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O FÓRUM EJA - RJ CONSULTA AS PROFESSORAS E PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

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O Fórum EJA /RJ tem procurado acumular discussões pedagógicas e intervenção política em tempo de distanciamento social, e onde a educação tem sido severamente atingida em função da suspensão das aulas presencias. Nesse contexto, as redes públicas de ensino – em práticas pouco dialógicas com as comunidades escolares – tem buscado a implementação políticas letivas de educação remota.

Consideramos, assim, que devemos avançar na discussão sobre ‘educação em tempos de pandemia’, já que os exaustivos argumentos, propagados por diferentes sujeitos políticos, intelectuais, professores/as e trabalhadores/as da educação parecem não surtir efeito sobre os gestores da educação pública.  Então mais do que argumentos, consideramos, como movimento social da educação em nosso estado, que devemos promover a escuta dos sujeitos envolvidos diretamente nesse processo, que são os docentes e os educandos/as. As questões em torno das dinâmicas dos professores nesse fazer e, principalmente o nível de alcance pelos educandos/as das plataformas virtuais, tem sido o ponto fulcral de nossas análises e críticas, principalmente considerando a modalidade da Educação de Jovens e Adultos e portanto pretendemos contribuir no debate/embate político, trazendo o que tem a dizer – anonimamente – os sujeitos da escola. 

Assim, tentando contribuir com o avanço desse debate e procurando estabelecer uma interlocução com os impactos e efeitos da política de educação remota no estado do Rio de Janeiro estamos propondo, como Fórum EJA/RJ, aos professores/as da SEEDUC/RJ a participação nesse questionário. Sua elaboração levou em conta os Planos de Ação divulgados pela SEEDUC, CI SEEDUC/SUGEN SEI Nº 22 de 05 de abril de 2020 e CI SEEDUC/SUGEN SEI Nº 26 de 23 de abril de 2020 e que normatizam essa ação pedagógica no contexto de uma pandemia.

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