Skip to Content

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE EJA PARA GESTORES, PROFESSORES DAS IES E REDE PÚBLICA, EDUCANDOS, SISTEM S, SINDICATOS, MOVIMENTOS SOCIAIS.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 24/03/10 – Noite
18h – Credenciamento
19h às 19:30h – Abertura
19:30h – Apresentação Cultural
19:45h – Apresentação do FREJA-Profª Suelize R. N. Mascarenhas-Coordenadora Geral do Fórum.
20:15h – Apresentação das ações do Estado em EJA. Profª. Maria Inês Coelho Babiretzki. Coordenadora Estadual de EJA-SEDUC.
20:30h – Relato de experiências: Município de Porto Velho. Profª Epifânia Barbosa da Silva, Pedagoga, Secretária Municipal de Educação, Vereadora Licenciada.
20:45h – Relato de experiências do CEEJA-Donizete Romualdo de Espigão D’Oeste. Profª Lauceni Luíza Silva, Especialista em Gestão Escolar.
21:00h – Debate
22:00h Encerramento

Dia 25/03/10 – Manhã-das 8h às 12h
Mesa 1 – Os desafios da formação de Educadores em EJA em relação à Educação Prisional Palestrantes: Profª da UNIR Mara Genecy Centeno Nogueira. Licenciada em História, Mestra em Geografia pela UNIR (professora de história e arqueologia).
Relato de Experiências: CEEJA-Getúlio Vargas de São Miguel do Guaporé por Kátia Maria Ferreira, Educação nas Prissões, Pedadogoga, Especialista em Gestão Escolar.
Mesa 2 – Os desafios da formação de educadores de EJA em relação à Educação no campo, Palestrante: Profº da UNIR Nelbi Alves da Cruz. Mestre em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Educação Indígena, Palestrante: Alexandre Tomaz Harrison, Mestre em Geografia: Amazônia e Políticas de Gestão Territorial/SEDUC e Educação Quilombola"Uma contribuição ao estudo dos falares das Comunidades Afro-Descendentes do Vale do Guaporé". Palestrante: Raimunda Erineide Rodrigues da Silva, Mestra em Lingüística Africanista.

Dia 25/03/10 – Tarde – das 14h às 18H

Mesa 3 – Os desafios da formação de Educadores em relação à reorganização dos currículos e a avaliação em EJA
Palestrante: Professora Delcilia Soares de Souza Alves. Especialista em História e mestranda em História pela Universidade Pablo de Olavide /Espanha e Profª da UNIR Márcia Machado de Lima. Mestra em Educação.

Dia 25/03/10 – Noite-das 19h às 22h

Mesa com os Educandos de EJA

Sujeitos da EJA na Amazônia: desafios e possibilidade. Palestrante: Profº/SEMED Ezequiel Carvalho da Rosa. Pedagogo, pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos.

Estratégias didático-pedagógicas para EJA. Palestrante: Profª/SESC Ivanice Lopes da Silva Barbosa. Formação: Pedagoga, Pós-graduada em Metodologia de Ensino Superior.

EJA no Sistema Nacional de Educação: Gestão de recursos e financiamento.
Palestrantes: Lucilene Kalki Formação: Pedagoga, Coordenadora Estadual da freqüência escolar, Secretária Executiva do FUNDEB e Flávio de Jesus-Membro do Conselho do FUNDEB, Assessor Técnico da SEDUC, Pedagogo e Especialista em Metodologia do Ensino Superior.
Dia 26/03/10 – Manhã

Horário das 8:00 às 12:00

Mesa 4 – Os desafios da formação de Educadores de EJA em relação à Educação, Gênero e Sexualidade. Palestrante: Profª da Unir Sônia Maria Gomes Sampaio. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutoranda pela UNESP-Araraquara. Formação de professores de acordo com a concepção pedagógica transformadora. Palestrante: Profª Inácia Damasceno Lima. Especialista em Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar.

Dia 26/03/10 – Tarde
Horário: 14 h
Deliberação de vagas para o III Seminário de Formação para Formadores, por segmentos