Histórico do Fórum Paranaense de EJA

O Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos se constituiu a partir de uma comissão pró-fórum constituída por instituições governamentais, não-governamentais e movimentos interessadas em compor um espaço de articulação de forma ampla dos diferentes segmentos de representação da EJA no Paraná.

O mesmo tem caráter democrático, plural (não partidário) e supra-institucional, informativo, formativo, propositivo, de discussão e intercâmbio de experiências. Tem como objetivo constituir um espaço crítico de defesa e divulgação da importância da Educação de Jovens e Adultos e acompanhar as políticas públicas Municipais, Estadual e Nacional.

Fazem parte deste Fórum, as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, ONGS, Movimentos Sociais e Sindicais, Sistema S, Universidades Federal e Estaduais do Paraná e demais instituições que desenvolvem trabalhos na área de educação de jovens e adultos.

Em novembro de 2002 foi realizado o 1º EPEJA – Encontro Paranaense de Educação de Jovens e Adultos no município de Ponta Grossa com o tema: Diferentes sujeitos construindo a EJA; em novembro de 2003 o 2º EPEJA aconteceu em Londrina com o tema: A EJA e a educação popular; em agosto de 2004 o 3º EPEJA realizou-se em Maringá sob o tema: Políticas Públicas de EJA – limites e desafios para a sua universalização - e em agosto de 2005 foi realizado o 4º EPEJA em Faxinal do Céu, município de Pinhão com o tema: A efetivação da EJA com qualidade: um olhar sobre as práticas e as políticas.

Este Fórum também esteve representado através de seus delegados no IV, V, VI e VII ENEJA – Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos realizados respectivamente em Belo Horizonte em 2002, Cuiabá em 2003, Porto Alegre em 2004 e Brasília em 2005.

O Fórum Paranaense de EJA tem a uma dinâmica de funcionamento coordenada por uma Secretaria Executiva, cuja responsabilidade é organizar o cadastro dos participantes, enviar e receber correspondências, organizar a documentação e os registros em geral. As reuniões plenárias do Fórum realizam-se periodicamente de forma itinerante e conta com a presença dos representantes dos segmentos acima citados e para a organização de eventos, são formadas comissões. Temos também a realização dos Encontros Estaduais contando com uma participação mais ampliada de instituições e convidados, dentre os quais, coordenadores de políticas e programas, educandos e educadores desta modalidade.

Dentre as atividades mais importantes do Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos, destacamos, a indicação da chefia do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – DEJA/SEED (gestão 2003-2006), a contribuição na construção do Plano Estadual de Educação no que se refere as diretrizes e metas, Indicação pelo Fórum e premiação da Medalha Paulo Freire 2005 do Programa Paraná Alfabetizado do DEJA/SEED, participação no grupo de representantes do Fóruns Brasil, participação no Encontro Educação para Diversidade realizado pela UNDIME, participação no Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos, participação no Curso de Especialização a Distância de Educação para Diversidade, posicionamento diante do Conselho Estadual de Educação do Paraná sobre a Deliberação 06/05 que trata da legislação sobre a EJA no Estado.

Apoio ao posicionamento dos Coordenadores Estaduais de EJA, a partir da carta aberta e assinada por todos, contrários a realização do ENCCEJA.
Um dos nossos mais importantes registros foi a elaboração coletiva de uma carta de princípios, a qual tem sido uma referência a adesão das instituições integrantes do Fórum.