Skip to Content

Um pouco da história do Fórum Potiguar de EJA

          O Fórum Potiguar de Educação de Jovens e Adultos - FPEJA - se constitui em um espaço informal onde educadores e professores, entidades governamentais e não governamentais e os movimentos sociais se articulam em torno do interesse comum no desenvolvimento de práticas de educação de jovens e adultos.
 
          Trata-se de um espaço plural que objetiva o comprometimento de seus integrantes na discussão, fortalecimento e propostas para a EJA em nosso Estado. É também um espaço de luta em busca de uma melhor qualidade na educação oferecida a esse segmento. Por isso, o fórum deve articular parcerias e alianças que ofereçam condições necessárias ao enfrentamento da grave situação do analfabetismo e da baixa escolarização de jovens e adultos.
 
          Entende-se que essa luta tem como objetivo principal o estabelecimento de políticas públicas e de financiamento para os programas nessa área.
 
          Movidos pelo desejo de mudar essa realidade, um grupo de educadores ligados às instituições que desenvolviam Educação de Jovens e Adultos – EJA, passou a se reunir pensando na criação de um fórum que pudesse se constituir em um espaço de discussões e de lutas em prol do melhor funcionamento da EJA no Rio Grande do Norte. Isso aconteceu logo após o Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, preparatório à V CONFINTEA, ocorrido em Natal, em setembro de 1996. Reuniões se sucederam mas resultaram infrutíferas pois toda mobilização perdeu o entusiasmo e não se criou o fórum. Em 1998, novamente o grupo se reuniu com o mesmo objetivo, uma vez que o momento político exigia um espaço de discussões em favor de um melhor desenvolvimento da EJA. Não foi ainda desta vez que se criou o fórum, embora algumas pessoas já estivessem participando dos encontros nacionais que estavam acontecendo. Somente em 2002 o grupo voltou a se articular. E, após estudos, discussões e a elaboração do regimento, foi criado no dia 26 de junho de 2002 o Fórum Potiguar de Educação de Jovens e Adultos – FPEJA, por ocasião do II Encontro Estadual de EJA, promovido pela comissão de educadores e instituições que criou o FPEJA.