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FPDEJA/RR DISCUTE TEMÁTICAS ENCAMINHADAS PELA CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

1- Parâmetros de Idade para a Educação de Jovens e Adultos – Após análise do texto base apresentado não encontramos respostas sobre que política pública será destinada aos adolescentes de 15 a 17 anos, devendo portanto haver clareza de quem atenderá esta demanda, para posterior alteração na idade de atendimento. 2- Relação Educação a Distância e Educação de Jovens e Adultos – Implantação das TICs gradativamente: · 1º segmento – 40% de utilização de TICs; · 2º segmento – 50% de utilização de TICs; · 3º segmento – 60% de utilização de TICs. · Garantia de acesso a informática, na parte diversificada, desde o primeiro segmento. 3- A questão da certificação na Educação de Jovens e Adultos – · Garantir tratamento da EJA como modalidade da educação voltada para o atendimento da clientela excluída social e historicamente, não com o propósito de aligeirar o processo, nem de corrigir o fluxo escolar, mas de prepará-los para o efetivo exercício da cidadania (LDB); · Assegurar a autonomia dos sistemas de ensino, pela não centralização, respeitando as diferenças regionais e locais; · Garantir o acesso e permanência com sucesso dos alunos da EJA na escola – polÍticas educacionais e sociais; · Valorização dos profissionais que atuam na EJA, através de políticas de formação continuada; · Assegurar uma educação de qualidade de currículos/metodologias voltadas para o público alvo; · Repensar a política da educação inclusiva no contexto da EJA (oferta de EJA no diurno, retorno da educação regular no noturno).