobre a formatação da linguagem virtual para alimentar com experiências, informações e conhecimentos o espaço virtual;

  • Estabelecer mecanismos de qualificação do espaço virtual proposto antes de colocá-lo no ar;

  • Definir, junto aos pesquisadores envolvidos no projeto CAPES/SETEC mencionado acima, o material que deverá ser disponibilizado e como deve ser apresentado;

  • Elaboração do Relatório Final.

7 - Produtos esperados

Construção de espaço virtual interativo visando a aprendizagem e a socialização de experiências, conhecimentos e informações sobre a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional.

8 - Referências Bibliográfica.

Brasil. Congresso Nacional. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005.

Brasil. Congresso Nacional. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006.

____. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Edital nº 003/CAPES/SETEC, 2006.

Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (PNDA), 2003.

MORAES, R. de A. Rumos da Informática Educativa no Brasil. Brasília: Plano Editora,2002.

NETO, J. A . S. de P. Internet, sociabilidade e consumo. Goiânia: Ed. UFG, 2001.

www.forumeja.org.br, acessado em 25/07/2007.

www. Portal.mec.gov/setec, acessado em 25/07/2007.


[1]Substituído pelo Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Por este, o PROEJA passa a ser denominado de Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos.

[2]A entrada se dá por meio de sorteio.

[3]O CEFET-Go, em parceria com a UFG, ofertará, a partir do segundo semestre de 2007 cursos desta natureza.