Skip to Content

Londrina-PR realiza III Encontro de Educadores de EJA

Encontro_20170305.jpeg

O Fórum Paranaense de EJA Região de Londrina-PR realizaou no dia 03 de março, no Anfiteatro Cyro Grossi (Pinicão) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), o III Encontro de Educadores de EJA que reuniu cerca de 300 professores e funcionários de escolas municipais e estaduais que ofertam a Educação de Jovens e Adultos em Londrina e região. Além de promover a integração entre os profissionais da educação que atuam nesta modalidade da educação básica, o evento teve como objetivo debater a necessidade da valorização da EJA 100% presencial, na medida em que cresce a oferta de cursinhos particulares que oferecem certificação aligeirada, muitas de procedência duvidosa, por meio de cursos de educação à distância.

A temática foi tratada inicialmente pelo educador da rede municipal, Carlos Roberto de Oliveira, que destacou o fato de que a educação 100% presencial com qualidade social é direito público subjetivo dos educandos, o qual deve ser amplamente garantido pelos poderes públicos municipais, estaduais e federal. Destacou também a importância do trabalho do educador neste processo de garantia de direitos e que ele precisa estar muito bem preparado para poder atuar em uma escola da EJA. Nesta mesma linha temática, a professora da UEL, Adriana Farias, fez um retrospecto de como este direito público foi se constituindo na legislação e a influência que os movimentos dos Fóruns de EJA exerceram nesta construção. Além disso, fez uma análise a respeito da oferta de EJA na modalidade EAD (Educação a Distância) e as bases legais para o seu funcionamento.

Após as falas, teve início o debate com várias manifestações dos presentes, entre os quais a Secretária Municipal de Educação de Londrina, professora Maria Teresa de Moraes, que falou sobre o orçamento para a EJA municipal e convidou o Fórum de EJA de Londrina para participar dos estudos que serão desenvolvidos pela secretaria a respeito deste assunto. Este e outros temas serão tratados também na próxima reunião do Grupo de Trabalho em EJA do Ministério Público, que deverá ser convocada brevemente.

Finalizando o evento, os professores Márcio André, presidente no Núcleo Sindical de Londrina da APP-Sindicato, e a professora Elizamara Goulart, da Secretaria de Relações Etnicos Raciais e Direitos LGBT da direção estadual da APP, passaram informes sobre os encaminhamentos que estão sendo tomados para a celebração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e para a greve geral da categoria, prevista para iniciar no dia 15 de março.

O III Encontro de Educadores de EJA foi realização do Fórum Paranaense de EJA de Londrina, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Popular e EJA da UEL, do Núcleo Regional de Educação de Londrina e da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da APP-Sindicato (Núcleo Sindical de Londrina), do Curso de Especialização em EJA da UEL e do PIBID Pedagogia/EJA também da UEL.

Londrina, noite de 03 de março de 2017